NCAA: a mais prestigiada organização de esportes universitários

Saiba mais sobre a National Collegiate Athletic Association (NCAA), a mais prestigiada organização de esportes universitários


Por Insper Sports Business

10 de novembro de 2022

Parceria Editorial

Logo Parceiro INSPER SPORTS BUSINESS
NCAA: a mais prestigiada organização de esportes universitários NCAA: a mais prestigiada organização de esportes universitários

O que é a NCAA?

A National Collegiate Athletic Association (NCAA) é considerada a organização mais importante dos esportes universitários dos Estados Unidos, sendo responsável por organizar e gerenciar competições universitárias dentro de todo o território do país. Com modalidades desde o xadrez até o futebol, a associação mudou o esporte universitário norte-americano.

História da NCAA

O esporte universitário dos Estados Unidos começou de forma amadora. Entretanto, no início do século 20, Henry Mccracken organizou uma reunião entre algumas faculdades americanas para debater sobre uma possível regulamentação do esporte universitário no país. A partir dessa reunião, surgiu a Associação Atlética Intercolegial dos Estados Unidos (IAAUS), em 1906. Com o passar do tempo, a organização começou a crescer, conquistando mais espaço e reconhecimento e criando diversos campeonatos para as modalidades praticadas nas universidades. Contudo, em 2010, a organização mudou de nome para Associação Atlética Nacional Universitária (NCAA), nome que perdura até os dias de hoje.

Estrutura

A NCAA é composta por três divisões. Na Divisão 1, encontram-se faculdades que oferecem bolsas para mais de 14 esportes diferentes. Já na Divisão 2, estão as faculdades que oferecem bolsas para, ao menos, 10 esportes. Por fim, a Divisão 3 contempla as faculdades que competem em pelo menos 10 modalidades, mas que não destinam bolsas esportivas aos seus atletas. Hoje, existem 1.025 universidades associadas ao NCAA, sendo 326 na Divisão 1, 279 na Divisão 2 e 420 na Divisão 3.

Hoje, a organização conta com mais de 400 mil atletas universitários, aceitando jovens do mundo inteiro. Além disso, a NCAA trouxe uma visibilidade inimaginável ao esporte universitário americano, fazendo com que muitos campeonatos sejam até televisionados.

Receita da Associação

Em 2021, a NCAA gerou mais de 1,5 bilhões de dólares em receita após uma parada forçada gerada pela pandemia de Covid-19 – a pandemia provocou um custo de 800 milhões de dólares para a associação e para as faculdades associadas. A grande maioria dessa receita vem do contrato com a CBS and Turner, pelos direitos de transmissão da Divisão 1 do basquete masculino. Somente no ano de 2021, esse contrato rendeu à NCAA uma quantia de 850 milhões de dólares. Em 2022, a previsão é de um rendimento de cerca de 870 milhões.

A maior parte dessa receita é destinada para as mais de 1.200 universidades membros. Sendo que a maior parte vai para as 350 universidades participantes da Divisão 1, que podem participar do basquete masculino.

March Madness

O torneio March Madness, organizado pela NCAA e fundado em 1939, é considerado um dos grandes eventos esportivos dos Estados Unidos atualmente. O campeonato abrange os 68 melhores times da Divisão 1 do basquete universitário, que disputam pelo título nacional durante o mês de março.

A competição é famosa por revelar grandes jogadores para o cenário nacional, muitos inclusive são “draftados” pela NBA após uma boa atuação. Atletas como Zion Williamson, Stephen Curry e Ja Morant foram destaques do March Madness e, hoje, figuram entre os principais jogadores da melhor liga de basquete do mundo.

Muitos espectadores preferem assistir ao basquete praticado durante o March Madness do que a temporada regular da NBA, por exemplo, pelo fato dele apresentar mais fisicalidade e esforço dos jovens atletas, que estão tendo a grande chance da vida de se provar como atleta e engatar a sua carreira.

Por Felipe Levi e João Vitor Bonfim