A CBF lançou recentemente os perfis oficiais do Campeonato Brasileiro, o Brasileirão, nas redes sociais. Agora, a maior competição de futebol do país tem sua voz no Facebook, Twitter e Instagram. A gestão das contas é da FENG, uma das empresas que compõem a SISU Venture Partners, especializada em engajamento de fãs, que também faz o gerenciamento da presença digital do capitão do penta, Cafu.
E os resultados vêm sendo bastante positivos. Gerando interações de torcedores, clubes e até jogadores, as redes do Brasileirão são um sucesso. Com uma semana no ar, elas ultrapassaram os 80 mil seguidores – e contando. Um crescimento totalmente orgânico, gerado pela quantidade, e qualidade, do conteúdo produzido.
Conteúdo dos perfis oficiais do Campeonato Brasileiro
Gols das partidas, estatísticas de jogadores, jogos históricos relembrados todo dia, eleições da seleção da rodada, curiosidades e o acompanhamento das partidas de cada rodada. Tudo isso faz parte da rotina da equipe dedicada ao projeto, que conta com jornalistas, especialistas em mídias sociais, designers e editores de vídeo.
O movimento segue tendência internacional, já que as grandes ligas do mundo também têm a presença digital forte. Bundesliga, Serie A, Premier League, La Liga, Ligue 1. Sem falar em NBA, NFL, UFC, MLB. Todas possuem os canais bem estruturados nas mídias, e esse é o caminho que o Brasileirão deseja seguir.
Números significativos
Os números comprovam o sucesso. Desde 23 de abril, quando entraram no ar, as redes sociais registraram mais de 12,2 milhões de impressões e 250 mil engajamentos no Twitter. O alcance foi superior a 500 mil no Facebook, com mais de 70 mil engajamentos. Além de mais de 3 milhões de impressões no Instagram e 1,5 milhão nos Stories.
A FENG desenvolveu uma estratégia de comunicação para os perfis @Brasileirão e para abrir o diálogo com o torcedor. A ideia é reforçar essa importância do campeonato para o dia a dia do brasileiro. Nos grupos de WhatsApp, na conversa das peladas, nos intervalos das escolas. Não é só um jogo, é um momento. Importante na vida de cada um.
#CampeonatoDoBrasileiro
Ou seja, o Campeonato Brasileiro também é o #CampeonatoDoBrasileiro. Para divulgar essa campanha, há diversos projetos. Desde usar a primeira pessoa nos posts nas redes sociais, e passar a ideia de que o Brasileirão está falando com você, até os vídeos especiais, ativações digitais e promoções para levar mais torcedores aos estádios.
Mídias sociais no esporte
Esse é mais um exemplo do quão importante é a comunicação via mídias sociais no esporte – assim como em diversas outras áreas. Aproximar clube, jogador, marca e até campeonatos do torcedor por meio de perfis oficiais é uma estratégia que só tem a enriquecer; desde que feita, claro, de maneira profissional.
Os resultados de engajamento conquistados pelos departamentos de comunicação e agências que trabalham com isso são fundamentais para viabilizar novos investimentos. E há vagas para profissionais de diversas áreas: jornalismo, marketing, publicidade, fotografia, edição de vídeo e design, por exemplo.