A Confut Sudamericana (Conferência de Futebol Sudamericana), evento sobre geração de negócios, networking e exposição de conteúdos que reúne alguns dos principais nomes da indústria do futebol da América do Sul, teve início nesta quarta-feira (12) e se estenderá até sexta-feira (14), no Hilton Barra, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro). A programação do evento aborda as principais tendências, desafios e oportunidades do mercado esportivo e, portanto, o Sport Insider estará presentes em todos os dias da Confut Sudamericana para acompanhar e informar seus leitores sobre um dos principais eventos do esporte sul-americano.
Nesta quinta-feira (13), diversos temas foram debatidos por importantes players do mercado esportivo da América do Sul, além da divulgação dos resultados da premiação Confut SafePlay Seguros 2023. Entre os assuntos debatidos no segundo dia de evento da Confut, estão os recentes acordos jurídicos no futebol, a importância do ESG (Environmental, Social and Governance) para o futebol e o ecossistema digital e a relação com o torcedor.
Independência do jurídico e os acordos recentes
Em uma das primeiras palestras do dia, a fundadora ACMSAdvogados, Adriana Cury, a co-fundadora do FUTJUR, Carina Ceroy, e a fundadora da Saade Malaquias Advogados Associados, Fernanda Saade, conversaram sobre como o futebol pode se profissionalizar e como o jurídico pode se tornar independente diante das novas transformações, como criação da Lei da SAF. “Eu me preocupo muito com a informalidade dos procedimentos no futebol e fico me perguntando quando é que o futebol vai deixar de ser tão informal. Não adianta se tornar SAF para se profissionalizar, isso não vem apenas da SAF”, ressaltou Fernanda Saade.
As palestrantes comentaram sobre a fragilidades de algumas leis, como a Lei Pelé, e comentaram ainda sobre a falta de comunicação dos clubes com os jogadores em relação a apostas esportivas. “Em termos de apostas esportivas, por exemplo, poucos clubes fazem uma comunicação direta com os jogadores para ensiná-los o que pode, o que não pode. Esperam a CBF resolver todas situações”, afirmou a advogada Adriana Cury.
A importância do ESG para o futebol
Em outra conferência realizada na manhã desta quinta-feira, o tema debatido foi a importância do ESG para o futebol e como as regras podem ser modificadas para criar um ambiente mais saudável, sustentável e inclusivo. Um dos participantes, o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Gustavo Delbin, comentou sobre a implementação dessa mudança na Federação, a partir de alterações em regulamentos, em uma portaria e em documentos públicos passados aos clubes.
Como exemplo, o vice-presidente da FPF comentou que o futebol feminino tem tido obrigações para melhorar o lado social. “A gente procura pensar nisso para gerar benefícios aos clubes, aos torcedores. Nós temos um poder gigantesco de convencer pessoas de que aquilo é algo necessário para uma evolução”, afirmou Delbin. “Na FPF, temos o Mauro Silva, negro, como vice-presidente. Temos várias mulheres na direção. E todos muito competentes. Temos uma facilidade grande de entrar nos lares, então precisamos criar bons exemplos”, completou.
Já o Chief Commercial Officer (CCO) da NetshoesMiners, Leonardo Máximo, ressaltou que o ESG tem que ser uma política de conduta para que as empresas sejam mais solidárias, humanas e rentáveis. “ESG não é gracinha, é motor de mercado. Pega naquele local onde dói em todo mundo, no bolso”, salientou Máximo. “O Brasil é o país que mais comete crimes contra minorias. É claro que o futebol tem uma inclusão, sobretudo com pretos jogando. É maravilhoso. Mas para além disso, o que estamos fazendo de verdade, o que estamos fazendo em termos de política? O que estamos fazendo, a partir de agora?”
Ecossistema digital e a relação com o torcedor
Em um debate liderado por uma das empresas do Grupo SISU, a Feng, os representantes da empresa especializada em engajamento de fãs debateram sobre o ecossistema digital e a criação de uma relação sólida com os torcedores. Líder de marketing digital da Feng, Ignacio Werneck explicou como a empresa utiliza os dados para desenvolver campanhas de comunicação e aproximar ainda mais o torcedor da paixão: o clube.
Com atuação em todo o ecossistema digital para engajamento do principal ativo dos clubes, o torcedor, a Feng desenvolve sistemas, produtos e estratégias baseadas em dados que estimulam e monetizam as bases das principais torcidas do país. São esses dados que ajudam no entendimento, comportamento e aproximação com cada perfil de torcedor. “A Feng entende a paixão do torcedor e quer transformar a experiência”, afirmou André Monnerat, diretor de negócios da Feng.
Já o coordenador de conteúdo da Feng, Rafael Arantes, comentou sobre o trabalho feito pela Feng Brasil nas páginas do Brasileirão, da Seleção Feminina e do Maracanã. No Brasileirão, ele destacou o trabalho de comunicação realizado para os 20 clubes da elite do futebol brasileiro. “Nós sabemos que precisamos ter uma comunicação clubista para os 20 clubes, entendendo que no ano seguinte 4 clubes serão diferentes”, salientou.
Prêmio Confut SafePlay Seguros 2023
Um dos momentos mais aguardados da Confut Sudamericana 2023 também foi realizado nesta quinta-feira: o anúncio dos vencedores da premiação Confut SafePlay Seguros 2023. Empresa especializada em seguros para a indústria do futebol, a SafePlay é a patrocinadora oficial da edição deste ano e, como parte do acordo, deu nome a competição de 16 categorias que tem como objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais do mercado da bola. Confira abaixo a lista completa dos vencedores do Confut SafePlay Seguros 2023:
- Profissional de direito desportivo: Antonio Panza (Flamengo)
- Melhores práticas de gestão: Athletico Paranaense
- Profissional de direção geral CEO: Thiaro Arruda (Botafogo)
- Profissional de finanças: Davi Gueldini (Palmeiras)
- Confederação com melhores práticas de gestão: AFA (Associação Federação de Argentina)
- Futebol Executivo Profissional: André Mazzuco (Botafogo)
- Profissional de base: João Paulo Sampaio (Palmeiras)
- Profissional de analise de desempenho: Alessandro Vieira (Botafogo)
- Profissional comercial: Luciana (Gremio)
- Profissional de comunicação: Bernardo Monteiro (Flamengo)
- Profissional de marketing esportivo: Rafael Zanetti (Estrela Bet)
- Melhor canal de TV: SPFC Play (São Paulo)
- Melhor programa de afiliados: Boca Juniors
- Melhor campanha publicitária: Pelé no dicionário (Grupo Globo!
- Melhor ação social ou sustentável: Coritiba e autismo
- Melhor acho tecnológica: Reconhecimento facial (Palmeiras)
A votação foi aberta ao público e aconteceu no site oficial da Confut Sudamericana. Para saber mais sobre o dia de abertura da Confut Sudamericana 2023, acesse aqui.
Cobertura in loco por João Pedro Farah; edição e supervisão por Guilherme Calafate.