This is Awesome! O WWE RAW estreia na Netflix na próxima segunda-feira (6). O programa será exibido semanalmente às 21h (horário de Brasília) e contará com grandes nomes de Hollywood, como The Rock, John Cena e Stone Cold Steve Austin, na primeira edição de 2024.
Mas, afinal, o que é a WWE? Por que esse programa faz tanto sucesso nos Estados Unidos? E o que levou a Netflix a pagar 5 bilhões de dólares (R$ 24,8 bilhões) para transmitir o show por 10 anos? É o que vamos descobrir no Globo Repórter — quer dizer, no Sport Insider de hoje.
WWE: muito mais que um esporte
Criada em 1953 por Vincent J. McMahon, a Capitol Wrestling Corporation (CWC) — que mais tarde se tornaria a World Wrestling Entertainment (WWE) — é uma companhia norte-americana de luta livre que combina a emoção das artes marciais com a magia da ficção.
As lutas são encenadas, com os vencedores previamente definidos nos bastidores, e os lutadores interpretam personagens dentro do ringue. Enquanto os heróis são conhecidos como “faces”, os vilões recebem a alcunha de “heel”. Há ainda o “tweener”, que é uma espécie de anti-herói da história.
Ou seja, assistir à luta livre é como acompanhar uma obra de ficção com início, meio e fim, repleta de reviravoltas de tirar o fôlego, momentos de romance, pitadas de humor e até elementos de terror — como no caso do icônico The Undertaker, personagem sobrenatural de Mark Calaway, que coleciona inúmeros fãs ao redor do mundo.
Os principais programas da WWE e o sucesso nas redes sociais
Com um elenco vasto de lutadores, a WWE divide sua programação em três shows semanais: o RAW, às segundas-feiras; o SmackDown, às sextas; e o NXT, às quartas, que é dedicado ao desenvolvimento de novos astros — uma espécie de “categorias de base” da luta livre.
Assim como nas séries, as rivalidades são desenvolvidas nos episódios semanais, culminando em combates nos pay-per-views (PPVs), eventos mensais que funcionam como finais de temporada. Em novembro, por exemplo, a Netflix transmitiu o Survivor Series e deve continuar a exibir todos os grandes eventos da empresa nos próximos 10 anos.
Além do sucesso na TV norte-americana, com média de 3 milhões de telespectadores por mês, a WWE domina as redes sociais, acumulando mais de 200 milhões de seguidores no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube. Esse engajamento também se reflete nas arenas: a WrestleMania deste ano, que é o maior PPV da WWE, reuniu 145,2 mil pessoas em duas noites, arrecadando um recorde de 38,5 milhões de dólares de bilheteria.
Top Guys: os maiores nomes da WWE
Assim como nos filmes há protagonistas, na WWE alguns lutadores se tornam a cara da empresa com o tempo. Desde os anos 1980, tivemos cinco grandes Top Guys: Hulk Hogan, The Rock, Stone Cold Steve Austin, John Cena e Roman Reigns. Entre eles, Dwayne Johnson foi quem mais brilhou como ator. Embora inicialmente tenha tentado se desvincular do personagem “The Rock”, ele manteve o nome artístico devido ao apelo dos fãs.
Ainda não há muitos detalhes sobre a participação de The Rock no primeiro show do RAW em 2024, mas especula-se que o astro estará envolvido em algum segmento com o seu primo, Roman Reigns. Os dois lutaram na WrestleMania 40 contra Seth Rollins e Cody Rhodes e devem rivalizar na próxima edição do evento. Paralelo a isso, teremos o retorno de John Cena, que se aposentará da luta livre no fim de 2025 para se dedicar a carreira de ator.
Netflix e o futuro do elenco da WWE
Por ser um programa consagrado da televisão norte-americana há mais de 31 anos, a maioria dos lutadores da WWE são figuras populares nos Estados Unidos, abrindo portas para a Netflix explorá-los em produções como filmes e séries. Com uma média de 700 títulos por ano, não seria surpresa ver lutadores estrelando novas obras da gigante do streaming em breve.
Um exemplo de sucesso nessa transição é Dave Bautista. Apesar de nunca ter sido um Top Guy na WWE, ele construiu uma carreira sólida em Hollywood, estrelando filmes como Army of the Dead: Invasão em Las Vegas e Glass Onion: Um Mistério Knives Out, mostrando todo o carisma e talento que adquiriu em seu tempo de lutador. Dito isso, estamos curiosos para ver o que o futuro reserva a esta parceria de bilhões.
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