A National Football League (NFL) é a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos do mundo. Ela é uma das organizações esportivas mais poderosas e valiosas do mundo, e tem seis das dez franquias esportivas mais valiosas do mundo, incluindo a mais valiosa, os Dallas Cowboys, que valem aproximadamente 9 bilhões de dólares. Com uma grande base de fãs, e uma audiência recorde em seus jogos, a NFL consolidou o futebol americano como o maior esporte do país. Eles superaram outras ligas como a NBA, MLB e NHL em popularidade e receita. Isso pode ser visto olhando sua receita, que em 2023 foi estimada a ser 8 bilhões a mais que a segunda colocada (NBA e MLB). Sua imensa popularidade nacional está clara olhando a tabela abaixo.
Liga | Evento | Times na final | Audiência média (Em milhões) |
NFL (Futebol americano) | Super Bowl | Kansas City Chiefs vs San Francisco 49ers | 123,4 |
NBA (Basquete) | NBA Finals | Denver Nuggets vs Miami Heat | 11,64 |
MLB (Beisebol) | World Series | Texas Rangers vs Arizona Diamondbacks | 9,1 |
NHL (Hóquei) | Stanley Cup Finals | Las Vegas Golden Knights vs Florida Panthers | 2,6 |
Depois de atingir esse patamar de grandeza nacional, só restou a NFL expandir internacionalmente, e isso foi o que eles fizeram. Nos últimos anos, a NFL tem intensificado seus esforços para expandir internacionalmente, com jogos realizados em Londres, México, Alemanha e agora finalmente explorando o mercado brasileiro, e tudo isso com objetivo de alcançar novos públicos e se tornar um fenômeno verdadeiramente global. Essa estratégia envolve não apenas a realização de jogos no exterior, mas também a criação de parcerias com emissoras locais e o desenvolvimento de programas para popularizar o esporte em diferentes países.
História dos jogos internacionais da NFL
O primeiro jogo internacional da NFL foi no ano de 2005, onde os San Francisco 49ers enfrentaram os Arizona Cardinals no Estádio Azteca na Cidade do México. Na época eles quebraram o recorde de maior público em um jogo de temporada regular da NFL, com 100.467 fãs presentes. Nos anos seguintes a NFL continuou a organizar jogos internacionais, mas foi apenas em 2013 que eles realizaram dois jogos internacionais na mesma temporada (ambos em Londres), e desde então eles continuam a aumentar o número de jogos fora dos Estados Unidos.
Nas últimas duas temporadas, a expansão se intensificou ainda mais, com a Alemanha se tornando o mais novo mercado a receber jogos da NFL. Em cada uma dessas duas temporadas, foram realizados cinco jogos internacionais, distribuídos entre Londres, México e Alemanha, reforçando o crescimento global da NFL. Nesta próxima temporada também haverá cinco jogos internacionais, sendo um em São Paulo, um em Munique e três em Londres.
Até a temporada de 2024, a NFL jogou 36 jogos da temporada regular em Londres, quatro na Cidade do México, três na Alemanha, e agora um em São Paulo. Todos os times já jogaram internacionalmente, porém os que mais atuaram em jogos internacionais foram os Jacksonville Jaguars com 11 jogos, os Miami Dolphins com 6 jogos e o Las Vegas Raiders com 5 jogos.
Os jogos internacionais da NFL têm sido um grande sucesso, atingindo uma média de público nos jogos internacionais de 77 mil espectadores, enquanto nos jogos realizados em solo estadunidense esse número foi menor, com uma média de 69 mil. Essa estatística destaca o entusiasmo global pelo futebol americano e é uma prova do sucesso da expansão internacional da liga. Um outro exemplo desse crescimento pode ser visto na audiência internacional do Super Bowl deste ano, em que 62,5 milhões de pessoas assistiram o Kansas City Chiefs derrotar o San Francisco 49ers. A audiência internacional registrou um aumento de 10% em comparação a 2023.
