Na última quarta-feira (19), o Manchester City apresentou um pedido de planejamento para expandir a capacidade do Etihad Stadium de 53.400 para cerca de 61.000 pessoas, além de adicionar um hotel, museu e outras instalações. Os atuais campeões da Premier League desejam abrir espaço para mais fãs e, possivelmente, aumentar as chances do Reino Unido e da Irlanda de sediarem a Eurocopa de 2028.
Na semana anterior ao anúncio do clube, o Etihad foi incluído na lista de dez estádios que sediariam partidas se a candidatura conjunta do Reino Unido e da Irlanda para organizar a Euro 2028 fosse bem-sucedida – com a oferta já citando uma nova capacidade planejada de 61.000. O Manchester City estima que os planos levarão até três anos para serem concluídos e criarão 2.600 empregos.
Os planos incluem:
- Uma camada superior na arquibancada norte, com uma barra no céu e uma passarela acima;
- Uma zona de torcedores coberta “City Square” com pontos de venda de comida e bebida;
- Uma nova loja e museu do clube;
- Um hotel de 400 camas;
- Um espaço de trabalho para startups e organizações de médio porte que trabalham com o Manchester City, o proprietário do time City Football Group e os parceiros do Etihad Campus.
“Ao longo de vários meses, desenvolvemos conceitos e designs para a melhor experiência de torcedor e um destino de entretenimento e lazer durante todo o ano no Etihad Stadium”, declarou o diretor administrativo de operações do City, Danny Wilson. “Tal como acontece com todos os desenvolvimentos de clubes, garantir o benefício da comunidade local é uma prioridade fundamental e acreditamos que essas propostas proporcionarão oportunidades econômicas e sociais de longo prazo.”