O futebol americano nunca vai vingar no Brasil. Ao longo dos anos, esse argumento vem caindo por terra, e a principal prova disso é o jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, que acontecerá no dia 6 de setembro, na Neo Química Arena. Todos os 42 mil ingressos já foram vendidos, e o público brasileiro promete fazer uma festa inesquecível.
Mesmo com ingressos caros para os padrões brasileiros – de R$ 285 a R$ 2.250 – isso não foi um empecilho para os fãs da National Football League que moram no Brasil. De acordo com o Ibope Recupom, a NFL coleciona 37 milhões de torcedores no país, totalizando um crescimento de 270% comparado ao último levantamento, que aconteceu em 2013. Além disso, somos o terceiro mercado de maior audiência, atrás apenas do próprio Estados Unidos e do México, que foi o grande responsável pela vinda do futebol americano a São Paulo.
A expansão global da marca NFL começou há 19 anos, no México
Em 2005, a liga norte-americana decidiu levar a partida entre Arizona Cardinals e San Francisco 49ers para o Estádio Azteca, na Cidade do México. A partir disso, mais 50 jogos da temporada regular foram realizados fora dos Estados Unidos, sendo 36 em Londres, seis em Toronto, cinco no México, dois em Frankfurt e um em Munique.
Para 2024, a NFL voltará à Allianz Arena, casa do Bayern de Munique. Outros três jogos serão disputados em Londres: dois no estádio do Tottenham e um no Wembley. E justamente a partida que aconteceria no México acabou sendo transferida para o Brasil.
“Em agosto do ano passado, recebemos uma ligação da NFL. Eles disseram que o jogo que normalmente ocorre no México não iria acontecer em 2024 e que estavam considerando São Paulo, Rio de Janeiro, Madrid e Barcelona para receber essa partida. O Rio se interessou, mas São Paulo fez uma proposta que passou muita confiança para a NFL”, revelou Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência da NFL do Brasil, em entrevista para o InfoMoney.
Qual a proposta que a Prefeitura de São Paulo fez para a NFL?
De acordo com Monteiro, a Prefeitura de São Paulo investirá 5 milhões de dólares (Cerca de R$ 27,4 milhoes) no jogo. Além de planos a curto prazo, como uma fan fest e ativações comerciais, a ideia é estimular uma versão do futebol americano com menos contato físico, em escolas municipais. A prefeitura espera arrecadar US$ 60 milhões (328,9 milhões de reais) com a partida e contribuir com a geração de 5 mil empregos. Afinal, um grande volume de turistas deve vir ao Brasil para acompanhar Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.
Se tudo correr bem em São Paulo, as chances de a NFL retornar ao Brasil são gigantescas. Recentemente, a liga norte-americana confirmou a aprovação no aumento de jogos operados pela liga no exterior. Com isso, a partir de 2025, os jogos longe dos EUA aumentarão: de cinco para até oito. A medida faz parte de uma estratégia da NFL de enfatizar o crescimento global do esporte e explorar novos mercados, algo que vem dando muito certo para os norte-americanos.