PIF da Arábia Saudita pode investir em outro esporte profissional

Andrea Gaudenzi, presidente da ATP afirmou que o torneio de tênis profissional masculino conversou com a PIF sobre investimentos


Por Redação

6 de julho de 2023

PIF da Arábia Saudita pode investir em outro esporte profissional

O tênis profissional masculino parece ser o próximo esporte de interesse do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que já investiu no golfe, na Fórmula 1, no futebol e na WWE. O presidente do Associação de Profissionais de Tênis (ATP) Andrea Gaudenzi, declarou ao Financial Times, que conversas “positivas” ocorreram com o PIF da Arábia Saudita e outras partes interessadas em relação ao investimento financeiro no torneio.

Novos financiamentos podem estimular inovações em mídia, dados e tecnologia, de acordo com Gaudenzi, que apontou para o acordo do PIF com o PGA Tour – que, como o ATP, opera junto com quatro grandes torneios, criando fragmentação. “Você quer ver os melhores jogadores jogando nos melhores eventos do mundo”, disse Gaudenzi.

Embora o presidente da ATP tenha revelado discussões sobre o investimento em vários empreendimentos, ele alertou que novos parceiros precisariam respeitar a história do tênis e trabalhar em conjunto com as autoridades atuais do esporte, em vez de interromper o status quo. Ele também afirmou que a ATP não precisava de caixa e alertou sobre os riscos de diluição.

“É preciso preservar algo que é quase sagrado, as regras do jogo”, disse Gaudenzi ao Financial Times (FT). “Isso não é um videogame, isso não é um filme.” “Há muitas maneiras de se tornar um investidor do ecossistema. Não se trata apenas de criar uma nova turnê ou comprar um torneio.”

O fundo soberano saudita aumentou seu investimento no esporte nas últimas semanas, tendo acrescentado quatro clubes de futebol da Saudi Pro League à sua atual propriedade do time de futebol inglês Newcastle Unite. O PIF também se comprometeu com um investimento de capital em uma nova empresa comercial criada como parte de uma fusão planejada entre os torneios de golfe LIV Golf Tour e o PGA Tour, com sede nos Estados Unidos, e o DP World Tour da Europa.

Ao contrário da Associação Feminina de Tênis (WTA), que agora mantém parceria com a empresa de private equity CVC Capital Partners, a ATP conseguiu recuperar suas finanças, com uma oferta recorde de US$ 217,9 milhões para jogadores em 2023. O investimento veria permitir o torneio para expandir ainda mais, com Gaudenzi mencionando a infra-estrutura do torneio, produção de mídia e tecnologia como áreas que receberiam mais colaboração.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.