A candidatura da nova equipe Andretti para entrar na Fórmula 1 foi formalmente aprovada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). No entanto, a aprovação do órgão dirigente é apenas o primeiro passo para a equipa sediada nos EUA, uma vez que a própria Fórmula 1 terá agora de realizar a sua própria avaliação sobre o valor comercial da proposta.
O comunicado da FIA também revelou que esta foi a única candidatura que cumpriu os critérios de seleção, o que significa que a Hitech Grand Prix e a LKY Sunz ficaram aquém, além da candidatura da Rodin Cars. “A FIA foi muito clara ao estabelecer critérios rigorosos para participação desde o início do procedimento de manifestação de interesse”, disse o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. “Nosso objetivo, após rigorosa diligência durante a fase de inscrição, era aprovar apenas inscrições potenciais que atendessem aos critérios estabelecidos e ilustrassem que agregariam valor ao esporte.”
“A FIA é obrigada a aprovar inscrições que cumpram os requisitos de inscrição de manifestações de interesse e aderimos a esse procedimento ao decidir que a inscrição da Andretti Formula Racing LLC prosseguiria para a próxima etapa do processo de inscrição. Ao tomar essa decisão, a FIA está agindo de acordo com as diretivas da UE sobre participação e desenvolvimento no automobilismo”, concluiu Sulayem.
Este processo provavelmente levará meses até que qualquer decisão seja tomada pela Fórmula 1, mas o executivo-chefe da categoria tem se manifestado abertamente em sua oposição à expansão do grid para 11 equipes. Ainda não está claro se isso será para uma entrada em 2026. Uma declaração da Fórmula 1 dizia: “Tomamos nota das conclusões da FIA em relação à primeira e segunda fases do seu processo e agora conduziremos a nossa própria avaliação dos méritos da candidatura restante”.
Atualmente, o Acordo Concorde – o contrato através do qual todas as equipes concordam com os termos para competir na Fórmula 1 – permite um máximo de 12 equipes no grid, e qualquer nova equipe que ingresse na série tem que pagar uma taxa anti-diluição de US US$ 200 milhões. Este montante é agora considerado baixo com o valor atual da Fórmula 1, especialmente agora que o valor médio de uma equipe está estimado em 1,88 bilhões de dólares – as equipes existentes querem que a taxa anti-diluição aumente para pelo menos 600 milhões de dólares.
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