Em janeiro, quando o Inter Miami chegou a El Salvador para sua primeira partida de pré-temporada, centenas de torcedores saudaram o ônibus do time, apenas para vislumbrar um dos atletas mais famosos do planeta, Lionel Messi. Uma recepção tão apaixonada num país estrangeiro teria sido inimaginável há oito meses, quando o Inter Miami era o lanterna da Major League Soccer (MLS) e um clube com pouco reconhecimento global além do seu co-proprietário minoritário, David Beckham. Mas tudo mudou em junho, quando Messi anunciou que o sul da Flórida se tornaria sua próxima casa no futebol, alterando para sempre a trajetória da franquia.
O seu impacto foi imediato. Um mês depois de sua chegada, Messi levou o Inter Miami ao seu primeiro troféu, na Copa das MLS, com uma vitória dramática nos pênaltis. Fora de campo, o oito vezes vencedor da Bola de Ouro impulsionou as operações comerciais do time, com a receita mais que dobrando para US$ 118 milhões em 2023, contra US$ 56 milhões em 2022. A rápida mudança na sorte impulsionou a valorização do clube.
Atualmente, a Forbes estima que o Inter Miami é o segundo time mais valioso da MLS, valendo US$ 1,03 bilhão, após um aumento de 72% em relação ao ano anterior. A franquia é a segunda na história da liga a atingir uma avaliação de um bilhão de dólares, seguindo os passos do LAFC, que atingiu esse marco em 2023 e continua sendo o time mais valioso da MLS, com US$ 1,2 bilhão. No entanto, a presença de Messi no elenco não é a única responsável pelo aumento de valor de US$ 430 milhões do Inter Miami ano após ano.
O clube capitalizou astutamente o potencial comercial de seu astro, começando antes mesmo dele chegar. Durante o namoro de anos com Messi, o Inter Miami pressionou para adicionar cláusulas crescentes aos seus acordos de patrocínio que entrariam em vigor se adquirisse um jogador do calibre da lenda do futebol de 36 anos. Também alinhou várias parcerias para expirar em torno da chegada antecipada de Messi, incluindo o patrocínio da bolsa de criptomoedas XBTO. No mês passado, o Inter Miami anunciou oficialmente que a Royal Caribbean assumiria essa posição em um acordo que seria o maior do gênero na história da MLS.
A primeira temporada completa com Messi nos Estados Unidos oferece ainda mais vantagens, incluindo maior público nos estádios e preços médios mais elevados dos ingressos. O Inter Miami terminou de vender todo o seu estoque de ingressos para a temporada de 2024 duas semanas após o término da temporada de 2023. A enorme popularidade do atacante argentino também abriu novas linhas de negócios para o clube, como a turnê global de pré-temporada de 37 mil quilômetros por El Salvador, Dallas, Arábia Saudita, Hong Kong e Japão. O Inter Miami projeta que ultrapassará US$ 200 milhões em receita este ano, o que estabeleceria um recorde da liga.
No entanto, o Inter Miami não é a única franquia que colhe os frutos de sua aquisição revolucionária. Os clubes que tiveram a sorte de sediar jogos contra o Miami em 2023 obtiveram grandes aumentos nas receitas de bilheteria, incluindo o New York Red Bulls, o Nashville SC e o Chicago Fire – que atraíram 62.124 torcedores ao Soldier Field para um jogo em que Messi nunca jogou. Esses solavancos, jogos adicionais da Copa e uma medida da MLS para diminuir a receita de ingressos que arrecada dos times de 33% para 10%, ajudaram a impulsionar um aumento de 20% na receita média em toda a liga, para US$ 66 milhões em 2023.
O LAFC, que reivindica o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo com US$ 1,2 bilhão, obteve um lucro operacional de US$ 9 milhões com uma receita de US$ 140 milhões – a maior da liga – em 2023. O clube anunciou um acordo de naming rights de seu estádio por 10 anos e o valor recorde de US$ 100 milhões com o BMO antes da temporada passada e, em julho, atraiu um recorde de 82.110 torcedores em um único jogo da MLS ao Rose Bowl para o clássico local com o LA Galaxy.
Além disso, o LAFC aumenta seus resultados financeiros com um conjunto de negócios não pertencentes à MLS, incluindo shows e outros eventos. O BMO Stadium vendeu mais de 1,3 milhão de ingressos em 2023, e a Pollstar classificou o local em 5º lugar em sua lista dos 100 melhores estádios de final de ano, com um faturamento bruto de US$ 109 milhões, apesar da capacidade de apenas 22.000. O LAFC também se interessou na construção de sua própria rede de times de futebol , acrescentando uma participação de 90% no Grasshopper Club Zurich, da Suíça, a um portfólio que inclui uma participação no FC Wacker Innsbruck, clube austríaco da quarta divisão.
Top 10 times mais valiosos da Major League Soccer
- Los Angeles FC — US$ 1,2 bilhão
- Inter Miami CF — US$ 1,03 bilhão
- LA Galaxy — US$ 950 milhões
- Atlanta United FC — US$ 900 milhões
- New York City FC — US$ 850 milhões
- Seattle Sounders FC — US$ 785 milhões
- D.C. United — US$ 775 milhões
- Austin FC — US$ 750 milhões
- Toronto FC — US$ 725 milhões
- Charlotte FC — US$ 690 milhões