Camarote no Maracanã: saiba como comprar e como funciona um dos setores mais concorridos do estádio

Em uma temporada com forte presença do público nos estádios, o tradicional estádio do Maracanã segue como palco de grandes jogos e decisões


Por Redação

26 de setembro de 2023

Camarote do Maracanã

A temporada de 2023 vem registrando, assim como aconteceu no ano anterior, uma grande presença das torcidas no Maracanã, em competições importantes como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América, que, por sinal, terá sua final novamente disputada no estádio. Mas além da festa dos torcedores nas arquibancadas, um setor desperta muita curiosidade do público em geral: o camarote do Maracanã.

Neste artigo, vamos te explicar melhor como funciona esse setor do estádio e, principalmente, como conseguir um camarote para receber convidados durante os jogos no Maracanã. 

Navegue pelo conteúdo:

Quanto custa um camarote do Maracanã?

Existem diferentes tipos de precificação, que dependem da localização do camarote (norte, sul, leste, oeste) e da sua capacidade. Hoje em dia, não há mais leilão de camarotes.

Os atuais cessionários podem optar por um novo contrato na temporada seguinte e continuar no Maracanã por mais uma temporada, mas, se eles não quiserem renovar o vínculo, o camarote fica vago e é oferecido para um novo comprador. O contrato dos camarotes é anual, de janeiro a dezembro.

+ Leia também:
Jogadores estrangeiros: um raio-x dos gringos no futebol brasileiro
Clássico dos Milhões: os números de Flamengo x Vasco nos programas de Sócio-Torcedor

Concessão de camarote: um mercado crescente

Há diversos motivos que podem levar uma empresa a investir em um camarote. Em primeiro lugar é a questão de construir novos relacionamentos, ter a oportunidade de se relacionar com pessoas do seu mercado, sejam eles clientes, fornecedores ou entidade públicas. Trazendo a oportunidade para a empresa alavancar receitas e aumentar o faturamento de maneira geral.  

O segundo motivo é a questão da força de venda, fazer promoções ligadas a vendas ou estímulo da equipe de vendas utilizando o camarote como um prêmio para um colaborador ou cliente poderem usufruir.  

O terceiro motivo é o posicionamento da empresa em determinadas praças, então se uma empresa quer ser notada e levada em consideração por um determinado grupo de pessoas, nesse caso torcedores ou outras empresas interessadas. Podendo trazer inclusive negociações dentro do estádio.  

Camarote no Maracanã: saiba como funciona um dos setores mais concorridos do estádio
Parte externa de um dos camarotes do Maracanã.

Existem outros fatores além dos citados, que podem levar uma empresa a investir em um camarote, por exemplo, ela pode ser uma estratégia de premiar clientes, além da força de vendas. Os motivos mencionados fazem parte de uma lista muito mais longa de possibilidades de uso dos camarotes. 

“Hospitalidade corporativa no Brasil vem se desenvolvendo, as empresas têm se dado conta da importância disso e a demanda tem sido cada vez maior” afirma Tássia Rosa, Head de Hospitalidade Corporativa da Golden Goal.

Para mais detalhes sobre as estratégias de aquisição de camarote, preencha o formulário abaixo para que nossa equipe entre em contato com você:

Tecnologia e comodidade para os parceiros do estádio

Entre as atrações do camarote do Maracanã estão uma testeira de led de 144 metros em alta definição, destinada a patrocinadores e permissionários, que ganharam preferência e desconto no uso do espaço para exposição de suas marcas.

Para o espaço, foram montados diferentes pacotes:

  • Anual (com 30% de desconto)
  • Semestral (com 15% de desconto)
  • Por Jogo (Sem desconto)
Camarote no Maracanã: saiba como funciona um dos setores mais concorridos do estádio
Parte interna de um dos camarotes do Maracanã.

Uma rápida rede Wi-Fi traz mais serviços e comodidades para os convidados dos Camarotes, do Maracanã Mais e para o setor de Imprensa. Além disso, o acesso aos camarotes do estádio não são feitos por ingresso físico. Pensando na comodidade dos convidados, o estádio usa o modelo de QR Code para essa finalidade.

Parte interna de um dos camarotes do Maracanã.

Aniversário de 70 anos e final da Libertadores

O ano de 2020 seria muito especial para o Maracanã. O estádio completava 70 anos de existência e, ainda por cima, seria o palco da final da Taça Libertadores, que acabou acontecendo apenas no dia 30 de janeiro de 2021, por causa de todos os adiamentos causados pela pandemia de Covid-19 no ano anterior e, ainda por cima, com público extremamente reduzido – somente 2,5 mil torcedores.

Contudo, cerca de dois anos após a decisão entre Palmeiras e Santos no estádio, o Maracanã terá, pela pela primeira vez, um grande público torcendo para que a cobiçada taça siga em solo nacional – e, possivelmente, carioca.

Em março deste ano, a Conmebol anunciou que a final da Copa Libertadores de 2023 será no Maracanã. Marcada para o dia 4 de novembro, a grande final da competição continental.

Números da temporada 2022

Em um ano marcado tanto pelo retorno total do público aos estádios quanto pelas boas temporadas de Flamengo e Fluminense, o Maracanã voltou a ser o palco de grandes festas dos torcedores cariocas. Em 2022, o estádio ultrapassou a marca de dois milhões de torcedores presentes meses antes do fim da temporada, no confronto entre Flamengo e Ceará, realizado no dia 4 de setembro.

Enquanto o Flamengo teve a sua segunda maior média de público na era dos pontos corridos – ficando atrás apenas da temporada de 2019 -, com uma média de 54.599 torcedores presentes por partida, o Fluminense registrou a sua melhor média de público em 39 anos, atingindo uma média de 33.960 torcedores em partidas realizadas no Maracanã em 2022.

Entre os dez maiores públicos pagantes do Brasil na temporada de 2022, oito foram registrados no Maracanã, em uma lista amplamente dominada pelo Flamengo. O maior público registrado no estádio foi no empate entre Flamengo e Palmeiras pelo Brasileirão, que contou com 64.816 torcedores presentes. Seguido de perto pela decisão do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, quando 64.709 torcedores viram o tricolor levantar a taça no Maracanã.