West Bromwich Albion é comprado por investidor norte-americano

Comprado por Shilen Patel, o West Bromwich Albion será mais um clube da Inglaterra sob propriedade de um investidor norte-americano


Por Redação

24 de fevereiro de 2024

West Bromwich Albion é comprado por investidor norte-americano (Foto: Elliott Brown / Flickr)

O investidor norte-americano Shilen Patel deve se tornar proprietário do West Bromwich Albion depois que um acordo para comprar uma participação de 87,8% no clube inglês foi acertado, renovando as esperanças dos fãs do Albion. A aquisição pela Bilkul Football WBA, de propriedade de Patel, da Flórida, e de seu pai, Kiran Patel, foi aprovada pela English Football League na semana passada e deve ser concluída nesta semana.

Os ‘Baggies’, que atualmente ocupam o quinto lugar na segunda divisão da Inglaterra, são propriedade de Guochuan Lai desde 2016 e tem vivido uma montanha-russa de emoções neste período. Sob o comando de Lai, o clube oscilou entre a English Football League e a Premier League, mas está confinado à segunda divisão da Inglaterra desde o rebaixamento em 2021.

Em 2016, Lai comprou o clube de Jeremy Peace por £ 175 milhões. Segundo o portal Inside World Football, a estimativa é de que Patel está pagando pouco mais de £ 20 milhões e também assumindo dívidas de cerca de £ 40 milhões. Patel, que se tornará presidente do clube de futebol, é um investidor em tecnologia, saúde, esporte, imobiliário, finanças, alimentos e bebidas e vários outros setores nos cinco continentes. Ele possui uma participação minoritária no Bologna, clube da Serie A, desde 2014.

Em comunicado do clube, o novo proprietário disse: “Estou emocionado e grato por ter chegado a um acordo para me tornar o guardião do West Bromwich Albion Football Club. A excepcional história, apoio e potencial do clube o diferenciam, mesmo aqui no berço do futebol. Meu objetivo é ajudar o clube a alcançar um futuro digno de sua história como um clube pioneiro de primeira linha que reúne o orgulho e a paixão que definiram o Albion por gerações.”

A compra do tradicional clube inglês segue uma tendência cada vez mais presente na Inglaterra e, em especial, na Premier League. O West Bromwich Albion entra para uma crescente lista de clubes ingleses que recebem investimentos de empresários norte-americanos, ao lado de gigantes e clubes tradicionais do futebol inglês, como Chelsea, Arsenal e Liverpool, até clubes de menor expressão, como Crystal Palace, Leeds United e Wolves.