Olimpíada de e-Sports pode sair do papel em breve

COI está disposto a realizar os Jogos Olímpicos de Esportes Eletrônicos a partir de 2025 ou, no mais tardar, 2026; Conversas com possível anfitrião já estão em andamento


Por Raphael Fernandes

24 de junho de 2024

Uma arte mostrando uma pessoa jogando videogame Créditos: Nathalia Teixeira

Nesta semana, a comissão executiva do COI propôs aos seus membros a criação de uma Olimpíada de e-Sports. Segundo o site SportsPro+, as negociações com um potencial anfitrião já estão em andamento, e a resposta deve sair durante uma reunião em Paris, que está marcada para ocorrer entre os dias 23 e 24 de julho, na véspera dos Jogos Olímpicos.

“Com a criação dos Jogos Olímpicos de Esportes Eletrônicos, o COI está dando um grande passo à frente e acompanhando o ritmo da revolução digital. Estamos muito empolgados com a popularidade do e-Sports. E isso é mais uma prova da atratividade da marca Olímpica e dos valores que ela representa”, afirmou Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Ainda não há informações concretas sobre a data das Olimpíadas de e-Sports. Entretanto, no início do ano, em evento na cidade de Gangneung, na Coreia do Sul, Bach revelou que novidades serão anunciadas para 2025 ou, no mais tardar, 2026. 

Olimpíada de e-Sports é um sonho antigo do COI

Uma chamada do COI para o público assistir a etapa final de Grand Turismo na Olympic Virtual Series.
A franquia Gran Turismo foi um dos grandes carros-chefes da Série Virtual Olímpica, em 2021 (Créditos: Olympics)

O COI entrou pela primeira vez no mundo dos jogos competitivos em 2018, quando criou o evento Esports Fórum, em Lausanne, Suíça. Na época, importantes figuras da indústria dos games e também do esporte discutiram estratégias para um maior engajamento e interação das duas partes.

Esse diálogo resultou na criação da Comissão de e-Sports Eletrônicos em 2021, que gerou um fruto naquele mesmo ano: a Olympic Virtual Series (Série Virtual Olímpica, na tradução livre). Realizada um pouco antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o evento foi o primeiro com licença olímpica na história voltado para eSports. Na ocasião, apenas jogos de beisebol, ciclismo, remo, vela e esportes motorizados foram escolhidos para a OVS, e por conta da pandemia da COVID-19, todas as atividades foram realizadas remotamente.

Quais jogos podemos ter na Olimpíada de e-Sports?

Uma imagem do Haaland, jogador do Manchester City, no EA Sports FC 2024.
Electronic Arts terá que se adequar às regras do COI se quiser transformar a franquia EA Sports FC em game olímpico (Créditos: Playstation Blog)

Em 2023, o COI organizou uma Semana dos e-sports Olímpicos em Singapura. Se formos nos basear neste evento-teste, que é uma espécie de evolução da Olympic Virtual Series, teremos apenas: Tic Tac Bow (Tiro com arco), WBSC eBASEBALL: POWER PROS (Beisebol), Chess.com (Xadrez), Zwift (Ciclismo), Just Dance (Dança), Gran Turismo (Automobilismo), Virtual Regatta (Vela), Virtual Taekwondo (Taekwondo) e Tennis Clash (Tênis), na Olimpíada de e-Sports.

Games famosos como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), League of Legends e Valorant ficaram de fora da lista. Na época, Thomas Bach afirmou que jogos com temática de violência, como os de tiro, são contrários aos valores olímpicos. Além disso, é preciso que haja uma federação representando a modalidade, o que não existe atualmente em títulos famosos, como o EA Sports FC 24.