NBA 2022/23: um resumo dos detalhes comerciais da temporada

Confira os jogadores mais bem pagos, as franquias mais valiosas, entre outros detalhes comerciais da NBA 2022/23


Por Redação

17 de outubro de 2022

NBA 2022/23: um resumo dos detalhes comerciais da temporada NBA 2022/23: um resumo dos detalhes comerciais da temporada

O último fim de semana marcou o início de uma nova temporada da National Basketball Association (NBA), a 77ª edição da principal liga de basquete do mundo. A NBA inicia a temporada 2022/23 com uma base financeira sólida após a receita da temporada 2021/22 ultrapassar US$ 10 bilhões pela primeira vez, um marco que surpreendeu até o comissário da NBA, Adam Silver, tendo em vista o impacto persistente da pandemia de Covid-19. Confira abaixo os jogadores mais bem pagos, as franquias mais valiosas, entre outros detalhes comerciais da NBA 2022/23.

Jogadores mais bem pagos da NBA

De acordo com a Forbes, os 10 jogadores mais bem pagos da NBA ganharão US$ 751 milhões este ano – sem contar com impostos e taxas de agentes –, o que representa um recorde para a liga. Não é surpresa que o astro LeBron James, jogador da NBA mais bem pago de todos os tempos e primeiro atleta ativo a ser certificado bilionário pela Forbes, esteja no topo da lista de jogadores mais bem pagos da NBA pelo nono ano consecutivo

10 jogadores mais bem pagos da NBA 2022/23:

  1. LeBron James – US$ 124,5 milhões
  2. Steph Curry – US$ 95,1 milhões
  3. Kevin Durant – US$ 88 milhões
  4. Giannis Antetokounmpo – US$ 86,5 milhões
  5. Russell Westbrook – US$ 82,1 milhões
  6. Klay Thompson – US$ 60,6 milhões
  7. Damian Lillard – US$ 60,5 milhões
  8. James Harden – US$ 53 milhões
  9. Paul George – US$ 51 milhões
  10. Jimmy Butler – US$ 49,7 milhões

Franquias mais valiosas da NBA 2022/23

O New York Knicks continua a ser a franquia mais valiosa da NBA
  1. New York Knicks – US$ 5,8 bilhões
  2. Golden State Warriors – US$ 5,6 bilhões
  3. Los Angeles Lakers – US$ 5,5 bilhões
  4. Chicago Bulls – US$ 3,65 bilhões
  5. Boston Celtics – US$ 3,55 bilhões
  6. Los Angeles Clippers – US$ 3,3 bilhões
  7. Brooklyn Nets – US$ 3,2 bilhões
  8. Houston Rockets – US$ 2,75 bilhões
  9. Dallas Mavericks – US$ 2,7 bilhões
  10. Philadelphia 76ers – US$ 2,45 bilhões
  11. Toronto Raptors – US$ 2,45 bilhões

*todas as avaliações são da Forbes em outubro de 2021.

Maiores acordos de naming rights de arenas

Anteriormente conhecida como Staples Center, a Crypto.com Arena é casa dos Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers
FranquiaPatrocinadorValor totalDuração do contrato
Los Angeles Lakers & Los Angeles ClippersCrypto.comUS$ 700 milhões2021-2041
Golden State WarriorsJPMorgan ChaseUS$ 300 milhões 2019-2039
Dallas MavericksAmerican AirlinesUS$ 201 milhões1999-2030
Brooklyn NetsBarclaysUS$ 200 milhões2012-2032
Atlanta HawksState FarmUS$ 175 milhões 2018-2038
Milwaukee BucksFiservUS$ 150 milhões2018-2043
Miami HeatFTXUS$ 135 milhões2021-2040
Detroit PistonsLittle CaesarsUS$ 125 milhões2016-2036
Boston CelticsTD BankUS$ 120 milhões2005-2025
Sacramento KingsGolden 1 Credit UnionUS$ 120 milhões2015-2035

*os valores foram divulgados ou relatados oficialmente.

Maiores acordos de patrocínio para uniforme

Em um dos maiores acordos de patrocínio da NBA, o Brooklyn Nets fechou com a Webull em outubro de 2021
  • Brooklyn Nets – Webull (US$ 30 milhões por ano, assinado em 2021, duração não informada)
  • Los Angeles Lakers – Bibigo (US$ 20 milhões por ano, assinado em 2021, supostamente expira em 2026)
  • Golden State Warriors – Rakuten (US$ 20 milhões por ano, assinado em 2017, prorrogado em 2020, duração não informada)
  • Boston Celtics – Vistaprint (US$ 10 milhões a US$ 15 milhões por ano, assinado em 2020, contrato de vários anos)
  • Oklahoma City Thunder – Love’s Travel Stops & Country Stores (US$ 10 milhões por ano, assinado em 2019, expira em 2023)
  • Philadelphia 76ers – Crypto.com (US$ 10 milhões por ano, assinado em 2021, duração não informada)
  • Cleveland Cavaliers – Cliffs (US$ 10 milhões por ano, assinado em 2022, duração não informada)
  • Charlotte Hornets – LendingTree (US$ 5 milhões um ano, extensão assinada em 2020, expira em 2023)
  • Toronto Raptors – Sun Life Financial (no valor de ‘mais de’ CAN$ 5 milhões por ano, assinado em 2017, duração não informada)
  • Utah Jazz – Qualtrics (US$ 4 milhões por ano, assinado pela primeira vez em 2017, expira em 2023)

*os valores de patrocínio foram divulgados ou relatados oficialmente.

Franquias com mais seguidores nas redes sociais

Impulsionados pelos seus astros, os Lakers permanecem na liderança das franquias com mais seguidores nas redes sociais
  1. Los Angeles Lakers – 53,5 milhões
  2. Golden State Warriors – 47,2 milhões
  3. Miami Heat – 25,5 milhões
  4. Houston Rockets – 24,9 milhões
  5. Cleveland Cavaliers – 24,7 milhões
  6. Boston Celtics – 19,5 milhões
  7. Oklahoma City Thunder – 14,7 milhões
  8. San Antonio Spurs – 14,5 milhões
  9. New York Knicks –11,5 milhões
  10. Sacramento Kings – 10,5 milhões

*Os dados das redes sociais, que incluem Instagram, Twitter, Facebook e YouTube, são da Conviva

Emissoras oficiais da NBA

Os fãs brasileiros podem acompanhar as partidas da NBA 2022/23 em diversas emissoras, canais e plataformas. As transmissões da atual temporada da NBA estão sendo realizadas pela Rede Bandeirantes, na TV aberta, pelos canais SporTV e ESPN, na TV fechada, pelo serviço de streaming da própria liga, o NBA League Pass, e pela plataforma de streaming Twitch, no canal do streamer Alexandre “Gaules”.