O estádio para 40.000 espectadores, localizado ao sul de Doha no Qatar, sediou a final da Copa Amir entre Al Rayyan e Al Sadd, com uma multidão lotada. 

Uma cerimônia de inauguração aconteceu antes da final e envolveu crianças da escola local celebrando o projeto do estádio, que foi dirigido pelo arquiteto do Catar Ibrahim M. Jaidah. 

O estádio foi projetado para se assemelhar ao boné de cabeça ‘gahfiya’ usado por homens e meninos em todo o mundo árabe. É o primeiro estádio do Qatar 2022 a ser projetado por um arquiteto do Qatar. 

Hassan Al Thawadi, secretário geral do Comitê Supremo de Entrega e Legado do Qatar, disse: “Estamos incrivelmente orgulhosos de ter inaugurado o sexto estádio pronto para torneios antes da Copa do Mundo da FIFA do ano que vem”. 

“Al Thumama é um local muito especial para todos no Qatar”. Ele presta homenagem a uma peça de roupa que é usada com orgulho por homens e meninos em todo o mundo árabe e seu design único mostra o talento e a inovação de nosso povo”. 

O estádio possui tecnologia de resfriamento que permitirá que o local seja palco de eventos ao longo do ano. O recinto do estádio também inclui pistas de ciclismo e corrida, assim como espaços verdes para a comunidade local. 

O Estádio Al Thumama sediará jogos até as quartas-de-final durante a Copa do Mundo. Ele se junta ao Estádio Internacional Khalifa, Estádio Al Janoub, Estádio Cidade da Educação, Estádio Ahmad Bin Ali e Estádio Al Bayt como locais totalmente operacionais do Qatar 2022. Os dois locais restantes em construção são o Estádio Lusail e o Estádio Ras Abu Aboud. 

O Estádio Al Thumama também receberá jogos durante a próxima Copa Árabe da FIFA, que servirá como um evento de aquecimento para a Copa do Mundo do próximo ano.