Mercado

Saiba quais são os maiores naming rights do Brasil

Estádio em reforma desde 2021 lidera a lista com acordo bilionário; confira os detalhes

Uma das estratégias adotadas pelos clubes brasileiros para aumentar a receita anual é a venda de naming rights. Dos 18 estádios que serão utilizados no Brasileirão 2025, seis já cederam os direitos de nome para empresas. Além disso, Ceará e Fortaleza estão em processo de negociação com a CearaPar — estatal vinculada à Secretaria da Fazenda do Governo do Estado — para fazer o mesmo com a Arena Castelão.

Prática comum na Europa, os contratos de naming rights chegaram ao Brasil em 2005, quando a Arena da Baixada, do Athletico-PR, passou a se chamar Kyocera Arena. Desde então, clubes como Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos seguiram essa tendência. Curiosamente, o maior acordo nacional dessa categoria não pertence a um clube da Série A, mas sim à concessionária Allegra Pacaembu.

Previsto para ser reinaugurado em 25 de janeiro de 2025, aniversário da cidade de São Paulo e data da final da Copinha, o Pacaembu teve seus naming rights vendidos ao Mercado Livre por R$ 1 bilhão, em um contrato de 30 anos. Em segundo lugar, está o Santos – dono da Vila Belmiro – que firmou um acordo com a empresa Viva Sorte por R$ 150 milhões em agosto de 2024. Confira a lista completa abaixo:

Maiores Naming Rights do Brasil

Maiores naming rights do BrasilMaiores naming rights do Brasil
Com seis estádios na lista, o estado de São Paulo domina o universo de naming rights (Créditos: Nathalia Teixeira)

Com a recente compra do terreno do Gasômetro, o Flamengo também está no caminho de fechar um acordo de naming rights, mesmo com a previsão do estádio ficar pronto apenas em 2028. A ideia é que a futura arena tenha capacidade para 80 mil pessoas, com estimativa de investimento entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões. Um valor que deve ser recuperado com a cessão do nome para alguma empresa.

Artigos Recentes

Salah renova com o Liverpool e se torna o segundo jogador mais bem pago da Premier League

Destaque dos Reds na temporada — com 32 gols e 23 assistências em 46 partidas…

% dias atrás

NFL mira expansão no Oriente Médio e cogita jogo em Abu Dhabi

Liga concede direitos de marketing a três franquias nos Emirados Árabes Unidos e sinaliza interesse…

% dias atrás

MLB: como a liga de beisebol se reinventou com inovação digital

Da tradição centenária ao streaming de última geração, a MLB abraça a transformação digital para…

% dias atrás

TKO e Meta anunciam parceria para revolucionar engajamento dos fãs

Acordo multimilionário posiciona a Meta como primeira “parceira de tecnologia para fãs” da organização de…

% dias atrás

Brasileirão 2025: Adidas e Umbro dominam a Série A

Marcas contam com quatro clubes cada na elite, mas Nike promete mudar esse cenário em…

% dias atrás

Fighting Nerds: o impacto do branding no MMA

Entenda a ascensão da equipe que levou a cultura geek para o centro do octógono…

% dias atrás