Premier League 2022/23: um resumo dos detalhes comerciais

Com o início da nova temporada da Premier League, a SportsPro Media apresentou seu resumo anual sobre todos os detalhes comerciais da liga


Por Redação

9 de agosto de 2022

Premier League 2022/23: um resumo dos detalhes comerciais Premier League 2022/23: um resumo dos detalhes comerciais

A 31ª temporada da Premier League teve início na última sexta-feira (5), com o confronto entre Arsenal e Crystal Palace, no Selhurst Park. A primeira divisão do futebol inglês começou uma semana antes do normal nesta temporada para acomodar uma pausa no calendário para a Copa do Mundo do Qatar, que terá início em novembro. Apesar dos desafios de calendário impostos pela Copa do Mundo para a atual temporada, a Premier League continua a florescer comercialmente.

Segundo a empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores Statista, a receita combinada dos 20 clubes da competição durante a campanha 2021/22 foi de cerca de € 6,1 bilhões (US$ 6,2 bilhões), o que coloca a liga inglesa bem à frente das outras grandes ligas europeias, com um valor próximo das duas ligas seguintes combinadas – a La Liga arrecadou um total de US$ 3,5 bilhões e a Bundesliga seguiu com US$ 3,1 bilhões. Com esta temporada marcando o início um ciclo de três anos em que a Premier League arrecadará mais de US$ 12,1 bilhões em receita de direitos de mídia, essa diferença só tende a aumentar.

Diante da expectativa em torno da atual temporada, a empresa britânica de mídia e eventos de negócios esportivos SportsPro Media publicou seu guia comercial anual da Premier League no mesmo dia do jogo de estreia do campeonato, fornecendo um resumo de todas as equipes, todos os patrocinadores e todos os principais acordos de TV para a temporada 2022/23. Confira as principais informações e detalhes comerciais divulgadas pela SportsPro.

Valor dos direitos de mídia da Premier League

Em uma crescente constante ao longo dos últimos anos – com exceção do período entre 2019 e 2022, que foi afetado pela pandemia de Covid-19 –, os valores dos direitos de mídia da atual temporada da Premier League, a primeira do triênio 2022-2025, marcam a primeira vez em que a receita de direitos de mídia obtida de contratos internacionais tem um valor superior aos acordos domésticos. A tabela abaixo demonstra a evolução desses valores ao longo da última década.

PeríodoValor dos acordos nacionaisValor dos acordos internacionaisValor total
2007-2010US$ 1,67 bilhãoUS$ 1,49 bilhãoUS$ 3,16 bilhões
2010-2013US$ 2,52 bilhõesUS$ 2,22 bilhõesUS$ 4,74 bilhões
2013-2016US$ 4,02 bilhõesUS$ 3,54 bilhõesUS$ 7,56 bilhões
2016-2019US$ 6,62 bilhõesUS$ 5,1 bilhõesUS$ 11,72 bilhões
2019-2022US$ 6,02 bilhõesUS$ 5,25 bilhõesUS$ 11,27 bilhões
2022-2025US$ 6,3 bilhõesUS$ 6,55 bilhõesUS$ 12,85 bilhões
Premier League 2022/23: um resumo dos detalhes comerciais

Clubes que mais lucraram com premiações em 2021/22

Assim como a Premier League, os clubes que participam da competição também estão entre os que mais geram receita no planeta e uma das principais fontes de renda são as premiações recebidas pelo desempenho nas competições nacionais. Saiba quais são os dez clubes ingleses que mais geraram receita com premiações na temporada 2021/22, em uma lista com estimativas baseadas em relatórios do portal Planet Football:

  1. Manchester City – US $ 96,6 milhões
  2. Liverpool – US$ 94,5 milhões
  3. Chelsea – US$ 86,4 milhões
  4. Tottenham Hotspur – US$ 85,9 milhões
  5. Arsenal – US$ 85,4 milhões
  6. Manchester United – US$ 79,4 milhões
  7. West Ham United – US$ 71,6 milhões
  8. Leicester City – US$60,3 milhões
  9. Newcastle United – US$ 56,4 milhões
  10. Brighton & Hove Albion – US$ 56,4 milhões
Premier League 2022/23: um resumo dos detalhes comerciais
O Manchester City foi o grande campeão da Premier League 2021/22 (Foto: NBC Sports)

Emissoras oficias da Premier League

Conhecida globalmente como o campeonato de futebol mais disputado do mundo, os direitos de transmissão da primeira divisão da liga inglesa são desejados por emissoras de TV de todo o planeta. As dezenas de contratos da Premier League com emissoras de diversos países evidenciam tanto a popularidade do campeonato quanto a pluralidade de acordos de direitos de mídia entre a liga e emissoras de TV, que vão desde a ESPN, na América do Sul, até a Sky Sports, em alguns dos principais países europeus, como o próprio Reino Unido.

