O Real Madrid foi apontado como o time com a média salarial anual mais alta do futebol mundial, com um valor impressionante de € 11,5 milhões, de acordo com dados fornecidos pelo banco de dados da empresa especializada Capology. Entre o elenco repleto de estrelas, os salários mais altos incluem o meio-campo alemão Toni Kroos (24 milhões de euros), o zagueiro austríaco David Alaba (22,5 milhões de euros), o vencedor da Bola de Ouro Luka Modric (21,8 milhões de euros) e a estrela de apenas 20 anos Jude Bellingham (20 milhões de euros).
Dos 23 jogadores inscritos na equipe principal, o salário médio semanal é superior a 221 mil euros. Nove jogadores do Real Madrid assinaram novos ou primeiros contratos com o clube no meio de 2023, incluindo o jogador com o salário mais alto da equipe, Kroos, que viu um enorme aumento de 90% em relação à temporada passada, quando o salário médio dos jogadores ascendia a cerca de 6 milhões de euros.
Alimentado por grandes receitas de início de temporada, o Bayern de Munique está em segundo lugar na lista, após um aumento de 109% na massa salarial. Mais notavelmente, o centroavante inglês Harry Kane tornou-se imediatamente no jogador mais bem pago do time Bávaro, com 25 milhões de euros por ano – com 11 gols em seis jogos pelos campeões alemães, ele já parece um bom investimento.
O Paris Saint-Germain, que liderou a tabela salarial em 2022/23, caiu para o terceiro lugar nesta temporada, ostentando 9,4 milhões de euros em salário médio de jogador. Independentemente disso, os campeões da Ligue1 ainda testemunharam um aumento considerável em relação à média de 6,7 milhões de euros por jogador que o clube pagou na temporada passada – apesar da ausência de Neymar, que tem um salário extremamente alto, na lista salarial da Capology deste ano, depois que o craque brasileiro se transferiu para o Al-Ahli.
O PSG ainda tem o jogador mais bem pago do futebol europeu, Kylian Mbappé, cujo contrato base o faz ganhar 1,38 milhões de euros por semana, mais do que o triplo de qualquer outro jogador parisiense, além de um bônus de fidelidade de 60 milhões de euros.
Apesar de perder para o Real Madrid e o Bayern de Munique no que diz respeito ao maior salário médio dos jogadores, o PSG detém o título de maior média salarial por ter um plantel maior, pagando 5,4 milhões de euros por semana aos seus jogadores. O Real Madrid segue com 5,1 milhões de euros em despesas semanais com jogadores, consideravelmente mais do que os 2,6 milhões de euros que o clube estava pagando na temporada anterior.
Manchester City e Barcelona completam a lista dos cinco primeiros, com 8,9 milhões de euros e 7,8 milhões de euros em médias de salários dos jogadores, respectivamente. Os dados da Capology também revelam que o Arsenal registou o crescimento mais substancial nos salários médios dos jogadores entre os dez principais clubes de futebol. Na temporada anterior, a equipe da Premier League pagou em média 2,8 milhões de euros aos seus jogadores titulares. Este montante disparou 164% numa comparação temporada após temporada, subindo para 7,5 milhões de euros na temporada 2023/24.
Notícias relacionadas
A ilha de Nauru planeja sua primeira partida internacional de futebol
10 de setembro de 2024