Estádio em reforma desde 2021 lidera a lista com acordo bilionário; confira os detalhes
Créditos: Nathalia Teixeira
Uma das estratégias adotadas pelos clubes brasileiros para aumentar a receita anual é a venda de naming rights. Dos 18 estádios que serão utilizados no Brasileirão 2025, seis já cederam os direitos de nome para empresas. Além disso, Ceará e Fortaleza estão em processo de negociação com a CearaPar — estatal vinculada à Secretaria da Fazenda do Governo do Estado — para fazer o mesmo com a Arena Castelão.
Prática comum na Europa, os contratos de naming rights chegaram ao Brasil em 2005, quando a Arena da Baixada, do Athletico-PR, passou a se chamar Kyocera Arena. Desde então, clubes como Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos seguiram essa tendência. Curiosamente, o maior acordo nacional dessa categoria não pertence a um clube da Série A, mas sim à concessionária Allegra Pacaembu.
Previsto para ser reinaugurado em 25 de janeiro de 2025, aniversário da cidade de São Paulo e data da final da Copinha, o Pacaembu teve seus naming rights vendidos ao Mercado Livre por R$ 1 bilhão, em um contrato de 30 anos. Em segundo lugar, está o Santos – dono da Vila Belmiro – que firmou um acordo com a empresa Viva Sorte por R$ 150 milhões em agosto de 2024. Confira a lista completa abaixo:
Com a recente compra do terreno do Gasômetro, o Flamengo também está no caminho de fechar um acordo de naming rights, mesmo com a previsão do estádio ficar pronto apenas em 2028. A ideia é que a futura arena tenha capacidade para 80 mil pessoas, com estimativa de investimento entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões. Um valor que deve ser recuperado com a cessão do nome para alguma empresa.
Destaque dos Reds na temporada — com 32 gols e 23 assistências em 46 partidas…
Liga concede direitos de marketing a três franquias nos Emirados Árabes Unidos e sinaliza interesse…
Da tradição centenária ao streaming de última geração, a MLB abraça a transformação digital para…
Acordo multimilionário posiciona a Meta como primeira “parceira de tecnologia para fãs” da organização de…
Marcas contam com quatro clubes cada na elite, mas Nike promete mudar esse cenário em…
Entenda a ascensão da equipe que levou a cultura geek para o centro do octógono…