Brasileirão 2025: Adidas e Umbro dominam a Série A

Marcas contam com quatro clubes cada na elite, mas Nike promete mudar esse cenário em breve


Por Raphael Fernandes

12 de abril de 2025

Depay, craque do Brasileirão 2025 Créditos: Nathalia Teixeira

Não é novidade que a Adidas é uma referência no meio esportivo. Presente nas principais ligas de futebol do mundo, a marca alemã também se destaca no Brasil. Dos 20 clubes da Série A do Brasileirão 2025, quatro são patrocinados pela fornecedora: Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Internacional.

Outra marca com forte presença no futebol brasileiro é a Umbro. A empresa inglesa fornece material esportivo para Fluminense, Grêmio, Santos e Sport Recife. Completando o pódio, aparece a Puma, que tem investido cada vez mais no país. Além da parceria de longa data com o Palmeiras, os alemães fecharam acordos com Bragantino e Bahia para 2025.

Mas e a Nike?

A Nike tem tido uma participação discreta no futebol brasileiro nos últimos anos, mas esse cenário deve mudar a partir de 2025. De acordo com o Globo Esporte, o Vasco não renovará seu contrato com a Kappa, que se encerra no fim deste ano. Apesar de ter recebido propostas da Diadora, Puma e da própria Kappa, o clube carioca optou por aceitar a oferta da Nike, cujos valores ainda não foram divulgados.

Além do Vasco, a Nike já havia acertado com o Atlético-MG para 2026 e, agora, busca expandir sua presença no Sul do país. A marca norte-americana apresentou uma proposta ao Grêmio, que está em fim de contrato com a Umbro após 11 anos de parceria. Atualmente, o único clube brasileiro patrocinado pela fornecedora é o Corinthians, cujo contrato vence no final do ano. No entanto, uma cláusula de renovação automática deve estender o vínculo até 2029.

Por que a Nike quer investir no Brasil?

Segundo o balanço divulgado pelo Grupo SBF, responsável pela operação da Nike no Brasil, o faturamento bruto da Fisia cresceu 60% em três anos, alcançando R$ 5,1 bilhões em 2023. Considerando a rede varejista Centauro, que também faz parte do grupo, o valor total chega a R$ 9 bilhões.

Por ser uma loja esportiva, a tendência é que as vendas da Centauro aumentem em 2026, impulsionadas pela presença da Nike em clubes de massa como Atlético-MG, Corinthians, Grêmio e Vasco. Além disso, a marca busca fortalecer sua imagem no país visando o ciclo da Copa do Mundo de 2026, onde o mercado brasileiro, um dos maiores consumidores de artigos esportivos do mundo, terá papel fundamental na estratégia global da empresa.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.