O papel das redes sociais na temporada histórica do Bayer Leverkusen

Entenda como o Bayer Leverkusen se preparou para aproveitar o crescente interesse no atual campeão invicto da Bundesliga


Por Redação

16 de agosto de 2024

O Bayer Leverkusen viu um grande aumento no interesse de fãs de futebol do mundo todo graças a uma temporada fenomenal de 2023/24, na qual os comandados de Xabi Alonso entraram para a história ao se tornarem o primeiro time a conquistar a Bundesliga de forma invicta.

À medida que os torcedores se interessavam na campanha rumo à conquista histórica, o clube viu um aumento no engajamento social, alcançando três milhões de seguidores no Instagram e 300.000 inscritos no YouTube até o final da temporada. Diante do momento extremamente favorável, o time alemão precisava estar pronto para envolver seus novos seguidores com conteúdo sobre a história do time, os seus jogadores e até os seus torcedores mais fanáticos.

Felizmente, o Bayer Leverkusen estava preparado para atender à demanda adicional devido à sua parceria com o Moments Lab, uma iniciativa global dedicada a ajudar produtores de conteúdo a criar vídeos mais rapidamente, que ajudou o clube alemão a entregar clipes inovadores e cativantes nas plataformas de mídia social a partir de sua plataforma de nuvem com inteligência artificial (IA).

O Moments Lab não apenas desempenhou um papel fundamental no gerenciamento dos ativos de mídia do Leverkusen, mas a empresa também foi capaz de ajudar os campeões da Bundesliga a adotar práticas eficientes para criação de conteúdo usando as tecnologias mais modernas disponíveis. Esta foi a segunda temporada que a equipe alemã trabalhou com a empresa como parte de uma parceria de vários anos anunciada em 2022.

Como o Moments Lab ajudou a eternizar a temporada do Bayer

A capacidade de compartilhar conteúdo divertido, responder a tendências virais e fazer parte da conversa nas mídias sociais se tornou um foco importante para todos os times esportivos. Não é diferente para o Bayer Leverkusen, com uma equipe dedicada à inovação que está constantemente analisando áreas de oportunidade para determinar se elas se alinham com a estratégia do clube e se encaixam em sua filosofia geral.

Para Alexander Hartmann, chefe de inovação da Bayer 04, o Moments Lab é um exemplo de um produto inovador que foi testado e implementado com sucesso. O uso de IA pela plataforma é considerado um grande ponto positivo, pois indexa vídeos e fotos em sequências editoriais e cria bibliotecas de mídia que são facilmente pesquisáveis.

A tecnologia de IA multimodal MXT-1.5 do Moments Lab, que analisa automaticamente transmissões ao vivo e arquivos, pode executar até 15 recursos diferentes, incluindo reconhecimento facial e detecção de disparos, além de poder transcrever e traduzir falas em qualquer idioma quase em tempo real.

Isso significa que os usuários, incluindo a equipe de conteúdo do Leverkusen, podem encontrar clipes apropriados apenas pesquisando por frases-chave, enquanto os melhores trechos de fala ou música também são destacados pela plataforma. Após o apito final, basta uma hora para que a tecnologia do Moments Lab identifique cada jogador envolvido no jogo, marque e indexe cada momento e torne-o pesquisável para produtores de conteúdo.

Além disso, os logotipos de marca são facilmente detectados pelo MXT-1.5, o que é crucial para os clubes identificarem conteúdo para compartilhar com patrocinadores. Quer sejam exibidos nas camisas dos jogadores ou em um outdoor publicitário ao redor do perímetro do campo, os logotipos podem ser rastreados e marcados facilmente em tempo quase real. Isso, em última análise, permite que os parceiros de equipe compartilhem momentos do jogo como parte de seus próprios esforços de marketing – com pouco atraso.

Dessa forma, o Moments Lab ajuda as equipes de conteúdo a encontrar filmagens e imagens muito mais rápido do que antes, o que se tornou fundamental para o Leverkusen em uma temporada em que havia tantos momentos importantes para compartilhar.

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A importância de um hub de mídia centralizado

O centro de mídia do Moments Lab permite que equipes esportivas hospedem todo o seu conteúdo em um local centralizado. Isso é acessível não apenas para membros da equipe interna, mas também para patrocinadores que desejam visualizar e baixar ativos de mídia assim que eles são carregados.

Isso resolve um problema fundamental para propriedades esportivas em um momento em que mais conteúdo está sendo produzido do que nunca. Além disso, com vários indivíduos agora envolvidos na criação desse conteúdo, como fotógrafos e cinegrafistas internos, assim como aqueles que podem ter um empregador diferente, como a própria liga ou uma agência terceirizada, ter um hub de conteúdo centralizado torna mais fácil para a equipe encontrar cada material que precisa.

Além disso, os clubes estão cada vez mais atendendo a públicos globais, e alcançar sucesso como o Bayer Leverkusen fez durante a temporada 2023/24 só ajuda a aumentar o número de seguidores internacionais. A conveniência de ter uma única plataforma, portanto, permite que diferentes equipes de conteúdo baseadas em diferentes locais encontrem clipes ou imagens em seu próprio tempo e os localizem para o público que estão almejando.

O centro de mídia do Moments Lab também armazena material de décadas atrás, facilitando para os criadores de conteúdo encontrar filmagens arquivadas para usar em um reel ou vídeo, graças à funcionalidade semelhante a um mecanismo de busca da plataforma.

Processos simplificados facilitam a produção de conteúdo

Para o Leverkusen, sua abordagem de narrativa visual é sobre estar o mais próximo possível do time. Os conteúdos de vídeo visam trazer insights que os fãs não viram antes, ao mesmo tempo em que são capazes de mostrar inovações modernas, ajudando seu conteúdo a se destacar visualmente.

A equipe social do Leverkusen cria uma grande variedade de conteúdo fora do campo, incluindo vlogs e coletivas de imprensa onde perguntas são feitas por jovens torcedores, assim como momentos que podem não ser capturados pelas câmeras de televisão durante um jogo, como reações da torcida ou interações entre a comissão técnica.

O processo de publicação de todo esse conteúdo foi facilitado pela parceria do Leverkusen com o Moments Lab. Robin Klütsch, designer visual sênior em Leverkusen, diz que o processo era muito mais manual antes de usar a plataforma do Moments Lab, que via um dia inteiro de trabalho dedicado à mineração de conteúdo de um jogo de 90 minutos.

Agora, Klütsch diz que a equipe de conteúdo da empresa alemã pode se concentrar mais na pós-produção para aprimorar seus vídeos, sem precisar designar indivíduos para obter clipes. Leva apenas alguns segundos para encontrar os destaques marcados, o que ele credita como o maior benefício de usar a plataforma do Moments Lab.

A simplicidade de usar o recurso de indexação do Moments Lab significa que os produtores de mídia social do clube podem reunir vídeos ou clipes contendo momentos que normalmente são menos visíveis, como coisas na multidão ou interações menores entre jogadores e equipe. Isso ajuda a fazer com que o conteúdo do Leverkusen se destaque mais do ponto de vista narrativo em meio à enxurrada de destaques de gols que muitas contas compartilham.