O último fim de semana marcou o início de uma nova temporada da National Basketball Association (NBA), a 77ª edição da principal liga de basquete do mundo. A NBA inicia a temporada 2022/23 com uma base financeira sólida após a receita da temporada 2021/22 ultrapassar US$ 10 bilhões pela primeira vez, um marco que surpreendeu até o comissário da NBA, Adam Silver, tendo em vista o impacto persistente da pandemia de Covid-19. Confira abaixo os jogadores mais bem pagos, as franquias mais valiosas, entre outros detalhes comerciais da NBA 2022/23.
Jogadores mais bem pagos da NBA
De acordo com a Forbes, os 10 jogadores mais bem pagos da NBA ganharão US$ 751 milhões este ano – sem contar com impostos e taxas de agentes –, o que representa um recorde para a liga. Não é surpresa que o astro LeBron James, jogador da NBA mais bem pago de todos os tempos e primeiro atleta ativo a ser certificado bilionário pela Forbes, esteja no topo da lista de jogadores mais bem pagos da NBA pelo nono ano consecutivo
10 jogadores mais bem pagos da NBA 2022/23:
- LeBron James – US$ 124,5 milhões
- Steph Curry – US$ 95,1 milhões
- Kevin Durant – US$ 88 milhões
- Giannis Antetokounmpo – US$ 86,5 milhões
- Russell Westbrook – US$ 82,1 milhões
- Klay Thompson – US$ 60,6 milhões
- Damian Lillard – US$ 60,5 milhões
- James Harden – US$ 53 milhões
- Paul George – US$ 51 milhões
- Jimmy Butler – US$ 49,7 milhões
Franquias mais valiosas da NBA 2022/23
- New York Knicks – US$ 5,8 bilhões
- Golden State Warriors – US$ 5,6 bilhões
- Los Angeles Lakers – US$ 5,5 bilhões
- Chicago Bulls – US$ 3,65 bilhões
- Boston Celtics – US$ 3,55 bilhões
- Los Angeles Clippers – US$ 3,3 bilhões
- Brooklyn Nets – US$ 3,2 bilhões
- Houston Rockets – US$ 2,75 bilhões
- Dallas Mavericks – US$ 2,7 bilhões
- Philadelphia 76ers – US$ 2,45 bilhões
- Toronto Raptors – US$ 2,45 bilhões
*todas as avaliações são da Forbes em outubro de 2021.
Maiores acordos de naming rights de arenas
Franquia | Patrocinador | Valor total | Duração do contrato |
Los Angeles Lakers & Los Angeles Clippers | Crypto.com | US$ 700 milhões | 2021-2041 |
Golden State Warriors | JPMorgan Chase | US$ 300 milhões | 2019-2039 |
Dallas Mavericks | American Airlines | US$ 201 milhões | 1999-2030 |
Brooklyn Nets | Barclays | US$ 200 milhões | 2012-2032 |
Atlanta Hawks | State Farm | US$ 175 milhões | 2018-2038 |
Milwaukee Bucks | Fiserv | US$ 150 milhões | 2018-2043 |
Miami Heat | FTX | US$ 135 milhões | 2021-2040 |
Detroit Pistons | Little Caesars | US$ 125 milhões | 2016-2036 |
Boston Celtics | TD Bank | US$ 120 milhões | 2005-2025 |
Sacramento Kings | Golden 1 Credit Union | US$ 120 milhões | 2015-2035 |
*os valores foram divulgados ou relatados oficialmente.
Maiores acordos de patrocínio para uniforme
- Brooklyn Nets – Webull (US$ 30 milhões por ano, assinado em 2021, duração não informada)
- Los Angeles Lakers – Bibigo (US$ 20 milhões por ano, assinado em 2021, supostamente expira em 2026)
- Golden State Warriors – Rakuten (US$ 20 milhões por ano, assinado em 2017, prorrogado em 2020, duração não informada)
- Boston Celtics – Vistaprint (US$ 10 milhões a US$ 15 milhões por ano, assinado em 2020, contrato de vários anos)
- Oklahoma City Thunder – Love’s Travel Stops & Country Stores (US$ 10 milhões por ano, assinado em 2019, expira em 2023)
- Philadelphia 76ers – Crypto.com (US$ 10 milhões por ano, assinado em 2021, duração não informada)
- Cleveland Cavaliers – Cliffs (US$ 10 milhões por ano, assinado em 2022, duração não informada)
- Charlotte Hornets – LendingTree (US$ 5 milhões um ano, extensão assinada em 2020, expira em 2023)
- Toronto Raptors – Sun Life Financial (no valor de ‘mais de’ CAN$ 5 milhões por ano, assinado em 2017, duração não informada)
- Utah Jazz – Qualtrics (US$ 4 milhões por ano, assinado pela primeira vez em 2017, expira em 2023)
*os valores de patrocínio foram divulgados ou relatados oficialmente.
Franquias com mais seguidores nas redes sociais
- Los Angeles Lakers – 53,5 milhões
- Golden State Warriors – 47,2 milhões
- Miami Heat – 25,5 milhões
- Houston Rockets – 24,9 milhões
- Cleveland Cavaliers – 24,7 milhões
- Boston Celtics – 19,5 milhões
- Oklahoma City Thunder – 14,7 milhões
- San Antonio Spurs – 14,5 milhões
- New York Knicks –11,5 milhões
- Sacramento Kings – 10,5 milhões
*Os dados das redes sociais, que incluem Instagram, Twitter, Facebook e YouTube, são da Conviva
Emissoras oficiais da NBA
Os fãs brasileiros podem acompanhar as partidas da NBA 2022/23 em diversas emissoras, canais e plataformas. As transmissões da atual temporada da NBA estão sendo realizadas pela Rede Bandeirantes, na TV aberta, pelos canais SporTV e ESPN, na TV fechada, pelo serviço de streaming da própria liga, o NBA League Pass, e pela plataforma de streaming Twitch, no canal do streamer Alexandre “Gaules”.