MLS anuncia nova franquia em San Diego

Consórcio liderado por Mohamed Mansour e a Tribo Sycuan será o proprietário majoritário da 30ª franquia da MLS


Por Redação

30 de maio de 2023

MLS anuncia nova franquia em San Diego

A Major League Soccer (MLS) anunciou que a sua 30ª e mais recente franquia será em San Diego, cidade localizada no estado da Califórnia. O novo clube, que deve começar a disputar o campeonato somente em 2025, será propriedade do bilionário egípcio Mohamed Mansour e da Tribo Sycuan Band. O grupo pagará um recorde de US$ 500 milhões para garantir a vaga de expansão mais recente da MLS.

O envolvimento da Tribo Sycuan faz com que ela se torne a primeira tribo nativa americana a ter uma participação acionária no futebol profissional nos Estados Unidos. Também se juntando ao consórcio como sócios fundadores estão a estrela da Major League Baseball (MLB), Manny Machado, e o co-fundador da Zephyr Partners, Brad Termini. Enquanto Tom Penn, ex-presidente do Los Angeles FC, será o principal executivo da franquia de San Diego.

A equipe jogará no Snapdragon Stadium, casa do San Diego Wave da National Women’s Soccer League (NWSL), que está localizado no campus da San Diego State University (SDSU).

A MLS afirmou ainda que a chegada do clube deve resultar em centenas de milhões de dólares em impacto econômico secundário e terciário para a região de San Diego por meio de fornecedores, contratados e projetos relacionados ao clube.

“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a San Diego na Major League Soccer como nosso 30º time”, declarou o comissário da MLS, Don Garber. “Por muitos anos, acreditamos que San Diego seria um ótimo mercado para a MLS devido à sua energia jovem, grande diversidade e ao fato de que o futebol é uma parte essencial da vida cotidiana de tantas pessoas. Mohamed Mansour e a Tribo Sycuan têm uma visão incrível para construir um clube que irá inspirar e unir os fãs de futebol em toda a cidade e região”.

A adição de San Diego significa que 19 clubes se juntaram à MLS desde 2005. A cidade do sul da Califórnia estava na disputa com Las Vegas para entrar na liga, mas a ESPN informou no mês passado que San Diego havia superado seu rival. O comissinário da MLS já havia falado sobre a cidade, que teve a sua causa auxiliada pelo apetite local por futebol e pelo grupo de proprietários com forte poder financeiro – Mansour sozinho tem um patrimônio líquido estimado em US$ 3,6 bilhões.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.