O público na LNF

Presença física e digital impulsionam oportunidades na Liga Nacional de Futsal


Por Redação

16 de julho de 2024

O público na LNF Torcedores do Atlântico fazem festa na arquibancada (Foto: Edson Castro)

Com mais de 50% da temporada 2024 da LNF ultrapassada,  seguimos no processo de contar a história da competição, agora com um olhar especial para quem mais dá significado ao esporte: os torcedores.

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A arquibancada pulsa…

Torcidas apaixonadas são o coração de qualquer esporte profissional e no futsal não é diferente. Embora não tenha o mesmo apelo que o irmão dos gramados, a modalidade conta com um público fiel, espalhado principalmente pelo interior dos estados das regiões Sul e Sudeste. Os 24 ginásios disponíveis da competição comportam entre mil e 8 mil espectadores, com uma capacidade média de 3.800 torcedores.

Na última temporada, os maiores números absolutos foram do Jaraguá, dono da maior casa da competição. O time de Santa Catarina colocou cerca de 40 mil pessoas dentro dos seus jogos, além de ter registrado os 5 maiores públicos presentes da competição, incluindo o recorde de público da temporada regular da competição: 5.150 diante do Joinville, rival local, e dono da segunda melhor média de público do torneio.

O JEC, aliás, pode se orgulhar não apenas de ter uma das melhores médias de público, senão também de ter uma das melhores taxas de ocupação de ginásio (72%), dado que o Centreventos Cau Hansen comporta 2.500 presentes. Completam o top-5 de maiores públicos na competição o Esporte Futuro, Foz Cataratas e o Joaçaba.

Os números podem parecer modestos se comparados ao Campeonato Brasileiro Série A, mas não ficam tão distantes assim de times tradicionais que disputam divisões inferiores na temporada 2023, como Sampaio Corrêa (3.797/média), CRB (3.408) e Botafogo-SP (2.725). E os números ficam ainda mais parelhos se comparado a outros esportes: o NBB tem uma média de público próxima à mil pessoas por jogo, numa taxa de ocupação de aproximadamente 40%; isso tudo, porém, com médias menores para os times que mais levam público aos ginásios.

Mas a transformação é digital!

Se as arquibancadas são o motor das equipes, é no sofá de casa e, principalmente, no digital, que os envolvidos têm a oportunidade de dar um salto de crescimento. É o que mostram os números mais recente publicados nas redes da Liga:

O público na LNF

Começando pelo mais convencional: a TV fechada. Os canais sportv transmitem um porção de jogos ao longo da temporada. A presença nos canais é importante nem tanto pelo resultado médio de audiência, que é bem inferior ao registrado na CazéTV, por exemplo, mas pela oportunidade de exposição dentro de um canal líder do segmento, onde há inserções de propaganda tradicionais e acesso a um público mais marginal, que passa pelo canal e cai na modalidade. É importante também para a construção de um público que estará nos playoffs e na final, quando a competição chegará também na TV aberta, irmã dos canais.

O game changer, no entanto, ocorre no digital – e aqui falamos de duas fontes distintas e complementares. De um lado, a Liga firmou parceria com a CazéTV, que tem transmitido dezenas de outras competições esportivas e usa a popularidade dos influenciadores (e do canal, como um todo) para impulsionar os números de audiência e alcance da competição. É no canal comandado por Casimiro Miguel que as médias de audiência e alcance registram os melhores indicadores entre todos os canais: são 38% a mais de audiência média e 56% a mais em alcance em comparação ao sportv. Os números são ainda maiores em comparação à LNFTV, mas chegaremos lá.

“A LNF optou por produzir e distribuir 100% jogos nessa temporada. Com isso, decidimos transmitir todas as partidas em nosso canal do YouTube, a LNFTV. Essa decisão está trazendo um retorno excelente, tanto com o crescimento da plataforma como o engajamento do público. Passamos a produzir também outros conteúdos, como séries com influenciadores, highlights de todos os jogos e um programa semanal contando tudo sobre as rodadas do campeonato e da entidade. A CazéTV foi uma parceria estratégica para essa nova etapa da LNF. Rejuvenescer nosso público, ampliar o nosso alcance e fortalecer a competição. O maior canal esportivo de YouTube nos proporciona isso. E seguimos trabalhando para divulgar mais novidades em breve”, declarou Ricardo César Pinto, diretor de marketing da LNF.

O canal proprietário da Liga é um caso à parte. Primeiro por ser um produto totalmente voltado para o público fiel da Liga. Além dos jogos, há cortes, highlights e episódios com influenciadores para engajar a base de fãs. Em segundo lugar, justamente por ser um ambiente totalmente dedicado à Liga, é o ambiente perfeito para marcas exporem seus produtos aos fãs. Mais do isso: é um caminho também para geração de receita da Liga e construção de base de torcedores totalmente proprietária.

De acordo com site Social Blade, que analisa performance de redes, o canal mudou de prateleira em comparação à última temporada, como mostram os gráficos abaixo:

Social Blade: visualizações mensais na LNF TV.

No ano passado, houve um pico de performance entre junho e setembro, quando os resultados chegaram a 250-300 mil views por mês. Neste ano, desde o início da competição, no fim de março, todos os meses registraram ao menos 1 milhão de visualizações por mês, com abril registrando mais de 2 milhões, recorde absoluto do canal. A maior parte das visualizações, claro, vem dos jogos ao vivo: esse ano, 8 transmissões passaram de 100 mil views já.

O número de visualizações vem acompanhado de um boost no números de inscritos do canal, que chegou a 130 mil esse mês:

Social Blade: assinantes mensais na LNF TV.

Desde o início da competição, o canal vem registrando mínimo de 10 mil novos assinantes por mês. Nos dois primeiros meses de competição, por exemplo, foram 40 mil novos assinantes. A base de novos inscritos no canal basicamente dobrou em pouco mais de 4 meses de temporada, reforçando o sucesso da estratégia tomada pela Liga.

Aliás, quando falamos em redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e X), o número de seguidores da Liga já passa a marca de 800 mil – e no ritmo atual, deve chegar em torno de 1 milhão até a próxima temporada. Essa representatividade também se reflete nos times da Liga, como mostra levantamento apresentado no Instagram oficial da LNF:

Instagram LNF: clubes com mais seguidores nas redes sociais.
Instagram LNF: clubes com mais seguidores nas redes sociais.

O Corinthians lidera com folga o ranking de times mais seguidos, mas há uma intersecção de redes entre o time de futsal e o clube de futebol. Magnus, por outro lado, representa muito bem a força da modalidade no interior. São muitos os clubes que batem pelo menos 100 mil seguidores em alguma rede social, o que dá uma noção mais realista de quão popular é o esporte aqui no Brasil.

E tem mais por aí!

A segunda metade da competição vem aí e será um bom aquecimento para os playoffs, quando 16 times disputarão o título da edição 2024 da Liga Nacional de Futsal.

Ao longo dos próximos meses, traremos outros conteúdos sobre a melhor liga da modalidade no mundo. E enquanto isso, você pode acompanhar nos canaisSporTV, CazéTV e na LNFTV. Não deixe de acompanhar a Liga!