A importância e o impacto econômico da pré-temporada no futebol

Entenda a importância esportiva e econômica das campanhas de pré-temporada para os principais clubes de futebol do mundo


Por Insper Sports Business

27 de julho de 2022

Parceria Editorial

Logo Parceiro INSPER SPORTS BUSINESS
A importância e o impacto econômico da pré-temporada no futebol A importância e o impacto econômico da pré-temporada no futebol

Apesar de não estarem ocorrendo jogos oficiais nas principais competições europeias, a pré-temporada  é um período esperado por fãs do futebol, pois é neste período que são feitas as contratações que animam ou não os torcedores de um clube. Além disso, é um período muito importante esportivamente, para que os jogadores entrem no ritmo de jogo e dos treinos novamente e se entrosem com os novos reforços do time. A pré-temporada também pode ser uma ótima oportunidade de marketing para os times europeus, que normalmente jogam amistosos em países com pouca tradição no esporte, mas com um mercado crescente.

O período de pré-temporada é quando os novos contratados conhecem seus companheiros de time, os torcedores começam a criar suas expectativas para a temporada, que está prestes a começar, e os jogadores voltam de seus períodos de férias para retornar aos gramados. Porém, além de um momento de preparação, o mês de julho é de suma importância para o planejamento econômico dos grandes times europeus.

Internacionalização da pré-temporada

Nos últimos anos, as sedes dos amistosos de pré-temporada dos grandes clubes da Europa têm sido principalmente fora do continente, em países como China e Estados Unidos. A motivação para isso é impulsionar a marca do clube e o esporte para mercados emergentes, com a finalidade de conquistar fãs, gerar uma arrecadação extra e internacionalizar os clubes, como uma forma de investimento para o futuro, em um mundo cada vez mais globalizado.

Esse destaque é acompanhado fora dos gramados pela entrada de patrocínios do mundo inteiro em times e campeonatos europeus, além de se tornar cada vez mais comum empresários estrangeiros serem donos de grandes clubes, como o Manchester City (Emirados Árabes), Arsenal (Estados Unidos) e Valencia (Singapura). A internacionalização também está muito presente na estratégia de marketing dos clubes, que, atualmente, criam conteúdo em várias línguas e utilizam das diversas nacionalidades de seus jogadores para a divulgação.

International Champions Cup

Toda a revolução de como a pré-temporada é vista pelos clubes se iniciou em 2013, quando a Relevant Sports Group criou a inovadora ICC, ou International Champions Cup, com a proposta ousada de trazer a elite do futebol europeu para os Estados Unidos no começo da temporada. Times como Chelsea, Milan e Real Madrid adotaram a ideia e a primeira ICC foi realizada apenas em solo norte-americano.

O sucesso foi tamanho que, em 2014, a partida entre Manchester United e Real Madrid, no Michigan Stadium, registrou o maior público para uma partida de futebol da história dos Estados Unidos, com 109.318 espectadores. Com o êxito da proposta, a ICC se expandiu para outros países ao redor do mundo, como Austrália, China e Singapura, com o mesmo objetivo de internacionalizar os grandes clubes europeus, dando oportunidade aos fãs fora da Europa de ver os melhores jogadores do mundo em ação.

Infelizmente, em 2020, a ICC teve de ser cancelada devido à pandemia da COVID-19 e não voltou a ser realizada em 2021 ou 2022.

Pós-Pandemia

Com o controle maior da pandemia, os times voltaram de forma gradual a realizar pré-temporadas fora de suas regiões natais. Campeonatos menores como a Florida Cup, que já chegou a convidar times brasileiros como Palmeiras, São Paulo e Flamengo, voltaram a ser realizados e trouxeram grandes atrações, como Arsenal e Chelsea, para disputar partidas da pré-temporada em Orlando. Essas partidas chamaram atenção e viraram notícia nos principais portais de esporte do mundo, como a goleada do Arsenal para cima do Chelsea no último sábado.

Ainda existem casos como o do Paris Saint-Germain, que está fazendo a sua pré-temporada no Japão, jogando amistosos contra times profissionais japoneses, que estão com ritmo de jogo, já que seu campeonato nacional já está ocorrendo. O mesmo aconteceu com o Tottenham, que jogou com os All-Stars da K-League, a liga sul-coreana, e com outros times europeus, que jogaram contra times da MLS, como foi o caso do Everton, que foi goleado pelo Minnesota United.

Isso mostra que, além dos clubes europeus estarem buscando explorar o mercado fora de seu continente, em certos casos, os clubes também estão buscando jogos competitivos de alta qualidade para deixar as suas equipes em forma e entrosando os reforços para o início da temporada.

Por Enzo Carlesimo e João Vitor Bonfim

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.