A receita de patrocínio da National Basketball Association (NBA) atingiu US$ 1,4 bilhão na temporada 2022/23 – crescendo mais de US$ 100 milhões em relação à temporada anterior -, de acordo com a SponsorUnited. Os números do “Relatório de Parcerias de Marketing da NBA” da SponsorUnited também revelaram que o portfólio de patrocínios da liga aumentou 3,5% em relação ao ano anterior, com 2.430 novos acordos de marca. Além disso, o aumento nos gastos com patrocínio foi de 10,5% em comparação com a campanha de 2021/22.
A empresa especializada em dados de patrocínio e serviços de publicidade SponsorUnited apontou alto crescimento em determinadas categorias de patrocinadores da NBA, como empresas de finanças, varejo, apostas esportivas e jogos de azar e loteria – respondendo por quase metade do aumento total da receita. A categoria de finanças ficou em primeiro lugar em gastos totais, maior crescimento de gastos em relação ao ano anterior e crescimento em volume de negócios.
O estudo também destacou a influência da mídia social dos atletas da NBA, que superou atletas de outros esportes profissionais em quase 2,5 vezes o engajamento médio por negócio. Os playoffs impactaram de forma direta o crescimento da mídia social da NBA, especialmente no Instagram, com o relatório constatando que os times que chegaram aos playoffs tiveram um aumento 33% maior de seguidores do que aqueles que não se classificaram.
Quando se trata de uso de ativos, o patrocínio integrado do YouTube teve o maior aumento anual. No entanto, a SponsorUnited afirmou que menos da metade das equipes da NBA capitalizou na plataforma de vídeo de propriedade do Google, em um “descuido flagrante de uma oportunidade de crescimento de ouro”. Para contextualizar, o canal da NBA no YouTube atrai mais de 75 milhões de espectadores únicos a cada 90 dias, de acordo com o estudo.
A responsabilidade social formou uma parte fundamental dos esforços de patrocínio em 2022/23, com mais de 300 marcas focadas em igualdade social, gestão ambiental, apoio à comunidade e iniciativas de saúde e capacitação. Esses ativos orientados a propósitos aumentaram 25% em relação ao ano anterior, o que a SponsorUnited disse refletir o papel crescente da NBA como um ‘líder progressivo’ nos esportes profissionais.
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