Um novo relatório de impacto econômico realizado pelo Centre de Droit et d’Economie du Sport concluiu que os Jogos de Paris 2024 podem gerar até 11,145 bilhões de euros (R$ 61 bilhões) para a região de Paris ao longo de um cronograma de 17 anos, entre 2018 e 2034, abrangendo tanto a fase de planejamento quanto o período de legado após o evento.
Este valor foi descrito como um cenário “elevado” – ou o melhor cenário possível – e tem em conta receitas de 3,56 bilhões de euros geradas através do turismo, 3 bilhões de euros provenientes das construções e 4,58 bilhões de euros em atividade econômica resultante da organização do evento.
Uma estimativa “média” projetava que Paris 2024 terá um impacto econômico de cerca de 9 bilhões de euros (R$ 4,9 bilhões), enquanto um cenário “baixo” prevê que 6,7 bilhões de euros (R$ 37 bilhões) serão gerados pelo evento.
Por sua vez, além das receitas de patrocínio, o comitê organizador de Paris 2024 espera gerar 1,4 bilhões de euros (R$ 8,3 bilhões) com receitas de bilhetes, incluindo vendas de hospitalidade, que estão a ser geridas centralmente pela primeira vez pela On Location, propriedade da Endeavor.
Paris 2024 atinge 99% da meta de patrocínio
O comitê organizador de Paris 2024 atingiu 99 por cento da sua meta revista de receitas de patrocínio e continua confiante em alcançar o seu objetivo de 1,24 bilhões de euros (R$ 6,88 bilhões) antes do início dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
O objetivo original de Paris 2024 era entregar 1,1 bilhões de euros em receitas de patrocínio interno, mas esse valor foi aumentado em mais 100 milhões de euros em 2022, quando o orçamento do comitê organizador para o evento aumentou em dez por cento para 4,38 bilhões de euros (R$ 24,2 bilhões).
Quase 80 empresas fazem parte do programa de patrocínio nacional para Paris 2024, que conta com empresas como a cadeia de hotéis Accor, a gigante de bens de luxo LVMH e a empresa de telecomunicações Orange entre sete parceiros premium, alguns dos quais pagam mais de 100 milhões de euros pelos seus negócios.
A categoria de parceiros oficiais inclui empresas como Air France, Cisco, Decathlon e PWC, enquanto há também uma mistura de marcas globais e locais no nível de apoiadores oficiais.
Falando a membros da mídia durante uma mesa redonda, o presidente-executivo do Paris 2024, Etienne Thobois, disse que o foco agora está em garantir “o último por cento”, que ele descreveu como “o mais complicado”.
“Ainda estamos buscando o último [por cento], mas acredito que vamos alcançá-lo”, disse ele. “Ao alcançá-lo, talvez devêssemos obter alguns milhões a mais [do que a meta]. É provavelmente dez vezes maior que qualquer programa de patrocínio na França antes das Olimpíadas de Paris 2024. Olhando para o panorama econômico, acredito que é uma conquista fantástica. E o que é fantástico é a forma como esses parceiros abraçaram os objetivos globais da estratégia e se comprometeram a ajudar-nos na concretização, no envolvimento e na conquista desses objetivos globais.”