Lionel Messi é eleito o atleta mais comercializável do mundo em 2023

Aliada aos recordes e troféus, uma imagem cuidadosamente elaborada faz de Messi uma aposta segura para seus parceiros de marca


Por Redação

23 de outubro de 2023

Lionel Messi é eleito o atleta mais comercializável do mundo em 2023 (Foto: Zesan H. / Unsplash)

As razões pelas quais uma empresa gostaria que Messi apoiasse os seus produtos são óbvias. O quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões da UEFA levou para casa a Bola de Ouro sete vezes e detém vários outros recordes impressionantes que provavelmente nunca serão alcançados. Além disso, Messi possui mais de 600 milhões de seguidores apenas em suas contas do Instagram e do Facebook, e onde quer que ele vá, essa comunidade online raramente fica para trás. Todos esses fatores foram fundamentais para que Messi liderasse a lista dos 50 atletas mais comercializáveis ​​do mundo (50 milhões) da SportsPro este ano.

Dessa forma, o jogador de 36 anos é capaz de se tornar ainda mais relevante, mesmo quando se aproxima do fim de sua carreira. Segundo a Forbes, Messi, receberá US$ 65 milhões de ganhos fora de campo em 2023, o que, combinado com os US$ 65 milhões que recebe como salário, o torna o segundo atleta mais bem pago do mundo. Na maior parte, o que Messi garante para as empresas é que estará nas manchetes pelos motivos certos, o que se tornou mais evidente durante a última janela de transferências.

Com muitos jogadores de alto nível sendo atraídos para a Arábia Saudita, o craque roubou a cena ao anunciar sua transferência para se juntar ao Inter Miami na Major League Soccer (MLS). A transferência já teve um impacto comercial significativo em seu novo clube, na MLS, e até em outros times, que aumentaram significativamente os preços dos ingressos para os jogos quando Messi chega à cidade. A sua presença também despertou o interesse da Apple, parceira de transmissão da liga norte-americana, que viu os assinantes do MLS Season Pass oferecerem mais que o dobro desde a chegada de Messi.

Em contramão à ascensão de Messi – que foi da quinta para a primeira posição em comparação ao ano passado -, estão Cristiano Ronaldo e Neymar. Dois dos maiores nomes contratados para disputar a Saudi Pro League, os atletas tiveram uma queda impressionante na lista dos atletas mais comercializáveis do mundo. Enquanto o CR7 despencou da primeira posição da lista para a vigésima sétima, o craque brasileiro caiu catorze posições, indo da 17ª posição para a 31ª – ainda assim, ele é o único representante brasileiro entre os top 50.

Os atletas mais comercializáveis do mundo em 2023

Desenvolvida em colaboração com o NorthStar Solutions Group, a metodologia utilizada pela SportsPro para produzir a lista deste ano combinou uma infinidade de fatores, desde análise de dados individuais e monitoramento avançado de mídia social, até avaliações econômicas e insights do consumidor do mundo real. Para o top 5 deste ano, Lionel Messi é acompanhado por LeBron James, Alex Morgan, Giannis Antetokounmpo e Megan Rapinoe. Confira abaixo as 20 primeiras posições da lista dos 50 atletas mais comercializáveis do mundo em 2023, segundo a SportsPro:

  1. Lionel Messi
  2. LeBron James
  3. Alex Morgan
  4. Giannis Antetokounmpo
  5. Megan Rapinoe
  6. Mikaela Shiffrin
  7. Lewis Hamilton
  8. Simione Biles
  9. Kylian Mbappé
  10. Max Verstappen
  11. Novak Djokovic
  12. Coco Gauff
  13. Stephen Curry
  14. Naomi Osaka
  15. Lucy Bronze
  16. Robert Lewandowski
  17. Lia Williamson
  18. Aryna Sabalenka
  19. Anjo Reese
  20. Afonso Davies

Confira a lista completa dos 50 atletas mais comercializáveis da SportsPro.