Olimpíada de e-Sports pode sair do papel em breve

COI está disposto a realizar os Jogos Olímpicos de Esportes Eletrônicos a partir de 2025 ou, no mais tardar, 2026; Conversas com possível anfitrião já estão em andamento


Por Raphael Fernandes

24 de junho de 2024

Uma arte mostrando uma pessoa jogando videogame Créditos: Nathalia Teixeira

Nesta semana, a comissão executiva do COI propôs aos seus membros a criação de uma Olimpíada de e-Sports. Segundo o site SportsPro+, as negociações com um potencial anfitrião já estão em andamento, e a resposta deve sair durante uma reunião em Paris, que está marcada para ocorrer entre os dias 23 e 24 de julho, na véspera dos Jogos Olímpicos.

“Com a criação dos Jogos Olímpicos de Esportes Eletrônicos, o COI está dando um grande passo à frente e acompanhando o ritmo da revolução digital. Estamos muito empolgados com a popularidade do e-Sports. E isso é mais uma prova da atratividade da marca Olímpica e dos valores que ela representa”, afirmou Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Ainda não há informações concretas sobre a data das Olimpíadas de e-Sports. Entretanto, no início do ano, em evento na cidade de Gangneung, na Coreia do Sul, Bach revelou que novidades serão anunciadas para 2025 ou, no mais tardar, 2026. 

Olimpíada de e-Sports é um sonho antigo do COI

Uma chamada do COI para o público assistir a etapa final de Grand Turismo na Olympic Virtual Series.
A franquia Gran Turismo foi um dos grandes carros-chefes da Série Virtual Olímpica, em 2021 (Créditos: Olympics)

O COI entrou pela primeira vez no mundo dos jogos competitivos em 2018, quando criou o evento Esports Fórum, em Lausanne, Suíça. Na época, importantes figuras da indústria dos games e também do esporte discutiram estratégias para um maior engajamento e interação das duas partes.

Esse diálogo resultou na criação da Comissão de e-Sports Eletrônicos em 2021, que gerou um fruto naquele mesmo ano: a Olympic Virtual Series (Série Virtual Olímpica, na tradução livre). Realizada um pouco antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o evento foi o primeiro com licença olímpica na história voltado para eSports. Na ocasião, apenas jogos de beisebol, ciclismo, remo, vela e esportes motorizados foram escolhidos para a OVS, e por conta da pandemia da COVID-19, todas as atividades foram realizadas remotamente.

Quais jogos podemos ter na Olimpíada de e-Sports?

Uma imagem do Haaland, jogador do Manchester City, no EA Sports FC 2024.
Electronic Arts terá que se adequar às regras do COI se quiser transformar a franquia EA Sports FC em game olímpico (Créditos: Playstation Blog)

Em 2023, o COI organizou uma Semana dos e-sports Olímpicos em Singapura. Se formos nos basear neste evento-teste, que é uma espécie de evolução da Olympic Virtual Series, teremos apenas: Tic Tac Bow (Tiro com arco), WBSC eBASEBALL: POWER PROS (Beisebol), Chess.com (Xadrez), Zwift (Ciclismo), Just Dance (Dança), Gran Turismo (Automobilismo), Virtual Regatta (Vela), Virtual Taekwondo (Taekwondo) e Tennis Clash (Tênis), na Olimpíada de e-Sports.

Games famosos como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), League of Legends e Valorant ficaram de fora da lista. Na época, Thomas Bach afirmou que jogos com temática de violência, como os de tiro, são contrários aos valores olímpicos. Além disso, é preciso que haja uma federação representando a modalidade, o que não existe atualmente em títulos famosos, como o EA Sports FC 24.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.