Mercado europeu de patrocínio esportivo atinge recorde em 2023

Com um valor recorde de 21,98 bilhões de euros, o mercado europeu de patrocínio esportivo cresceu 6,23% em 2023


Por Redação

6 de abril de 2024

Mercado europeu de patrocínio esportivo atinge recorde em 2023 (Foto: sander traa / Unsplash)

O mercado europeu de patrocínios esportivos atingiu um novo recorde de 21,98 bilhões de euros em 2023, de acordo com o mais recente levantamento da European Sponsorship Association (ESA), Sponsorship Market Overview (“Visão Geral do Mercado de Patrocínios”).

O setor de patrocínios esportivos melhorou em relação ao valor total de 20,69 bilhões de euros registrado em 2022, enquanto o setor não-esportivo cresceu 6,2% em comparação com o ano passado, arrecadando 8,88 bilhões de euros.

O levantamento da ESA, que foi coproduzido com a Nielsen Sports, concluiu que o mercado de patrocínio da Europa aumentou o seu valor total em 6,2 por cento ano após ano (YoY) para 30,86 bilhões de euros. O volume total de mercado registrado no ano passado excedeu o anterior recorde de 30,69 bilhões de euros medido em 2019, o último ano anterior à pandemia de Covid-19.

A ESA concluiu que a Islândia e a Polónia foram os mercados que mais cresceram no ano passado, aumentando o seu valor em 19 por cento. Entretanto, a Alemanha continua a ser o maior mercado de patrocínio na Europa, com uma avaliação de 5,7 bilhões de euros, se mantendo à frente do Reino Unido, com um mercado avaliado em 5,13 bilhões de euros.

“A visão geral do mercado de patrocínio da ESA 2024 mostra o que todos esperávamos, que 2023 veria o retorno do valor de mercado da indústria aos níveis pré-pandemia”, disse Sophie Morris, presidente da ESA. “A recuperação contínua, particularmente através das incertezas políticas e econômicas globais, mostra a força e também o potencial futuro da indústria.”

“Vemos mudanças no mercado que também influenciarão o patrocínio a médio e longo prazo. No entanto, podemos reconhecer um grande potencial nisso”, acrescentou Samantha Lamberti, diretora geral internacional da Nielsen Sports. “No entanto, as marcas e os detentores de direitos terão de se posicionar de forma mais estratégica do que nunca para satisfazer as exigências do mercado.”

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.