NFL no Brasil: entenda o fenômeno

Ingressos para jogo esgotam em menos de duas horas; Liga norte-americana pretende aumentar número de partidas fora dos Estados Unidos


Por Raphael Fernandes

22 de junho de 2024

Uma arte com as estrelas da NFL, que estarão no jogo do Brasil. Créditos: Nathalia Teixeira

O futebol americano nunca vai vingar no Brasil. Ao longo dos anos, esse argumento vem caindo por terra, e a principal prova disso é o jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, que acontecerá no dia 6 de setembro, na Neo Química Arena. Todos os 42 mil ingressos já foram vendidos, e o público brasileiro promete fazer uma festa inesquecível.

Mesmo com ingressos caros para os padrões brasileiros – de R$ 285 a R$ 2.250 – isso não foi um empecilho para os fãs da National Football League que moram no Brasil. De acordo com o Ibope Recupom, a NFL coleciona 37 milhões de torcedores no país, totalizando um crescimento de 270% comparado ao último levantamento, que aconteceu em 2013. Além disso, somos o terceiro mercado de maior audiência, atrás apenas do próprio Estados Unidos e do México, que foi o grande responsável pela vinda do futebol americano a São Paulo.

A expansão global da marca NFL começou há 19 anos, no México

Foto do Estádio Azteca, durante uma partida de NFL.
Se também levarmos em conta jogos de pré-temporada, a partida com maior público na história da liga foi realizado no Estadio Azteca, em 15 de agosto de 1994. Mais de 112 mil pessoas lotaram o estádio para ver Dallas Cowboy e Houston Oilers (Créditos: NFL).

Em 2005, a liga norte-americana decidiu levar a partida entre Arizona Cardinals e San Francisco 49ers para o Estádio Azteca, na Cidade do México. A partir disso, mais 50 jogos da temporada regular foram realizados fora dos Estados Unidos, sendo 36 em Londres, seis em Toronto, cinco no México, dois em Frankfurt e um em Munique.

Para 2024, a NFL voltará à Allianz Arena, casa do Bayern de Munique. Outros três jogos serão disputados em Londres: dois no estádio do Tottenham e um no Wembley. E justamente a partida que aconteceria no México acabou sendo transferida para o Brasil.

“Em agosto do ano passado, recebemos uma ligação da NFL. Eles disseram que o jogo que normalmente ocorre no México não iria acontecer em 2024 e que estavam considerando São Paulo, Rio de Janeiro, Madrid e Barcelona para receber essa partida. O Rio se interessou, mas São Paulo fez uma proposta que passou muita confiança para a NFL”, revelou Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência da NFL do Brasil, em entrevista para o InfoMoney.

Qual a proposta que a Prefeitura de São Paulo fez para a NFL?

Uma foto da Neo Química Arena durante uma partida do Corinthians.
A proximidade da Neo Química Arena com o transporte público foi fundamental para a escolha da sede (Créditos: Corinthians).

De acordo com Monteiro, a Prefeitura de São Paulo investirá 5 milhões de dólares (Cerca de R$ 27,4 milhoes) no jogo. Além de planos a curto prazo, como uma fan fest e ativações comerciais, a ideia é estimular uma versão do futebol americano com menos contato físico, em escolas municipais. A prefeitura espera arrecadar US$ 60 milhões (328,9 milhões de reais) com a partida e contribuir com a geração de 5 mil empregos. Afinal, um grande volume de turistas deve vir ao Brasil para acompanhar Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.

Se tudo correr bem em São Paulo, as chances de a NFL retornar ao Brasil são gigantescas. Recentemente, a liga norte-americana confirmou a aprovação no aumento de jogos operados pela liga no exterior. Com isso, a partir de 2025, os jogos longe dos EUA aumentarão: de cinco para até oito. A medida faz parte de uma estratégia da NFL de enfatizar o crescimento global do esporte e explorar novos mercados, algo que vem dando muito certo para os norte-americanos.