A FIFA lançou seu próprio videogame para celular, chamado AI League, que marca o primeiro título a ser lançado pelo órgão regulador do futebol mundial desde que se separou da editora EA Sports no ano passado. AI League não é uma simulação no estilo da série FIFA mais vendida, mas sim um jogo de futebol casual ‘quatro contra quatro’ jogado entre personagens controlados por IA. Os jogadores atuam como treinadores, definindo táticas e treinando jogadores, intervindo em momentos específicos das partidas.
O jogo inclui a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, apesar da conclusão do torneio em dezembro do ano passado, e está atualmente disponível no sistema operacional móvel Android do Google, com uma versão iOS a ser disponibilizada em breve. O AI League, desenvolvido pela Altered State Machine, foi detalhado pela primeira vez em novembro passado, juntamente com uma série de aplicativos Web 3.0 e metaversos projetados para aprofundar o envolvimento dos fãs e atrair o público mais jovem.
Outras iniciativas incluem uma parceria com o metaverso Upland, um ambiente Roblox e o Matchday Challenge, um jogo de previsão social baseado em cartas negociáveis.
A separação da FIFA com a EA Sports chocou o mundo dos esportes e dos jogos. A parceria de três décadas foi uma poderosa ferramenta de engajamento de torcedores e uma lucrativa fonte de receita para a FIFA. Além das crescentes demandas financeiras da FIFA, uma das razões por trás da separação foi o desejo da EA de organizar mais torneios de e-sports e liberar tokens não fungíveis (NFTs) baseados na série. A FIFA acreditava que tal exclusividade a impediria de buscar outras oportunidades digitais que poderiam render ainda mais receitas.
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