Os clubes de futebol já obtêm uma fatia relevante de sua receita através de seus programas de sócio torcedor. Estes programas têm como principal objetivo gerar conforto e segurança para que o sócio possa adquirir ingressos de forma antecipada e com preços atrativos para garantir o seu lugar no estádio nas partidas do clube. Entretanto, pelo fato da maioria dos clubes buscar formas de atrair também os torcedores que não frequentam os estádios para seus programas, cada vez mais eles buscam novos benefícios para seus sócios apaixonados, que vão além de ingressos e presenças em jogos.
Recentemente, houve um grande case deste tipo entre o aplicativo Zé Delivery e os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, em uma parceria que oferece cashback de 50% da mensalidade dos programas de sócio em forma de cupons de desconto para consumo no aplicativo de bebidas e snacks. O Zé, que sempre teve grande movimentação de vendas e entregas de bebidas nos dias de jogos, percebeu que se tornar parceiro oficial dos clubes pode potencializar ainda mais esse consumo, além de fidelizar esses consumidores.
Um ponto relevante a ser observado é a facilidade de integração e replicabilidade que há em parcerias com estes programas de sócio. Isso porque Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco têm um ponto muito importante em comum. A empresa que desenvolve os seus programas de sócio torcedor é mesma: a Feng. Disponibilizando toda a tecnologia de sua plataforma, a Feng conta com times de alto nível de tech e de negócios, que trabalham constantemente em desenvolvimento de sistema, inteligência de dados, comunicação e CRM para os quatro grandes clubes do RJ, além de Cruzeiro, Santos e São Paulo.
Quando os clubes possuem o mesmo sistema de sócio torcedor, as empresas têm a vida facilitada em relação à integração, atualizações de base e jornadas de CRM com segmentações de acordo com o alvo de campanhas. Em um projeto que envolve quatro clubes, o fato de terem o mesmo sistema, o mesmo processo e o mesmo time de profissionais fazendo a curadoria de todas as etapas torna tudo muito mais simples e ágil.
Com o forte crescimento que os programas de sócio tiveram desde o retorno do público aos estádios após a fase mais crítica da pandemia de Covid-19, esse é o momento ideal tanto para os clubes levarem mais benefícios a seus sócios quanto para grandes empresas alavancarem seus produtos e serviços através do consumo desse nicho tão apaixonado que é o sócio torcedor dos clubes de futebol.
“Os sócios torcedores são certamente o nicho mais engajado de qualquer torcida. Se identificam de forma profunda com seus clubes, têm uma frequência maior de consumo da marca e dão maior atenção às comunicações que recebem dos times. Por isso, são ótimo público-alvo para ativação de patrocinadores e parceiros, como o Zé Delivery percebeu”, comentou André Monnerat, diretor de negócios da Feng. “Ficamos felizes pela Feng facilitar a operação deste tipo de iniciativa, tanto pelas facilidades que nossa plataforma de tecnologia oferece quanto pelo fato de atendermos os programas de muitos dos clubes de maior torcida no Brasil.”
Algumas empresas têm o costume de investir no esporte há tempos, pois sabem do retorno que pode ser obtido. Outras estão pondo o pé na água para sentir a temperatura e notando que vale a pena. A marca que não se posiciona no esporte, inclusive neste nicho de sócios torcedores apaixonados, está navegando na contramão da forte evolução do chamado sportainment, o entretenimento esportivo que conta com uma legião de fãs super engajados mundo afora.
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