No 12 de fevereiro, acontecerá o Super Bowl LVII (57º edição), partida que marca o ápice da temporada da National Football League (NFL), a principal liga de futebol americano do mundo. O Kansas City Chiefs enfrentará o Philadelphia Eagles, ambas foram as melhores equipes de suas respectivas conferências, que brigam pelo troféu Vince Lombardi. Conhecido por ser o maior evento esportivo dos Estados Unidos, ele também é o evento de maior audiência, atraindo milhões de espectadores ao redor do mundo. O jogo acontecerá no State Farm Stadium em Glendale, Arizona, e será transmitido às 20h30 no horário de Brasília pela ESPN e RedeTV.
O mundo volta sua atenção para o Super Bowl
O Super Bowl é um dos eventos esportivos mais assistidos ao redor do mundo. Em 2022, o Super Bowl LVI alcançou a marca de 112,3 milhões de espectadores, incluindo televisão e transmissões pela internet, se tornando o 9º evento mais assistido do mundo daquele ano. O que, consequentemente, atrai a atenção de diversos investidores e patrocinadores que lutam para que as suas marcas estejam ligadas ao evento. A última edição contou com uma quantia recorde de 7 milhões de dólares por um anúncio de apenas 30 segundos.
O futebol americano é uma verdadeira tradição na cultura estadunidense, uma vez que, antes mesmo da consolidação dos 50 estados americanos, o esporte já era o mais praticado. Somado a isso, os Estados Unidos possuem o maior market share na indústria do entretenimento, resultando em uma super audiência e exclusividade do evento.
A liga esportiva mais lucrativa
A popularidade do esporte, no entanto, é apenas um detalhe para que o Super Bowl tenha tamanha valorização, pois muito se deve ao profissionalismo da NFL na gestão da sua liga. No ano de 2022, a receita da NFL beirou a casa dos 16 bilhões de dólares – quantia que deve aumentar no ano de 2023. Como resultado, a NFL é considerada a liga esportiva mais rica do mundo entre todos os esportes, deixando para trás ligas como a NBA e a Premier League.
Liga | Receita |
NFL | U$ 16 bilhões |
Indian Cricket Premier League | U$ 10 bilhões + |
MLB | U$ 10.7 bilhões |
NBA | U$ 8 bilhões |
Premier League | U$ 5.3 bilhões |
O modelo de alta competitividade entre os times, possibilitado através do draft da NFL, bem como a inclusão de franquias com fins lucrativos, permite que a liga de um esporte nem tão popular mundialmente quando comparado aos demais esteja no topo do ranking das ligas mais lucrativas do mundo e, com isso, impulsione ainda mais a sua popularidade.
Direitos de transmissão
De forma cíclica, a alta lucratividade garante os melhores contratos televisivos, que, por sua vez, aumentam ainda mais o lucro e a audiência do Super Bowl. Os direitos de transmissão da NFL são altamente valorizados e representam uma importante fonte de receita para a liga. A NFL tem acordos de transmissão com várias emissoras, como a CBS, a Fox, a NBC e a ESPN, que transmitem jogos ao vivo durante toda a temporada. Além disso, o site NFL Network também faz a transmissão de jogos, fornece notícias, análises e cobertura aprofundada da liga. Para se ter uma noção, dos 16 bilhões de dólares que a liga fatura, aproximadamente 10 bilhões são provenientes dos contratos de mídia.
A ESPN é a principal emissora de transmissão da NFL no Brasil, transmitindo jogos da temporada regular e dos playoffs para os telespectadores brasileiros, mas a FOX Sports também possui os direitos de alguns jogos. Em resumo, os direitos de transmissão da NFL são uma peça fundamental no ecossistema financeiro da liga e ajudam a manter a popularidade e a sustentabilidade da NFL.
Mais do que um jogo, um espetáculo
Além disso, o Super Bowl não se resume somente a uma atração esportiva, mas também artística. Durante o intervalo, ocorrem apresentações de grandes figuras da música, atraindo não somente os entusiastas do esporte, mas também entusiastas da música. Em 2023, o famoso show do intervalo do Super Bowl contará com a presença ilustre de Rihanna, além de outros convidados. Depois de quase cinco anos longe dos palcos, a artista fará seu retorno triunfante no intervalo do Super Bowl LVII.
Expansão da imagem da NFL no Brasil
A NFL tem tido uma expansão significativa da sua imagem no Brasil ao longo dos últimos anos e o evento “NFL in Brasa” é uma das formas pelas quais a liga está aumentando a sua presença no país. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro deste ano, no Komplexo Tempo, e incluirá atividades interativas, apresentações ao vivo e toda a transmissão do Super Bowl LVII para os fãs – uma oportunidade para a NFL expandir ainda mais a sua imagem no Brasil e fortalecer sua relação com os amantes do esporte locais. Além disso, o evento será uma forma de promover o esporte e incentivar a participação de jovens brasileiros no futebol americano. A expansão da imagem da NFL no Brasil é crucial na estratégia da liga para se expandir globalmente.
Por Felipe Levi e Rafael Cossermelli