Fundada em 1946 como Basketball Association of America (BAA), a principal organização do basquete mundial mudou o seu nome para National Basketball Association (NBA) em 1949, após se fundir com a então concorrente National Basketball League (NBL). Atualmente disputada por 30 franquias, sendo 29 delas estadunidenses e uma canadense, a NBA dará início a mais uma temporada no dia 18 de outubro de 2022.
Funcionamento da liga
Diferentemente de outras edições da NBA, a nova temporada irá seguir o mesmo panorama do semestre passado, com a divisão entre duas conferências (leste e oeste) – com 15 times para cada lado. No total, serão disputadas 82 partidas, para que, no final, as oito melhores equipes de cada lado se enfrentem na fase dos playoffs entre as suas divisões. Após três rodadas de baterias de jogos, que podem chegar até 7 partidas, os campeões de cada conferência se enfrentam para descobrir quem será o grande campeão.
Draft da NBA
Antes do início de cada temporada, a NBA promove um evento chamado Draft, no qual os jogadores oriundos principalmente de faculdades norte-americanas tentam conquistar uma das vagas para jogar de forma profissional. Cada time possui o direito de escolher dois jogadores, totalizando sessenta rodadas de escolha ao todo. A ordem de escolha é definida por meio de um sorteio em que os times com os piores desempenhos na temporada passada possuem mais chance de ganhar melhores posições. Por exemplo, no último Draft da NBA, a primeira posição foi concedida para o Orlando Magic (último colocado da conferência leste), que escolheu o jovem Paolo Banchero.
Times e atletas
No último campeonato, o Golden State Warriors foi campeão sobre o Boston Celtics por um placar de 4 jogos a 2, conquistando o quarto título da franquia nos últimos 8 anos e consolidando jogadores como Draymond Green e os Splash Brothers, Klay Thompson e Stephen Curry – que conquistou, pela primeira vez, o título de MVP das finais da NBA. Porém, a hegemonia do time comandado por Steve Kerr fez com que outras franquias ligassem o radar.
Durante a OffSeason (período em que as transferências são permitidas), muitos times foram atrás de novos reforços, como o Los Angeles Lakers, time de Lebron James e Anthony Davis, que depositou esperanças na contratação do armador Patrick Beverley para melhorar o desempenho do time, que não conseguiu se classificar para os playoffs da temporada passada.
Prêmios da NBA
Ao decorrer tanto da temporada regular quanto da final, a NBA promove premiações para destacar os profissionais presentes no esporte: técnico do ano, defensor do ano, jogador que mais evoluiu, sexto homem do ano (melhor reserva), novato do ano e, o maior de todos os prêmios, o MVP (jogador mais valioso). Na última temporada, Stephen Curry conquistou o prêmio de MVP da final enquanto Nikola Jokic foi eleito pela segunda vez o MVP da temporada regular. Além de Curry e Jokic, jogadores como Giannis Antetokounmpo, do Bucks, Joel Embiid, do 76ers, e Luka Doncic, do Mavericks, são apenas alguns dos nomes que podem concorrer a esses prêmios na temporada 2022/23, levando em conta os seus desempenhos recentes.
Impacto no mercado norte-americano
Devido ao fato da liga ser extremamente popular nos Estados Unidos, a NBA tem um impacto mercadológico muito relevante no país. Na temporada de 2021, a liga teve uma receita de 6,41 bilhões de dólares – o que ainda representa uma queda em relação a anos anteriores, que pode ser explicada pelos impactos da pandemia. Atualmente, as franquias da NBA têm, em média, um valor de mercado de 2,488 bilhões de dólares, em comparação com outras ligas estadunidenses, ela fica em segundo lugar, atrás apenas da NFL. As suas franquias mais valiosas são o New York Knicks, Golden State Warriors e Los Angeles Lakers.
Outro fator econômico muito importante são os patrocinadores, que sempre tiveram um papel importante no esporte, estando presente em diversas partes do jogo, desde os pés dos atletas até a publicidade exibida nas arenas e transmissões. Na temporada de 2020/21, a liga registrou um recorde de receita por patrocínios de 1,46 bilhões de dólares, que já foi batido na última temporada (2021/22), com um valor total de 1,6 bilhões de dólares. Atualmente, a NBA conta com um patrocínio fixo da Nike para o material esportivo de todos os times, além de outros patrocinadores importantes, que dão nome a eventos e premiações. Como, por exemplo, a fabricante coreana de automóveis Kia, que dá nome ao prêmio de MVP (jogador mais valioso) e ao tip-off (primeiro dia da temporada regular).
Desde a temporada 2017/18, a organização da liga permite que as equipes exponham patrocinadores em seu uniforme de jogo. Atualmente, empresas de diversos setores, desde o ramo da tecnologia até o mercado financeiro, se tornaram patrocinadoras das equipes e geram boa parte da receita anual das franquias. Contudo, os patrocínios não param por aí e estão presentes até nos pés dos jogadores, como na parceria entre o astro Giannis Antetokounmpo e a Nike, que inclui 3 ‘signature models’ do atleta e 10 milhões de dólares por ano.
Impacto no mercado brasileiro e global
Além de ser uma força consolidada no mercado estadunidense, a NBA vem crescendo cada vez mais globalmente. Esse crescimento pode ser observado tanto pelo número cada vez maior de jogadores estrangeiros na liga quanto pelo valor pago por emissoras de fora dos Estados Unidos para transmitir os jogos, que, no total, chega a quase meio milhão de dólares. Em busca de perpetuar essa expansão e divulgar a liga em mercados com alto potencial de crescimento, a NBA também vem promovendo diversos jogos de pré-temporada ao redor do mundo. Nesta temporada, foram promovidas partidas nas cidades de Saitama, no Japão, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Em relação ao Brasil, a popularidade da liga no país vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, registrando um crescimento de 50% de 2019 a 2021 e chegando a 45 milhões de fãs, segundo o Ibope Repucom – sendo o país com o segundo maior mercado fora da América do Norte, atrás apenas da China. Este crescimento é fortemente impulsionado pela própria liga, que tem diversas ações de marketing no país, como a NBA House, um evento da liga durante as finais. Além disso, existem 21 lojas oficiais da NBA no Brasil atualmente, que comercializam produtos oficiais da liga e das franquias.
Outro fator importante para o crescimento é a diversificação nas transmissões dos jogos da liga no país. As transmissões podem ser constantemente encontradas em redes de TV fechadas, como SporTV e ESPN, na TV aberta, na Rede Bandeirantes, e também na internet, pelo serviço da própria liga, o NBA League Pass, pelo YouTube e pela plataforma de streaming Twitch, no canal do streamer Alexandre “Gaules”, que atingiu um pico de 142 mil espectadores simultâneos.
Esse crescimento expressivo naturalmente atrai patrocinadores e a liga possui acordos exclusivos para o mercado brasileiro, que promovem ações de marketing conjuntas com a liga, como o Subway, que desenvolveu lanches para os times, a Sadia e o Cinemark, que veicularam propagandas exclusivas relacionadas à liga e às suas franquias. A força dos patrocinadores é explicitada pela receita da Band em patrocínios com a NBA apenas no ano de 2021, que chegou a aproximadamente 100 milhões de reais.
Por Eduardo Rezende e Enzo Carlesimo