Desde a sua chegada ao Liverpool, em 2015, o técnico alemão Jürgen Klopp conduziu o time inglês a um patamar vitorioso no futebol mundial e conquistou o carinho dos fãs. Porém, antes de entender como Klopp transformou o Liverpool em uma potência do futebol, é necessário conhecer um pouco mais sobre o ex-jogador e por onde ele passou até se tornar o tão famoso técnico do tradicional clube inglês.
Quem é Jürgen Klopp?
Nascido em Stuttgart, na Alemanha, em 16 de junho de 1967, Jürgen Klopp teve uma longa carreira como jogador de futebol antes de se tornar um treinador. Sempre jogando na Alemanha, ele conseguiu maior destaque no Mainz 05 e, apesar de sua altura (1,91m), ocupava a posição de lateral-direito. Ao contrário da sua carreira como técnico, ele não foi considerado um jogador muito relevante no mercado ou uma referência em sua posição.
Ao se aposentar como jogador em 2001, Klopp rapidamente fez a comum transição de uma profissão para a outra e assumiu, ainda em 2001, o cargo de comandante do próprio Mainz 05. No clube, Jürgen Klopp comandou 269 jogos em um período de 7 anos, com uma média de 1,51 ponto por jogo. Ele não chegou a conquistar nenhum título pelo clube, mas comandou a ascensão do time para a primeira divisão alemã na temporada 2003/2004.
Por ter demonstrado um sólido trabalho no comando do clube, Klopp subiu degraus na carreira de técnico e foi contratado pelo Borussia Dortmund em 2008, clube pelo qual conquistou 5 títulos – incluindo dois Meisterschale’s, icônico troféu da Bundesliga – em 318 jogos disputados até 2015, tendo uma média de 1,90 ponto por jogo. Após conquistar a proeza de bater de frente com o poderoso Bayern de Munique na Alemanha, Klopp foi recrutado para o seu maior desafio até então, comandar o Liverpool Football Club.
Liverpool antes do Klopp
Antes da chegada de Jürgen, o Liverpool passava por um momento conturbado de sua história. Sob o comando do então técnico Brendan Rodgers, o time não tinha conquistado nenhum título durante a sua passagem de 3 anos e ficou fora da UEFA Champions League em sua última temporada no clube. Contratações que não vingaram, como o caso de Mario Balotelli, também contribuíram para a desconfiança da diretoria sobre o treinador, que apresentava um time com um ataque forte, rápido e eficiente, mas com uma defesa irregular e desorganizada, o que resultava em um time desbalanceado e extremo em cada setor. Diante desse cenário, Brendan Rodgers foi demitido em outubro de 2015 e a diretoria iniciou as buscas por novas opções. O presidente do Fenway Sports Group, Mike Gordon, se reuniu com Klopp em Manhattan e decidiu que ele era o melhor candidato à vaga, vencendo a disputa com o lendário técnico italiano Carlo Ancelotti e conquistando a função de técnico do clube.
As mudanças de Jürgen Klopp no Liverpool
Promessas
No Liverpool, Jürgen Klopp chegou para mudar o cenário com uma nova proposta de jogo, novos jogadores e uma promessa de muita dedicação e intensidade. Os resultados das suas ideias não foram imediatos, mas logo caíram nas graças dos torcedores e foram abraçadas pelo time e pelos grandes jogadores que foram contratados, como Sadio Mané, Alisson, Fabinho, Salah, Van Dijk, entre muitos outros.
Equipamentos e entrosamento
Contudo, o impacto que Klopp causou no Liverpool não foi apenas com alterações dentro de campo, mas também nos equipamentos e relacionamentos. Uma das primeiras modificações foram os uniformes de jogo, que, logo no primeiro jogo, Klopp percebeu não serviam nos jogadores. Para ele, não estava certo o Liverpool ser o segundo melhor antes mesmo do jogo ter começado. Além disso, Klopp também impulsionou o time trazendo seu lado leve e bem humorado, construindo uma ótima relação com os jogadores e funcionários da equipe, de forma que eles se sentissem confortáveis e conectados uns aos outros, melhorando o entrosamento como time.
Mudanças dentro do campo
Com a sua capacidade de determinar quando deve ser um amigo e quando deve ser um treinador, Jürgen demonstrou intensidade e liderança durante os treinos e jogos, fazendo a equipe evoluir cada vez mais. Para isso, Klopp focou o estilo de jogo na coletividade e transformou o Liverpool em um time mais agressivo e intenso, que usa rotação e mobilidade no ataque. Nos treinos, ele foca em alterar os jogadores de posição e determinar os espaços no campo, buscando testar e aproveitar ao máximo as características de cada um. Tanto é que o astro do time, Mohamed Salah, atingiu o seu melhor desempenho em toda a carreira, ficando em terceiro lugar no prêmio de melhor jogador do mundo pelo The Best FIFA Football Awards, em 2018.
Com tempo de trabalho e respaldo do elenco, Klopp foi ajustando o time, utilizando principalmente a sua escalação preferida, a formação 4-3-3 ofensiva, e adquirindo experiência, até conquistar a glória máxima na UEFA Champions League da temporada 2018/19, depois de ter ficado com o vice na temporada anterior ao perder a final para o Real Madrid.
Resultados
Após ser campeão da Champions, o Liverpool também foi campeão mundial contra o Flamengo, em 2019, quando Jürgen Klopp foi eleito o melhor treinador do ano pela segunda vez, repetindo o feito da temporada anterior. Além disso, Klopp também foi testado na Inglaterra, onde levantou o caneco da liga nacional mais disputada do mundo na temporada 2019/20 e comandou o Liverpool na corrida pelo título mais emocionante da Premier League, quando o clube ficou com a segunda posição por apenas um ponto de diferença, na temporada 2021/22, atrás do Manchester City, de Pep Guardiola. Na última edição, Klopp recebeu o prêmio de melhor treinador da liga pela segunda vez, repetindo o feito da temporada 2019/20.
Até o momento, o treinador dos Reds soma 7 títulos conquistados, além de uma média de 2,08 pontos por jogo em 388 jogos no comando do clube, que possui um valor de mercado de 925 milhões de euros, segundo o Transfermarkt. Tudo indica que esses números devem continuar crescendo, tendo em vista os seus feitos até o momento e a frequência em que o seu trabalho vem sendo elogiado no mundo do futebol. Com a volta do Liverpool ao topo do futebol mundial, é normal que o clube receba ainda mais investimentos, como nos casos da entrada do astro do basquete Lebron James como acionista e do fundo de investimento RedBird Capital Partners, que injetou 750 milhões de dólares e avaliou a empresa dona do Liverpool, a Fenway Sports Group, em 7,3 bilhões de dólares.
Fim de contrato e próximos anos
O contrato de Jürgen com o Liverpool, que estava previsto para acabar em 2024, foi renovado recentemente por mais 2 anos, se estendendo até a metade de 2026. Dessa forma, ele é o treinador com mais tempo no comando do clube na Premier League atualmente. Em relação aos próximos anos, não há como saber se o seu contrato será novamente renovado, porém, caso isso não aconteça, Klopp já declarou que não assinará contrato com outro clube e se aposentará da carreira de técnico, de acordo com o prazo estipulado por ele mesmo (por volta de 25 anos de trabalho) para se aposentar com saúde e satisfação de seus feitos.
Por Eduardo Cardillo e Juliana Domingues