Adidas é a marca mais vitoriosa da história da Eurocopa

Após 12 anos de jejum, fornecedora alemã tenta retornar ao topo com a finalista Espanha; Puma é a atual "campeã" do torneio


Por Raphael Fernandes

11 de julho de 2024

Uma arte com Lamine Yamal, destaque da Eurocopa. Créditos: Nathalia Teixeira

Espanha e Inglaterra vão decidir a Eurocopa 2024 neste domingo (14), às 16h, no Estádio Olímpico de Berlim. Maior campeã do torneio ao lado da Alemanha, a Fúria deposita as esperanças do tetracampeonato nos pés de Rodri e Lamine Yamal. Mas os possíveis candidatos a melhor do mundo – Jude Bellingham e Harry Kane – farão de tudo para levar a taça inédita para as terras inglesas.

Outro motivo que faz a partida ser tão emblemática é o retorno da Adidas para uma final de Eurocopa. Desde a criação do torneio, em 1960, a marca alemã esteve presente em 12 finais, tendo dado sorte a oito campeões. Se levarmos em conta a Erima – subsidiária da Adidas na década de 70 – a fornecedora também foi campeã em 1972 com a Alemanha e bateu na trave com os alemães em 1976.

Entretanto, há oito anos as coisas começaram a mudar de figura para a Adidas. Depois da inesquecível goleada da Espanha sobre a Itália por 4 a 0 em 2012, a Nike levou a melhor com Portugal em 2016 e a Puma deu a volta por cima com os italianos em 2020. A seguir, veja a lista completa dos vencedores do torneio com seus respectivos fornecedores esportivos:

Campeões da Eurocopa (1960-)

Uma timeline com todos os vencedores da Eurocopa, e seus respectivos fornecedores esportivos.
Dos oito títulos da Adidas, dois foram com a Espanha (Créditos: Nathalia Teixeira)

Atrás da marca alemã, vêm Deportes Condor, Hummel, Landoni, Nike e Puma, com uma conquista cada. De acordo com o Football Kit Archive, União Soviética, em 1960, e a Tchecoslováquia, em 1976, utilizavam uniformes produzidos internamente, sem um fornecedor específico conhecido. Naquela época, era comum essa prática, pois as grandes marcas não estavam totalmente ligadas ao futebol.

União Soviética durante uma partida de Eurocopa.
Com uma pegada mais “clean”, uniforme da União Soviética era um dos mais bonitos na década de 60.

Outro fato curioso é a ascensão da Nike na Europa. Dos 24 participantes desta edição do torneio, nove são representadas pela marca norte-americana. Além disso, a fornecedora esteve presente em cinco das últimas seis finais, promovendo, inclusive, uma decisão de “irmãos”, entre Portugal e França na Eurocopa 2016.