As transmissões esportivas gratuitas contribuíram com 4,9 bilhões de euros (26,8 bilhões de reais) para a economia europeia e apoiaram mais de 60.000 empregos em 2022, de acordo com um relatório encomendado pela União Europeia de Radiodifusão (UER).
O relatório intitulado ‘O impacto econômico das atividades esportivas dos meios de comunicação de serviço público‘, produzido pela Oxford Economics, avaliou o impacto de 188.000 horas de transmissões esportivas gratuitas na rádio e na televisão de 44 emissoras de serviço público da EBU em 31 países. O que incluiu grandes eventos, como a Copa do Mundo da FIFA e o Campeonato Mundial de Atletismo. O relatório também incluiu o envolvimento online dos fãs de esporte através de websites, aplicações e redes sociais.
De acordo com o relatório, o impacto direto mostrou que a produção e difusão de conteúdos esportivos de meios de comunicação de serviço público contribuíram com aproximadamente 900 milhões de euros (4,9 bilhões de reais) para o produto interno bruto (PIB) e empregaram mais de 5.000 trabalhadores. Cada trabalhador gerou um valor econômico estimado em 166.000 euros (908.710 reais), valor significativamente acima da média regional.
Já em relação ao impacto indireto, as despesas dos membros da UER em bens e serviços, incluindo câmaras, direitos de comunicação social, catering e serviços de edição, geraram 2,7 bilhões de euros adicionais (14,7 bilhões de reais) no PIB e apoiaram mais de 38.000 empregos em toda a região. Os gastos com direitos esportivos desempenharam um papel fundamental na promoção deste impacto, acrescenta o relatório.
Na terceira área, impacto induzido, a atividade econômica gerada pelos salários pagos aos funcionários membros da UER e aos que fazem parte da sua cadeia de abastecimento levou a uma contribuição adicional de 1,4 bilhões de euros (7,66 bilhões de reais) para o PIB e apoiou 16.420 empregos adicionais.
Além desses benefícios econômicos, o relatório observou como a exposição midiática pode ajudar a aumentar e expandir a base de fãs dos esportes emergentes, resultando num aumento das receitas de bilheteira e do merchandising. O relatório também destacou como a cobertura esportiva é um catalisador para benefícios sociais mais amplos, como a promoção da participação esportiva de base, da saúde e do bem-estar.
“A nossa análise revela uma relação simbiótica entre as transmissões esportivas gratuitas e a vitalidade econômica, ilustrando os efeitos em cascata de longo alcance desta indústria dinâmica em todo o continente”, disse Doug Godden, economista-chefe da Oxford Economics e autor do relatório. “Além disso, oferecer ação esportiva gratuitamente ao público tem grande valor para o público dos países onde os membros da UER operam.”
Notícias relacionadas
LeBron James enfrenta desgaste físico e coloca futuro dos Lakers e da NBA em xeque
21 de dezembro de 2024