A chegada da NFL em São Paulo

O jogo da NFL realizado na Neo Química Arena foi considerado um sucesso e movimentou mais de 300 milhões de reais


Por Poli Sports Business

18 de novembro de 2024

Parceria Editorial

Logo Parceiro Escolha o parceiro

A chegada da NFL a São Paulo marcou um capítulo inédito e grandioso para o esporte no Brasil. Em uma noite histórica na Neo Química Arena, a partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers não só celebrou a paixão pelo futebol americano, como também destacou o potencial econômico e cultural da cidade como anfitriã de grandes eventos. Com movimentação financeira que ultrapassou 300 milhões de reais e um público vibrante de mais de 47 mil pessoas, o evento reafirmou a importância do Brasil como um dos maiores mercados da liga fora dos Estados Unidos. Essa estreia, além de ter sido um marco esportivo, abriu caminho para futuras edições e consolidou São Paulo como um destino-chave no roteiro internacional da NFL.

Por que um jogo da NFL em São Paulo?

A partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers realizada no mês de setembro faz parte de uma série de jogos que a NFL realiza fora dos Estados Unidos desde 2005. Os jogos internacionais da liga começaram no México, mas, desde então, o Reino Unido tem sido a segunda casa do futebol americano, com 35 partidas realizadas em solo britânico.

Em 2022, a NFL adicionou a Alemanha à lista de sedes, e nesta temporada o Brasil foi a novidade. Esse movimento tem como objetivo a internacionalização da marca e o maior aproveitamento de grandes mercados no exterior. Hoje, o Brasil é o segundo maior mercado externo, atrás apenas do México, com 40 milhões de fãs, segundo estudo da ESPN.

Decidida a realização de um jogo no Brasil, houve interesse de São Paulo e Rio de Janeiro em sediá-lo. No entanto, o contato prévio existente entre a NFL e a SPTuris em eventos anteriores na cidade privilegiou a capital paulista. O estádio do Corinthians foi escolhido por sua estrutura moderna e por já ter sido palco de grandes eventos, como a abertura da Copa do Mundo em 2014.

Como ocorreu?

Os eventos começaram na tarde de sexta-feira, dia 6 de setembro, com a abertura do “NFL Experience”, o parque temático da NFL, no Parque Villa Lobos. O evento teve entrada gratuita e contou com desafios para o público, além de uma fan zone que acompanhou toda a rodada do fim de semana.

Na noite de sábado, os 47.236 torcedores presentes no estádio presenciaram a vitória por 34 a 29 da equipe de Philadelphia e também aproveitaram outro grande aspecto dos esportes americanos: o espetáculo. O show começou com Luísa Sonza cantando o hino nacional brasileiro. Logo em seguida, alguns medalhistas olímpicos, como Rayssa Leal, Rebeca Andrade e Bia Souza, foram homenageados, e, no intervalo, foi possível acompanhar o show da cantora Anitta.

+ Leia também:

NFL Global: o crescimento do futebol americano fora dos EUA

NFL no Brasil: entenda o fenômeno

Impacto financeiro e de mídia

Os ingressos se esgotaram em poucos minutos, com um terço deles vendidos para estrangeiros, e a emissão de passagens aéreas dos Estados Unidos para o Brasil aumentou em 133%, mostrando que houve uma intensa movimentação de turistas para o jogo. De acordo com os números divulgados, os visitantes presentes na cidade gastaram em média R$ 3.355,73 durante a viagem, e foram gerados 12.518 empregos temporários.

Com um total de 337 milhões de reais, a partida da NFL foi o segundo evento que mais movimentou dinheiro na cidade de São Paulo, superando o Carnaval e o The Town, e ficando atrás apenas do GP de Interlagos da Fórmula 1.

Do ponto de vista midiático, o evento também foi considerado um sucesso. Embora a Rede TV, que transmitiu o jogo em TV aberta, não tenha ultrapassado 0,5 pontos de audiência, a ESPN (TV por assinatura) teve sua maior audiência em 20 anos de transmissão da NFL, superando em 200% a audiência média da liga. Já a Cazé TV teve cerca de 3 milhões de visualizações. A partida também foi o principal tópico comentado no BlueSky (o X estava fora do ar) durante a sexta-feira.

O futuro da NFL no Brasil

A NFL já manifestou interesse, e é quase certo que teremos um jogo na Neo Química Arena em 2025. A liga deseja expandir ainda mais o número de jogos internacionais, atingindo novos alvos como Madri, Dublin e Cidade do México, podendo chegar a até 16 por temporada. Com essa expansão, há negociações com a SPTuris para a realização de 2 jogos em São Paulo a partir de 2026.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.