Manchester City é acusado de quebrar regras financeiras

Os atuais campeões ingleses foram acusados pela Premier League e podem enfrentar uma dedução de pontos ou até mesmo um rebaixamento


Por Redação

13 de fevereiro de 2023

Manchester City é acusado de quebrar regras financeiras Manchester City é acusado de quebrar regras financeiras

O Manchester City, atual campeão inglês de futebol, foi encaminhado a uma comissão independente da Premier League por supostas violações de suas regras financeiras das temporadas de 2009/10 a 2017/18. Apontado recentemente como o clube mais rico do mundo pela Deloitte Football Money League, o City foi acusado de não fornecer informações precisas que representem uma “visão verdadeira e justa da posição financeira do clube”.

Segundo a liga inglesa, o Manchester City também não forneceu detalhes completos sobre a remuneração dos jogadores nas temporadas de 2010/11 a 2015/16 e a remuneração dos técnicos nas temporadas de 2009/10 a 2011/12. Além disso, o campeão da Premier League supostamente violou os regulamentos de licenciamento de clubes e Fair Play financeiro da União das Associações de Futebol Europeu entre 2013 e 2018.

Desde que foi comprado em 2008 por um membro da família real de Abu Dhabi, o clube gastou mais de US$ 2,25 bilhões na compra de jogadores, de acordo com o Transfermarkt. A Premier League também afirma que o clube – que a Forbes avaliou pela última vez em US$ 4,25 bilhões – não cooperou ou ajudou nas investigações nos últimos quatro anos.

O City foi banido das competições da Uefa por dois anos pelo órgão regulador do futebol europeu por supostas violações dos regulamentos do FFP em fevereiro de 2020, mas a sanção foi anulada pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) em julho do mesmo ano. Agora, uma comissão será realizada em particular e o time poderá enfrentar multas, deduções de pontos ou até mesmo um rebaixamento na liga.