País/territórioEmissora(s)Duração do contrato
Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, VenezuelaESPN2022/23-2024/25
Armênia, Belarus, Geórgia, Moldova, Afeganistão, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Macau, Tajiquistão, Turcomenistão, UzbequistãoSaran2022/23-2024/25
Alemanha, Áustria, Fiji, Itália, Nova Zelândia, Suíça Sky2022/23-2024/25
AustráliaOptus2022/23-2027/28
BélgicaTelenet2022/23-2024/25
CanadáFuboTV2022/23-2024/25
ChinaiQiyi Sports, CCTV2021/22-2024/25
Coréia do Sul, JapãoEclat2022/23-2024/25
Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, PanamáViacomCBS2022/23-2024/25
Croácia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia Telekom2022/23-2027/28
Dinamarca, Estônia, Finlândia, Holanda, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia, SuéciaNENT2022/23-2027/28
EspanhaDAZN2022/23-2024/25
Estados UnidosNBC Sports2022/23-2027/28
FrançaCanal+2021/22-2024/25
PortugalEleven Sports2022/23-2024/25
Reino Unido, IrlandaSky Sports, BT Sport, Amazon2022/23-2024/25
*Confira aqui a lista completa, com todos os países e territórios.

Principais fornecedores de uniformes

Diante da audiência expressiva que a Premier League atrai para as suas partidas de alto nível, grandes empresas esportivas estão frequentemente associando as suas marcas aos clubes que disputam o campeonato inglês, como fornecedoras de uniformes e equipamentos. Atualmente, a empresa alemã Adidas é a marca que mais está presente nos uniformes das equipes da primeira divisão da Inglaterra, seguida de perto pela sua maior concorrente, a norte-americana Nike. Confira abaixo a lista completa com todos os fornecedores de uniformes da Premier League e os clubes patrocinados.

  1. Adidas – 5 clubes (Arsenal, Fulham, Leeds United, Leicester City e Manchester United)
  2. Nike – 4 clubes (Brighton & Hove Albion, Chelsea, Liverpool e Tottenham)
  3. Castore – 3 clubes (Aston Villa, Newcastle United e Wolverhampton)
  4. Umbro – 3 clubes (Bournemouth, Brentford e West Ham United)
  5. Hummel – 2 clubes (Everton e Southampton)
  6. Macron – 2 clubes (Crystal Palace e Nottingham Forest)
  7. Puma – 1 clube (Manchester City)

(Foto: IMAGO / Shutterstock)

Patrocinadores oficiais da Premier League

Além de associar a sua marca aos clubes que disputam a competição, grandes empresas também desejam patrocinar a própria liga inglesa, tendo em vista o alcance cada vez maior não só no Reino Unido e na Europa, mas em todo o mundo. Para a próxima temporada, a Premier League conta com parceiros de longa data, como a Nike e o banco britânico Barclays, mas também patrocinadores recentes, como a empresa de tecnologia e informática norte-americana, Oracle, e a marca britânica de lubrificante automotivo, Castrol.

EmpresaData de assinaturaDesignação oficial
Nike2000Bola oficial
Barclays2001Banco oficial
EA Sports2016Parceiro principal
Budweiser2019Cerveja oficial
Hublot2020Cronometrista oficial
Oracle2021Provedor oficial de nuvem
Castrol2022Parceiro oficial de óleo de motor
Bola oficial da temporada 2022/23 da Premier League (Foto: Divulgação/Premier League)

Clubes com as melhores médias de público na temporada 2021/22

Na primeira temporada em que os estádios foram utilizados com capacidade total desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, os clubes ingleses movimentaram milhares de pessoas para acompanhar de perto as partidas da Premier League. Liderada com folga pelo Manchester United – que, apesar de sua tradição, tem decepcionado os fãs nas últimas temporadas –, a lista dos clubes com as melhores médias na temporada 2021/22 tem algumas surpresas.

Em uma temporada histórica, o West Ham United terminou a competição como sétimo colocado na tabela e com a terceira melhor média de público da primeira divisão inglesa, superando gigantes como Manchester City e Liverpool – campeão e vice-campeão da Premier League 2021/22, respectivamente. Afetado pelas sanções econômicas impostas ao seu antigo dono, Roman Abramovich, o Chelsea terminou a temporada apenas como a décima melhor média de público. Confira abaixo a lista completa:

  1. Manchester United – 73.156
  2. Arsenal – 59.811
  3. West Ham United – 58.513
  4. Tottenham Hotspur – 56.523
  5. Liverpool – 53.008
  6. Manchester City – 52.738
  7. Newcastle United – 51.487
  8. Aston Villa – 41.651
  9. Everton – 38.906
  10. Chelsea – 36.443
Tradicional estádio do Manchester United, Old Trafford foi o que mais recebeu torcedores na última temporada (Foto: Reuters)

Clubes com mais seguidores nas redes sociais

Além dos milhares de torcedores que acompanham as partidas de perto, os clubes ingleses também atraem milhões de fãs nas redes sociais. Em uma lista que também tem o Manchester United como líder disparado, descubra quais são os dez clubes da Premier League com mais seguidores em seus perfis e páginas oficiais:

  1. Manchester United – 172 milhões de seguidores
  2. Chelsea – 110,3 milhões de seguidores
  3. Liverpool – 108 milhões de seguidores
  4. Manchester City – 92 milhões de seguidores
  5. Arsenal – 82,5 milhões de seguidores
  6. Tottenham Hotspur – 47,1 milhões de seguidores
  7. Leicester City – 16,7 milhões de seguidores
  8. Everton – 10 milhões de seguidores
  9. Aston Villa – 8,3 milhões de seguidores
  10. West Ham – 7,6 milhões de seguidores

*Os números de seguidores nas redes sociais são retirados do Conviva e incluem Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.