A receita de patrocínio de times da Major League Soccer (MLS) aumentou para um recorde de US$ 587 milhões em 2023, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, de acordo com um estudo da SponsorUnited.
- As marcas financeiras, de saúde e de seguros lideraram, gastando US$ 92 milhões, US$ 79 milhões e US$ 47 milhões, respectivamente;
- Adidas, Continental e BodyArmor foram as marcas mais ativas em número de ativações ou sinalização por equipe nesta temporada, com 30, 30 e 28 negócios;
- A categoria financeira registou o maior número de novos negócios de marca nesta temporada, com 32, quase metade dos quais na subcategoria de serviços de investimento;
- As subcategorias token não fungível (NFT) e apostas e daily fantasy tiveram a queda mais significativa, com quedas de 17 e 8 acordos de patrocínio, respectivamente;
- O Sporting Kansas City continua a liderar todas as equipas da MLS em acordos de patrocínio com 125, seguido pelo Austin FC (111) e pelo FC Cincinnati (107);
- O Sporting Kansas City possui 13% mais acordos de patrocínio do que o segundo colocado;
- Lionel Messi, do Inter Miami, lidera todos os jogadores com 21 acordos de patrocínio;
- Os cinco primeiros ficaram com Kellyn Acosta do Los Angeles FC (13 acordos), Javier Hernandez do Los Angeles Galaxy (11), Walker Zimmerman do Nashville SC (10) e Hector Herrera do Houston Dynamo (7).
Com mais de um milhão de espectadores em seus maiores jogos e um aumento de cinco por cento no público, para quase 11 milhões de participantes, a MLS colheu os benefícios do aumento da exposição, de acordo com o ‘Relatório de parcerias de marketing da MLS de 2023’ do SponsorUnited. Isso resultou em um aumento de 16% nos acordos de patrocínio nesta temporada. O número médio de patrocínios por equipe também aumentou de 65 para 75, com mais da metade dos clubes registrando aumentos de dois dígitos nas negociações.
“O aumento na receita de patrocínio de times da MLS para mais de meio bilhão de dólares é um testemunho notável da crescente proeminência da liga e de sua capacidade de aproveitar a emoção global da Copa do Mundo, o poder de estrela de Messi e a parceria com a Apple”, disse Bob Lynch, fundador e executivo-chefe da SponsorUnited.
“Além disso, é importante lembrar que o investimento da liga na expansão agressiva dos clubes (nove mercados adicionados ao longo de sete anos) tem sido fundamental para impulsionar o envolvimento dos torcedores e o crescimento das receitas. Esses fatores ressaltam a crescente influência da MLS no cenário esportivo global, tornando este um momento emocionante para o futebol na América do Norte.”
O Inter Miami espera continuar aproveitando o ‘efeito Messi’ que tem desfrutado desde que o astro do futebol argentino, eleito o atleta mais comercializável do mundo em 2023, assinou pelo time. Segundo o diretor de negócios da franquia, Xavier Asensi, o Inter Miami terá gerado um recorde para o clube de US$ 120 milhões em 2023, mais que o dobro dos US$ 50 milhões de 2022. A expectativa na próxima temporada é bater US$ 200 milhões.
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