O programa Global Markets Program (Programa de Mercados Globais) da National Football League (NFL) está se expandindo para quatro times e cinco novos mercados em 2024, de acordo com anúncio da própria liga na reunião anual dos proprietários em Orlando. Dessa forma, o programa que permite que os times comercializem a sua marca no exterior passa a deixar apenas sete dos 32 times da NFL de fora, com 19 países agora fazendo parte da iniciativa.
Antes do início do programa em 2022, as regras da liga não permitiam que as equipes da NFL comercializassem no exterior, com exceção dos Jaguars no Reino Unido. O programa começou com 18 equipes em oito países e avançou consideravelmente ao longo dos últimos anos.
A novidade deste ano são os Giants com direitos na Alemanha, os Lions com Áustria, Canadá, Alemanha e Suíça, os Colts com Áustria e Alemanha e os Browns com a Nigéria – que é um mercado novo. Os outros quatro novos mercados são o Japão e a Coreia do Sul – reivindicados pelos Rams, que também têm a China – e a Argentina e a Colômbia, ambos reivindicados pelos Dolphins. Os sete times que não fazem parte do programa global são Bengals, Bills, Chargers, Commanders, Packers, Ravens e Titans.
A dedicação aos mercados varia muito. Alguns clubes se contentam com torcedores e hospedam uma clínica de flag football, enquanto outros, como os Chiefs, gastam sete dígitos somente na Alemanha. No entanto, as equipes estão se esforçando para agregar novos mercados. Além das novas equipes e mercados, vários clubes adicionaram mercados existentes ao seu portfólio:
- Rams: têm Austrália, China, México e Nova Zelândia, acrescentando Coreia do Sul e Japão;
- Dolphins: têm Brasil, Espanha e Reino Unido, expandindo para Argentina, Colômbia e México;
- Patriots: têm Áustria, Alemanha e Suíça, somando Brasil;
- Jats: têm direitos no Reino Unido, acrescentando Irlanda;
- Steelers: têm México e Irlanda (República da Irlanda e Irlanda do Norte), expandindo para a Alemanha;
- Seahawks: têm o Canadá, expandindo para Áustria, Alemanha e Suíça.
As equipes não têm garantia de competir em um de seus territórios de mercado global, disse Peter O’Reilly, vice-presidente executivo de eventos internacionais da NFL, embora seja isso que a liga tentará fazer. A partir do próximo ano, a NFL jogará até oito jogos por ano fora dos EUA, disputando jogos da temporada regular no Brasil e na Espanha pela primeira vez. Os jogos internacionais, que começaram em Londres em 2007, também são considerados um veículo extremamente importante para a expansão global.
New England Patriots ganha direito de explorar o mercado brasileiro
Como parte da iniciativa do Programa de Mercados Globais, o New England Patriots apresentou uma proposta e recebeu o Brasil como seu mais novo território global. Com a licença, a franquia passa a ter direitos de marketing presencial e digital, vendas de patrocínio regional, eventos com fãs, ativações, vendas de mercadorias e relações de marketing com outras propriedades esportivas e de entretenimento no país.
Entretanto, não há possibilidade dos Patriots participarem do primeiro jogo da NFL em solo brasileiro, marcado para 6 de setembro deste ano, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). Tendo em vista que o time mandante da partida, o Philadelphia Eagles não tem o New England entre os seus adversários visitantes para temporada 2024/2025.
O New England Patriots é a segunda franquia que recebe autorização para explorar o mercado brasileiro, sendo o Miami Dolphins a primeira. Entre outras possibilidades, os times podem trabalhar com parceiros estratégicos para desenvolver oportunidades comerciais no Brasil. A realização de eventos para assistir aos jogos dos Patriots, a criação de camps de futebol americano e a organização de tours pelo país com os jogadores da equipe são exemplos de ações permitidas pelo Programa de Mercados Globais.
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