A gigante da tecnologia Amazon está planejando um aplicativo de streaming independente ao Prime Video para transmitir exclusivamente esportes ao vivo, de acordo com o portal de notícias norte-americano The Information. A empresa vê o esporte como uma valiosa ferramenta de aquisição e retenção de público e tem montado um portfólio de direitos esportivos nos principais mercados nos últimos anos.
Atualmente, o Prime Video tem os direitos de transmissão ao vivo da National Basketball Association (NBA) no Brasil, dos jogos de quinta à noite da National Football League (NFL) nos EUA e da Premier League no Reino Unido, além de uma série de programas de entrevistas esportivas originais. A Amazon supostamente acredita que migrar esse conteúdo do aplicativo Prime Video para um destino exclusivamente dedicado aos esportes ajudará na descoberta, destacará a variedade de conteúdo esportivo disponível para assinantes e permitirá que a empresa encontre novas maneiras de monetizar suas aquisições.
O The Information observa que o executivo-chefe da Amazon, Andy Jassy, destacou recentemente o esporte ao vivo como uma prioridade fundamental no momento em que a empresa procura cortar custos em áreas não lucrativas de seus negócios. A empresa tem sido bastante oportunista em sua estratégia de aquisição de direitos esportivos, concentrando-se nos principais períodos de compras e investindo bilhões em direitos de transmissão exclusivos.
Amazon transmitirá partidas da NBA no Brasil
Em outubro do ano passado, a NBA anunciou uma parceria de vários anos com a Amazon, que adquiriu os direitos de transmissão ao vivo da liga norte-americana no Brasil. Sob o novo acordo, 87 partidas ao vivo serão transmitidas no Prime Video durante a atual temporada 2022/23, incluindo até quatro jogos semanais da NBA às terças e quintas-feiras ao longo da temporada, assim como até 24 partidas dos playoffs e uma variedade de programação original da NBA.