As razões pelas quais uma empresa gostaria que Messi apoiasse os seus produtos são óbvias. O quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões da UEFA levou para casa a Bola de Ouro sete vezes e detém vários outros recordes impressionantes que provavelmente nunca serão alcançados. Além disso, Messi possui mais de 600 milhões de seguidores apenas em suas contas do Instagram e do Facebook, e onde quer que ele vá, essa comunidade online raramente fica para trás. Todos esses fatores foram fundamentais para que Messi liderasse a lista dos 50 atletas mais comercializáveis do mundo (50 milhões) da SportsPro este ano.
Dessa forma, o jogador de 36 anos é capaz de se tornar ainda mais relevante, mesmo quando se aproxima do fim de sua carreira. Segundo a Forbes, Messi, receberá US$ 65 milhões de ganhos fora de campo em 2023, o que, combinado com os US$ 65 milhões que recebe como salário, o torna o segundo atleta mais bem pago do mundo. Na maior parte, o que Messi garante para as empresas é que estará nas manchetes pelos motivos certos, o que se tornou mais evidente durante a última janela de transferências.
Com muitos jogadores de alto nível sendo atraídos para a Arábia Saudita, o craque roubou a cena ao anunciar sua transferência para se juntar ao Inter Miami na Major League Soccer (MLS). A transferência já teve um impacto comercial significativo em seu novo clube, na MLS, e até em outros times, que aumentaram significativamente os preços dos ingressos para os jogos quando Messi chega à cidade. A sua presença também despertou o interesse da Apple, parceira de transmissão da liga norte-americana, que viu os assinantes do MLS Season Pass oferecerem mais que o dobro desde a chegada de Messi.
Em contramão à ascensão de Messi – que foi da quinta para a primeira posição em comparação ao ano passado -, estão Cristiano Ronaldo e Neymar. Dois dos maiores nomes contratados para disputar a Saudi Pro League, os atletas tiveram uma queda impressionante na lista dos atletas mais comercializáveis do mundo. Enquanto o CR7 despencou da primeira posição da lista para a vigésima sétima, o craque brasileiro caiu catorze posições, indo da 17ª posição para a 31ª – ainda assim, ele é o único representante brasileiro entre os top 50.
Os atletas mais comercializáveis do mundo em 2023
Desenvolvida em colaboração com o NorthStar Solutions Group, a metodologia utilizada pela SportsPro para produzir a lista deste ano combinou uma infinidade de fatores, desde análise de dados individuais e monitoramento avançado de mídia social, até avaliações econômicas e insights do consumidor do mundo real. Para o top 5 deste ano, Lionel Messi é acompanhado por LeBron James, Alex Morgan, Giannis Antetokounmpo e Megan Rapinoe. Confira abaixo as 20 primeiras posições da lista dos 50 atletas mais comercializáveis do mundo em 2023, segundo a SportsPro:
- Lionel Messi
- LeBron James
- Alex Morgan
- Giannis Antetokounmpo
- Megan Rapinoe
- Mikaela Shiffrin
- Lewis Hamilton
- Simione Biles
- Kylian Mbappé
- Max Verstappen
- Novak Djokovic
- Coco Gauff
- Stephen Curry
- Naomi Osaka
- Lucy Bronze
- Robert Lewandowski
- Lia Williamson
- Aryna Sabalenka
- Anjo Reese
- Afonso Davies
Confira a lista completa dos 50 atletas mais comercializáveis da SportsPro.