Por que a seleção italiana joga de azul?

Nenhuma cor está mais associada ao esporte italiano do que o azul, apesar de seu tricolor ser composto por verde, branco e vermelho


Por Esportes em Debate

8 de fevereiro de 2024

Parceria Editorial

Logo Parceiro Escolha o parceiro
Por que a seleção italiana joga de azul? (Foto: Biser Todorov / Wikimedia Commons)

A tradicional bandeira nacional italiana é verde, branca e vermelha, mas existem dúvidas sobre o motivo da seleção italiana não usar essas cores em seu uniforme. É comum as nações usarem as cores da bandeira no uniforme, pelo menos até certo ponto, mas a Itália se destaca com a sua camisa azul.

Por que os italianos usam azul?

A escolha do azul de Savóia remonta às Cruzadas, onde em 1366, o Conde de Savóia decidiu que queria uma bandeira azul na sua frota de galeras que partiam, e a cor rapidamente ficou ligada à linhagem.

Na verdade, inicialmente, a seleção italiana parecia indecisa sobre que cor escolher e, durante os primeiros jogos, a Itália jogou de branco. Existem várias razões plausíveis para esta escolha, e talvez nunca saibamos a verdadeira história, mas uma das razões é que a Federação Italiana de Futebol não conseguiu se decidir por uma cor. Outro motivo foi o fato da tinta ser bastante cara, então usar um kit de futebol branco seria um pouco mais barato do que um colorido.

Depois de duas partidas contra Hungria e França, a Itália mudou sua camisa para o azul de Savóia. O kit continuaria sendo uma grande parte da identidade da seleção italiana de futebol até os dias atuais.

No entanto, durante algum tempo, durante a década de 1930, o time foi forçado a usar um uniforme de futebol preto, influenciado pelo ditador fascista Benito Mussolini. Felizmente, esta mudança de cor durou pouco e, com o nascimento da República Italiana em 1946, a camisa azul foi reintegrada. O distintivo da camisa italiana exibiu, de 1910 a 1946, o emblema da Casa de Savóia. Isto foi alterado com a abolição da monarquia em 1946 e substituído pelo Tricolore, as três cores da bandeira italiana.

Vitórias da Azzurri na Copa do Mundo

A primeira Copa do Mundo dos italianos em 1934 foi um sucesso, com a Itália defendendo o título quatro anos depois, em 1938. A seleção nacional passou por várias décadas difíceis antes de vencer sua terceira Copa do Mundo na Espanha, em 1982. Essa terceira vitória levou a uma mudança no desenho do escudo da camisa italiana. Onde antes a palavra Itália estava acima do brasão, três estrelas substituíram-na agora para comemorar as três vitórias.

Em 2006, a Itália venceu a sua quarta Copa do Mundo, desta vez em solo alemão, e acrescentou uma quarta estrela ao escudo. A Itália é de longe uma das nações mais bem-sucedidas a competir em uma Copa do Mundo, ficando em segundo lugar com a Alemanha em quatro títulos, e apenas um atrás do Brasil, que venceu a competição cinco vezes.

A Itália também foi vice-campeã da Copa do Mundo duas vezes, uma vez em 1970, e mais famosa nos EUA em 94, onde perdeu nos pênaltis para o Brasil, com a lenda italiana Roberto Baggio perdendo o pênalti vital para a Itália.

Legado da seleção italiana

A seleção italiana de futebol não é a única seleção italiana a vestir o azul; as seleções nacionais masculina e feminina de rúgbi também usam azul, assim como a seleção feminina de futebol. Cada seleção nacional é conhecida como Azzurri, independente do esporte que pratique, o que une todas as modalidades.

O uniforme visitante italiano é branco, em homenagem aos poucos jogos de 1910 e 1911, onde jogou todo de branco. Tal é a importância da cor para os italianos, a sua honra à monarquia italiana e o desejo de recordar a história italiana desde as Cruzadas, que é improvável que a Itália alguma vez mude as suas cores nacionais.

Sport Insider
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.