Um relatório do banco de investimentos Drake Star Capital diz que um “clima saudável de arrecadação de fundos” ajudou as empresas de tecnologia esportiva a levantar US$ 1,6 bilhão em financiamento privado durante o segundo trimestre de 2023, com fusões e aquisições (F&A) atingindo US$ 14,5 bilhões. Os números levam em consideração os investimentos feitos tanto com empresas de tecnologia esportiva quanto com empresas adjacentes à tecnologia esportiva, como as dos setores de transmissão, apostas e jogos.
Mais de três quartos dos investimentos privados foram para empresas em estágio inicial, mas houve investimentos notáveis em empresas de estágio intermediário a avançado. A gigante francesa de TV por assinatura Canal + investiu US$ 200 milhões no serviço de streaming asiático Viu, Tonal levantou US$ 130 milhões em financiamento da Série F, enquanto a mídia esportiva e a empresa de tecnologia FZ Sports levantaram US$ 74 milhões.
Olhando para o futuro, quase US$ 6 bilhões em novos fundos foram criados com o objetivo de fazer investimentos em esportes e mídia. Drake Star diz que os investidores mais ativos no estágio inicial foram Elysian Park, Courtside VC e Thirty Five Ventures. eSports, fantasia e apostas representaram o maior volume de negócios, enquanto mídia e transmissão representaram o maior valor.
O financiamento público atingiu US$ 1,3 bilhão, encabeçado pelo aumento de US$ 785 milhões da Entain, especialista em apostas e jogos, nos mercados abertos. O número principal de fusões e aquisições foi impulsionado pela fusão de US$ 9,3 bilhões do Ultimate Fighting Championship (UFC) com a WWE, mas mesmo quando isso foi levado em consideração, ainda havia US $ 5,2 bilhões em transações confirmadas.
Do segundo semestre de 2023 em diante, Drake Star espera ver um fluxo significativo de investimentos num mercado de tecnologia desportiva “altamente ativo” – especialmente dada a presença de vários fundos importantes que procuram fazer movimentos no setor. As áreas que devem atrair atenção significativa incluem engajamento de fãs, inteligência artificial (IA), bilheteria e gerenciamento de locais.