A Premier League concluiu um conjunto de acordos de direitos de mídia nacionais no valor de £ 6,7 bilhões (R$ 41,8 bilhões), estabelecendo um recorde para vendas de direitos de uma liga nacional de futebol e reafirmando a sua presença como uma das propriedades esportivas mais dominantes do mundo.
Em um acordo de quatro anos começando na temporada 2025/26, a Sky Sports da Comcast e a TNT da Warner Bros. Discovery transmitirão até 270 jogos ao vivo por temporada, cada um mantendo seu status na liga, enquanto a BBC continuará a transmitir gratuitamente destaques da competição. A Sky Sports exibirá um mínimo de 215 jogos da Premier League por temporada, enquanto a TNT Sports garantiu o outro pacote de 52 jogos.
A Amazon, que exibe 20 partidas por temporada no acordo atual da liga, optou por não concorrer a nenhum dos novos pacotes, que vão até o final da temporada 2028/29, apurou a agência de notícias PA. A Amazon, que detém um pacote menor de direitos da Premier League desde 2019, mantém os direitos da UEFA Champions League, mas tem sido mais comedida na aquisição de direitos das ligas nacionais europeias e sul-americanas.
A principal divisão do futebol inglês disse que o valor dos acordos anunciados, que também cobrem direitos não transmitidos ao vivo, foi o maior acordo de direitos de mídia esportiva na história do Reino Unido. O atual acordo de TV ao vivo, que dura até o final da campanha 2024/25, foi avaliado em £ 5 bilhões (R$ 30 bilhões, na cotação atual) ao longo do ciclo de três anos.
O acordo da Sky significa que ela exibirá até 100 jogos por temporada a mais do que atualmente, disse a emissora. Ele mantém o horário principal do domingo às 16h30 e transmitirá todos os dez jogos do último dia pela primeira vez. Enquanto o acordo da TNT significa que ela mantém o horário das 12h30 de sábado e a cobertura completa de duas rodadas de jogos no meio da semana.
O programa “Match of the Day” da BBC continua sendo o lar dos resumos de todos os 380 jogos da Premier League nas quatro temporadas do novo ciclo.
Temos o prazer de anunciar novos acordos com a Sky Sports e a TNT Sports que estenderão nossa parceria por mais quatro anos e verão mais jogos da Premier League transmitidos ao vivo do que nunca a partir de 2025/26″, disse o presidente-executivo da Premier League, Richard Masters. “Como parceiros valiosos e de longa data, a Sky Sports e a TNT Sports são conhecidas por fornecer consistentemente cobertura e programação de classe mundial. Temos desfrutado de audiências e assistências recordes nas últimas temporadas e sabemos que a sua inovação contínua levará mais pessoas a assistir e acompanhar a Premier League.”