Dificuldades dos jogos internacionais
Como já ficou claro, os jogos realizados fora dos Estados Unidos são extremamente populares, levantando a questão de por que a NFL não amplia ainda mais a sua presença internacional. A resposta envolve vários fatores. Primeiramente, a temporada da NFL conta com apenas 17 jogos de temporada regular, o que significa que cada partida é crucial para a campanha de um time. Tendo isso, a NFL precisa garantir que nenhum jogo seja injustamente favorável para uma equipe, já que fatores como distância de viagem e desgaste físico podem impactar o desempenho dos jogadores.
Além disso, jogar em locais internacionais requer viagens longas e, muitas vezes, difíceis para os atletas, que precisam lidar com diferentes fusos horários, mudanças climáticas e pouco tempo de adaptação. Essas condições podem afetar o preparo físico e mental dos jogadores, que no longo prazo pode afetar suas performances. Por último, o planejamento destas partidas são muito complexas, precisando de muito pensamento na coordenação de transporte, acomodação, estrutura dos estádios e cumprimento de regulamentos locais, que se torna um desafio grande para a liga.
Futuro dos jogos internacionais
Quando perguntado sobre esse assunto, o presidente da NFL, Roger Goodell falou que depois de uma votação em dezembro entre os donos dos times da liga, foi aprovado a liga a sediar oito jogos internacionais a cada temporada. Apesar disso, ele ainda demonstrou interesse em aumentar esse número para 16 jogos por temporada no futuro. Como parte desse movimento de expansão, a NFL planeja levar um jogo para a Espanha, com olhos na temporada de 2025 em Madrid, no Estádio Santiago Bernabéu. Outros países/cidades em que a NFL está considerando para ter jogos na temporada de 2025 são, Austrália, Brasil novamente, México, Paris e Dublin.
Jogo da NFL no Brasil
Na última sexta-feira, dia 6 de setembro de 2024, aconteceu o primeiro jogo da NFL no Brasil. A partida foi entre os Philadelphia Eagles e o Green Bay Packers, e acabou com uma vitória de 34 a 29 para os Eagles. Apesar de muitas faltas, foi um jogo acirrado e emocionante, decidido na última jogada. O jogo aconteceu na Arena Corinthians, com um público de 47.236 pessoas. Em geral, o jogo foi um grande sucesso, com dois dos melhores times da liga em campo. O público presente vibrou a cada jogada, demonstrando grande paixão e entusiasmo pelo esporte, fazendo deste evento um marco na história da NFL no Brasil.
A única observação negativa sobre o jogo foi em relação às condições do gramado, que fez com que muitos jogadores escorregassem mais do que o normal, gerando reclamações de várias pessoas. Porém, isso é algo que pode ser melhorado para futuras partidas.
Todos os ingressos para esta partida foram vendidos em apenas 90 minutos, e no momento da venda, o site da Ticketmaster registrou mais de 150.000 pessoas online tentando garantir um lugar para assistir ao jogo. Gustavo Pires, CEO da SPTuris, comentou que se houvesse um estádio com capacidade para 300.000 pessoas, todos os ingressos ainda assim teriam sido vendidos. Essas estatísticas, somadas ao fato de o Brasil ser o segundo país fora dos Estados Unidos com o maior número de fãs do esporte, reforçam as razões pelas quais a NFL deve considerar voltar ao Brasil para futuros jogos.
Dessa forma, o esporte vem se tornando mais popular fora dos Estados Unidos, e eventos como este têm se tornado cada vez mais comuns e lucrativos. O sucesso do primeiro jogo do Brasil só fortalece a tendência de expansão impressionante da NFL em todo o mundo, e o entusiasmo do público no Brasil, e a alta venda de ingressos sugere que o país pode ter mais jogos no futuro. Em geral, o jogo foi um grande sucesso, e os próximos anos trarão novas oportunidades.
Notícias relacionadas
Os Jogos de Paris 2024: a expansão da visibilidade e do legado olímpico
3 de outubro de 2024