Sevilla e IBM criam ferramenta de IA para observação de jogadores

Entenda como o Sevilla pretende usar a inteligência artificial da IBM para recrutar jogadores e subir o nível do seu elenco


Por Redação

4 de fevereiro de 2024

Sevilla e IBM criam ferramenta de IA para observação de jogadores (Foto: Reprodução/Sevilla FC)

O clube de futebol espanhol Sevilla está trabalhando com a International Business Machines Corporation (IBM) para integrar a inteligência artificial generativa (Gen AI) em seus processos de recrutamento de jogadores. A equipe da La Liga trabalhou com a gigante da tecnologia para criar o ‘Scout Advisor’ – uma ferramenta de observação inteligente que faz uso de técnicas convencionais de IA e Gen AI. O Scout Advisor usa o processamento de linguagem natural (PNL) do Watson e modelos algorítmicos fundamentais para analisar continuamente o banco de dados de jogadores do clube.

Este tesouro de informações inclui dados qualitativos estruturados, como altura, peso, velocidade, gols marcados e minutos jogados, e dados não estruturados, como textos de mais de 200 mil relatórios de olheiros humanos. Esta análise fornece uma base para a aplicação de grandes modelos de linguagem (LLMs) baseados em Gen AI. Enquanto a IA convencional analisa conjuntos de dados existentes para automatizar ações, detectar padrões e fornecer recomendações, a Gen AI é capaz de criar algo totalmente novo a partir desses insights. O Scout Advisor usa vários LLMs para aumentar a precisão e a utilidade desta análise, gerando listas selecionadas de candidatos com base nos requisitos enviados e relatórios personalizados.

Sob o comando do anterior diretor esportivo Ramón Rodríguez Verdejo, mais conhecido como ‘Monchi’, o Sevilla estabeleceu uma reputação de recrutamento inteligente que permitiu ao time permanecer competitivo com times com melhores recursos na La Liga e contribuiu para o recorde de sete títulos da UEFA Europa League. O clube espera que esta última iniciativa se baseie nesse legado, permitindo-lhe combinar o melhor do olhar humano com uma visão baseada em dados, a fim de tomar decisões mais informadas e econômicas.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a IBM, pois este projeto pode ser um divisor de águas para o Sevilla FC e para toda a indústria esportiva”, disse o presidente do Sevilla, José María del Nido Carrasco. “Nossa equipe de olheiros e analistas está comprometida em encontrar os melhores jogadores para apoiar o sucesso de nossa equipe e trabalhou incansavelmente para construir um banco de dados impressionante de relatórios de jogadores, e agora, com o apoio da IBM, podemos utilizar esse ativo em todo o seu potencial.”

“Isto dá-nos uma vantagem significativa no processo de recrutamento de jogadores e permite encontrar os melhores jogadores para a nossa equipe e continuar a melhorar o nosso desempenho em campo. Acreditamos que esta colaboração terá um impacto positivo não só para o Sevilla, mas para a indústria esportiva como um todo. Com esta ferramenta, o Sevilla também demonstra que a tecnologia não é apenas um objetivo, mas uma companheira íntima na jornada rumo ao futuro da nossa entidade; faz parte do seu DNA.”

“Estamos orgulhosos de colaborar com o Sevilla para usar o poder da IA ​​generativa para ajudar a melhorar a precisão e a eficácia do seu processo de recrutamento de jogadores”, acrescentou Ana Paula Assis, gerente geral da IBM EMEA. “Com as proteções e a governança apropriadas em vigor, a IA continua a ser um divisor de águas para empresas de muitos setores que buscam modernizar as operações. Neste caso, produzindo insights confiáveis ​​e explicáveis ​​que promovam os objetivos de um clube de futebol competitivo e, ao mesmo tempo, transformem o trabalho de um olheiro de futebol.”