Premier League quer arrecadar US$ 6,5 bilhões em direitos de mídia no Reino Unido

A Premier League está arrecadando mais de US$ 6 bilhões em seu atual ciclo de direitos de mídia; as negociações para o próximo ciclo podem começar no final de 2023


Por Redação

7 de setembro de 2023

Premier League quer US$ 6,5 bilhões em direitos de mídia (Foto: Nathan Rogers / Unsplash)

A temporada da Premier League já começou, mas os líderes do futebol no Reino Unido estão focados em aumentar um fator-chave de receita para campanhas futuras. No seu atual ciclo de quatro anos que termina em 2025, a liga vai arrecadar mais de 6 milhões de dólares dos seus acordos nacionais de direitos de comunicação social. As negociações para o próximo ciclo – 2025-2029 – poderão começar antes do início de 2024, segundo o Financial Times.

Os jogos da Premier League são atualmente transmitidos no Reino Unido pela Sky Sports, TNT Sports (uma subsidiária da Warner Bros. Discovery anteriormente conhecida como BT Sport) e Amazon Prime Video. Quando a licitação começar, a EPL buscará aumentos de pagamento de seus parceiros atuais e, potencialmente, ouvirá ofertas da DAZN.

Embora a liga inglesa continue a atrair os melhores jogadores de futebol do mundo, ela poderá não registar um aumento drástico nos pagamentos de direitos de transmissão nacionais. Um executivo de um clube da Premier League não identificado disse: “Se chegássemos 5% à frente, ficaria encantado, porque é um mercado de direitos em desaceleração.”

Outrora o principal motor de receitas da EPL, os direitos de transmissão nacionais representam agora um valor ligeiramente menor do que os acordos de comunicação internacionais da liga com parceiros de outros países, como a NBC nos EUA. No total, o Reino Unido e os acordos internacionais trarão quase 13 mil milhões de dólares entre 2022-25 .