West Bromwich Albion é comprado por investidor norte-americano

Comprado por Shilen Patel, o West Bromwich Albion será mais um clube da Inglaterra sob propriedade de um investidor norte-americano


Por Redação

24 de fevereiro de 2024

West Bromwich Albion é comprado por investidor norte-americano (Foto: Elliott Brown / Flickr)

O investidor norte-americano Shilen Patel deve se tornar proprietário do West Bromwich Albion depois que um acordo para comprar uma participação de 87,8% no clube inglês foi acertado, renovando as esperanças dos fãs do Albion. A aquisição pela Bilkul Football WBA, de propriedade de Patel, da Flórida, e de seu pai, Kiran Patel, foi aprovada pela English Football League na semana passada e deve ser concluída nesta semana.

Os ‘Baggies’, que atualmente ocupam o quinto lugar na segunda divisão da Inglaterra, são propriedade de Guochuan Lai desde 2016 e tem vivido uma montanha-russa de emoções neste período. Sob o comando de Lai, o clube oscilou entre a English Football League e a Premier League, mas está confinado à segunda divisão da Inglaterra desde o rebaixamento em 2021.

Em 2016, Lai comprou o clube de Jeremy Peace por £ 175 milhões. Segundo o portal Inside World Football, a estimativa é de que Patel está pagando pouco mais de £ 20 milhões e também assumindo dívidas de cerca de £ 40 milhões. Patel, que se tornará presidente do clube de futebol, é um investidor em tecnologia, saúde, esporte, imobiliário, finanças, alimentos e bebidas e vários outros setores nos cinco continentes. Ele possui uma participação minoritária no Bologna, clube da Serie A, desde 2014.

Em comunicado do clube, o novo proprietário disse: “Estou emocionado e grato por ter chegado a um acordo para me tornar o guardião do West Bromwich Albion Football Club. A excepcional história, apoio e potencial do clube o diferenciam, mesmo aqui no berço do futebol. Meu objetivo é ajudar o clube a alcançar um futuro digno de sua história como um clube pioneiro de primeira linha que reúne o orgulho e a paixão que definiram o Albion por gerações.”

A compra do tradicional clube inglês segue uma tendência cada vez mais presente na Inglaterra e, em especial, na Premier League. O West Bromwich Albion entra para uma crescente lista de clubes ingleses que recebem investimentos de empresários norte-americanos, ao lado de gigantes e clubes tradicionais do futebol inglês, como Chelsea, Arsenal e Liverpool, até clubes de menor expressão, como Crystal Palace, Leeds United e Wolves.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.