A Saudi Pro League (SPL) gastou quase um bilhão de dólares em transferências de jogadores este verão e sinalizou grandes ambições que incluem jogar na UEFA Champions League, mas a controversa competição tem muito trabalho a fazer para atingir os seus objetivos.
Com pouco mais de um mês de temporada, os jogos do SPL têm uma média de 8.500 torcedores por jogo, um aumento de 24% em relação ao público do ano passado, mas muito abaixo dos 40.000 que a Premier League, por exemplo, teve em média na temporada passada – a única competição a superar a SPL neste janela de transferências do verão.
Nesta temporada, a SPL tem uma variedade de acordos de mídia em todo o mundo com empresas como a Fox Sports nos EUA, assim como um acordo no Reino Unido com a DAZN supostamente no valor de US$ 500 mil. Enquanto a Premier League arrecada mais de 3 bilhões de dólares anualmente com os seus acordos de direitos de comunicação social.
Esta semana, quatro clubes da Saudi Pro League começaram a jogar em grupo na Liga dos Campeões Asiáticos – que premiará o clube vencedor com US$ 4 milhões. Na temporada passada, o Manchester City arrecadou US$ 22 milhões pelo título na Liga dos Campeões da UEFA.
Embora os clubes da SPL apoiados pelo Fundo de Investimento Público de mais de 700 bilhões de dólares da Arábia Saudita não precisem necessariamente de um influxo de prêmios em dinheiro, taxas de direitos de transmissão ou vendas de bilhetes neste momento, a diferença de receitas entre a liga saudita e os seus rivais europeus é extremamente evidente.