Super Bowl LVII: um dos eventos esportivos mais assistidos do planeta

Entenda o porquê do jogo final do campeonato da NFL, o Super Bowl, ser um evento tão relevante para a indústria do esporte


Por Insper Sports Business

9 de fevereiro de 2023

Parceria Editorial

Logo Parceiro INSPER SPORTS BUSINESS
Super Bowl LVII: um dos eventos esportivos mais assistidos do planeta Super Bowl LVII: um dos eventos esportivos mais assistidos do planeta

No 12 de fevereiro, acontecerá o Super Bowl LVII (57º edição), partida que marca o ápice da temporada da National Football League (NFL), a principal liga de futebol americano do mundo. O Kansas City Chiefs enfrentará o Philadelphia Eagles, ambas foram as melhores equipes de suas respectivas conferências, que brigam pelo troféu Vince Lombardi. Conhecido por ser o maior evento esportivo dos Estados Unidos, ele também é o evento de maior audiência, atraindo milhões de espectadores ao redor do mundo. O jogo acontecerá no State Farm Stadium em Glendale, Arizona, e será transmitido às 20h30 no horário de Brasília pela ESPN e RedeTV.

O mundo volta sua atenção para o Super Bowl

O Super Bowl é um dos eventos esportivos mais assistidos ao redor do mundo. Em 2022, o Super Bowl LVI alcançou a marca de 112,3 milhões de espectadores, incluindo televisão e transmissões pela internet, se tornando o 9º evento mais assistido do mundo daquele ano. O que, consequentemente, atrai a atenção de diversos investidores e patrocinadores que lutam para que as suas marcas estejam ligadas ao evento. A última edição contou com uma quantia recorde de 7 milhões de dólares por um anúncio de apenas 30 segundos.

O futebol americano é uma verdadeira tradição na cultura estadunidense, uma vez que, antes mesmo da consolidação dos 50 estados americanos, o esporte já era o mais praticado. Somado a isso, os Estados Unidos possuem o maior market share na indústria do entretenimento, resultando em uma super audiência e exclusividade do evento.

A liga esportiva mais lucrativa

A popularidade do esporte, no entanto, é apenas um detalhe para que o Super Bowl tenha tamanha valorização, pois muito se deve ao profissionalismo da NFL na gestão da sua liga. No ano de 2022, a receita da NFL beirou a casa dos 16 bilhões de dólares – quantia que deve aumentar no ano de 2023. Como resultado, a NFL é considerada a liga esportiva mais rica do mundo entre todos os esportes, deixando para trás ligas como a NBA e a Premier League.

LigaReceita
NFLU$ 16 bilhões
Indian Cricket Premier LeagueU$ 10 bilhões +
MLBU$ 10.7 bilhões
NBAU$ 8 bilhões
Premier LeagueU$ 5.3 bilhões
Fonte: Possible 11

O modelo de alta competitividade entre os times, possibilitado através do draft da NFL, bem como a inclusão de franquias com fins lucrativos, permite que a liga de um esporte nem tão popular mundialmente quando comparado aos demais esteja no topo do ranking das ligas mais lucrativas do mundo e, com isso, impulsione ainda mais a sua popularidade.

Direitos de transmissão

De forma cíclica, a alta lucratividade garante os melhores contratos televisivos, que, por sua vez, aumentam ainda mais o lucro e a audiência do Super Bowl. Os direitos de transmissão da NFL são altamente valorizados e representam uma importante fonte de receita para a liga. A NFL tem acordos de transmissão com várias emissoras, como a CBS, a Fox, a NBC e a ESPN, que transmitem jogos ao vivo durante toda a temporada. Além disso, o site NFL Network também faz a transmissão de jogos, fornece notícias, análises e cobertura aprofundada da liga. Para se ter uma noção, dos 16 bilhões de dólares que a liga fatura, aproximadamente 10 bilhões são provenientes dos contratos de mídia.

A ESPN é a principal emissora de transmissão da NFL no Brasil, transmitindo jogos da temporada regular e dos playoffs para os telespectadores brasileiros, mas a FOX Sports também possui os direitos de alguns jogos. Em resumo, os direitos de transmissão da NFL são uma peça fundamental no ecossistema financeiro da liga e ajudam a manter a popularidade e a sustentabilidade da NFL.

Mais do que um jogo, um espetáculo

Além disso, o Super Bowl não se resume somente a uma atração esportiva, mas também artística. Durante o intervalo, ocorrem apresentações de grandes figuras da música, atraindo não somente os entusiastas do esporte, mas também entusiastas da música. Em 2023, o famoso show do intervalo do Super Bowl contará com a presença ilustre de Rihanna, além de outros convidados. Depois de quase cinco anos longe dos palcos, a artista fará seu retorno triunfante no intervalo do Super Bowl LVII.

Expansão da imagem da NFL no Brasil

A NFL tem tido uma expansão significativa da sua imagem no Brasil ao longo dos últimos anos e o evento “NFL in Brasa” é uma das formas pelas quais a liga está aumentando a sua presença no país. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro deste ano, no Komplexo Tempo, e incluirá atividades interativas, apresentações ao vivo e toda a transmissão do Super Bowl LVII para os fãs – uma oportunidade para a NFL expandir ainda mais a sua imagem no Brasil e fortalecer sua relação com os amantes do esporte locais. Além disso, o evento será uma forma de promover o esporte e incentivar a participação de jovens brasileiros no futebol americano. A expansão da imagem da NFL no Brasil é crucial na estratégia da liga para se expandir globalmente.

Por Felipe Levi e Rafael Cossermelli

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.