Nesta temporada, estrelas da NFL, como CJ Stroud, Chris Olave e Travis Kelce, fizeram a dança conhecida como “Squabble” se tornar um sucesso mundial, mas o seu criador está procurando respostas. Desde 2011, quando Daquawn “Cheetah” Brown, então uma estrela do futebol adolescente no Dorsey High de Crenshaw, criou a dança agora viral, “Squabbling” assumiu um significado totalmente diferente, com astros como o atacante da Juventus, Moise Kean, e o armador do Los Angeles Clippers, Russell Westbrook, aderindo à dança. Criar uma mania de dança na década de 2010 foi emocionante para um estudante do ensino médio, mas as danças virais na década de 2020 se tornaram um grande negócio. Então, de repente, quando sua dança – um movimento de dois passos com espaço para improvisação – se torna um sucesso viral, torna-se essencial reivindicar sua criação.
Brown, agora com 28 anos, explicou ao Front Office Sports a história de origem de sua dança que conquistou a NFL, a NBA, o futebol europeu e o TikTok. Ele e seu amigo estavam jogando videogame de futebol americano universitário com o som desligado e o aparelho de som tocando. “Choosin’” de Too $hort tocou e seu amigo marcou e começou a dançar. Brown deu o pontapé inicial seguinte e começou a dançar também. Quando Brown ganhou o jogo, largou o controle e começou a fazer os dois movimentos característicos da dança, com poses diferentes de acordo com a batida. Eles começaram a se espelhar e perceberam que estavam no caminho certo. “Incorporamos as mãos e os pés ao mesmo tempo, como se você estivesse lutando contra alguém”, diz ele. “Mas é como se você estivesse lutando com seus passos de dança.”
Como a dança tomou o mundo a partir da sala de estar de Brown – antes da influência do Instagram ou do TikTok – é a parte mais interessante. “Essa foi a era do Facebook, com certeza”, lembra Brown. “Não estávamos realmente nas redes sociais assim, além do Facebook.” Mas Brown, então entrando no primeiro ano, era um garoto popular em um dos melhores times de futebol americano do ensino médio de Los Angeles. Ele dançava quando marcava em jogos e treinos, e nas festas em casa que davam após as vitórias. Ele observou sua dança começar a se espalhar por seu bairro e depois por sua cidade.
A propagação viral naquela época era mais lenta e era toda orgânica, sem o auxílio de um algoritmo. Ele diz que o primeiro jogador da NFL a fazer a disputa foi um ex-companheiro de equipe de Dorsey, o wide receiver Robert Herron, depois de marcar seu único touchdown em 2014, com o Tampa Bay Buccaneers. Mas foi só em 2023 que a dança decolou totalmente. “Eu vi Travis Kelce dançar. Acabei de ver LeBron James dançar”, diz Brown. O atleta, que jogou como cornerback no estado de Washington antes de seguir carreira na Indoor Football League, sempre sonhou em chegar à NFL. Ele não consegue acreditar que agora esteve “no SportsCenter sem nem mesmo ter que pegar um passe.”
Brown ainda se sente estranho para fazer os tutoriais e desafios direto para a câmera que se tornaram sinônimo da atual estética da dança viral. Mas este ano, à medida que a sua dança permeou o mundo dos desportos e muito mais, ele viu o seu número de seguidores no Instagram disparar. Ele até se lembra de um clipe de um noivo dançando no corredor em seu casamento. “Sempre fui uma pessoa influente”, diz Brown. “Agora, sou um influenciador? Se for esse o caso, fui um influenciador.”
A grande questão é: criar um movimento de dança em 2011 que se torne viral em 2023 lhe dá uma participação em qualquer lucro que ele possa gerar?
Para um videogame como Fortnite, onde os jogadores podem comprar certos movimentos de dança, o cálculo é um pouco mais direto. Brown diz que a Epic Games pagou a ele US$ 20 mil para licenciar o “Squabble”. Mas e a franquia Madden da EA Sports ou NBA2K , onde a dança pode ser executada pelos jogadores do jogo? Se são os atletas famosos que adotam um movimento de dança e o popularizam, a licença da EA ou da 2K com a liga o torna um jogo justo? Ou Brown merece uma parte? E exatamente quão valiosa é essa dança para o videogame, para a marca de Stroud ou para a liga como um todo?
Entrevistado pelo Front Office Sports, o advogado David Hecht ganhou um recurso em nome de seu cliente Kyle Hanagami, um coreógrafo que trabalhou com BTS, Justin Bieber e Jennifer Lopez. Hanagami está processando a Epic Games por vender movimentos de dança que ele criou no Fortnite. Para Hecht, a reivindicação de Brown parece, na melhor das hipóteses, precária. “Não tenho certeza de como ‘Squabble’ pode ser considerado uma obra coreográfica. Pela minha pesquisa, parece que o Sr. Brown, que criou o ‘Squabble’, é um jogador de futebol, não um dançarino ou coreógrafo”, explica.
“O Copyright Office alertou que um ‘movimento de dança comemorativo da zona final’, que o Squabble parece ser (como uma dança que foi popularizada por CJ Stroud), não tem direito à proteção de direitos autorais.” Ele diz que um dos problemas que Brown enfrenta é que enquanto ele criou a dança, Stroud foi o rosto dela quando ela se tornou viral, o que significa que “também não está claro se o Sr. Brown poderia trazer uma reivindicação do tipo direito de publicidade”.
Mas Brown diz que tem certeza de que a EA e a 2K acabarão concordando em licenciar sua dança, mesmo que ainda não tenham atendido seu desejo. Ele diz que seus advogados o ajudaram a registrar a disputa e que têm evidências que remontam a 2011 para provar que ele criou o movimento. Brown diz que até Stroud – que jogou no mesmo time de futebol juvenil treinado por Snoop Dogg – reconheceu seu papel na criação da mudança. “Eles não querem que eu leve isso a tribunal”, diz Brown. “Mas é isso que faremos se [EA e 2K] não me responderem.”
Aposentando-se da Indoor Football League este ano, Brown vê a disputa como seu próximo capítulo. Em 2023, ele finalmente percebeu que nunca teria a chance de entrar no elenco da NFL. É apenas em retrospecto que ele consegue encontrar algum consolo em tudo o que fez. “Eu me tornei profissional. Isso é algo que não fazemos de onde eu venho. Eu sou realmente do gueto. Eu tenho um diploma. Viajei pelo mundo”, diz ele. “Sou sempre tão duro comigo mesmo. Tipo, ‘O que vem a seguir?’ Neste momento, este é o meu próximo. Isso decolou. Eu tenho minha própria dança,” Ele diz que tem marcas buscando parcerias – “Fruity Pebbles, Klondike, StockX, Hulu” – e espera que o “Squabble” chegue à semana do Super Bowl em Las Vegas para causar um impacto ainda maior.